A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Avaliação a Distância

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação da Disciplina
Disciplina: Avaliação a Distância
1
 As afirmações a seguir nos trazem características de ferramentas virtuais. Qual a afirmação faz menção exclusiva às ferramentas assíncronas?
	
	A)  No chat é permitida a comunicação entre vários interlocutores por meio de uma janela comum, nele, tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos.
	
	B)  A comunicação entre professor e alunos se dá em tempo real.
	
	C)  O professor deve ter maior velocidade em interpretar as interações de seus alunos.
	
	D)  É uma ferramenta que possibilita a reflexão antes da interação, fato que pode ser um aliado às pessoas mais tímidas ou com menor habilidade de se expressar.
2
 No que se refere às concepções pedagógicas, um tipo de entendimento distorcido influenciado por práticas espontaneístas considera a informação de que como quem constrói o conhecimento é o sujeito, alguns professores entenderam que a intervenção pedagógica seria, então, desnecessária. Isso nos faz afirmar que: 
	
	A)  O melhor é o professor não seguir nenhuma teoria e agir como seus professores agiram quando ele foi aluno porque, afinal de contas, deu certo. 
	
	B)  O importante é mudar sempre que uma nova teoria é apresentada. 
	
	C)
Alguns professores se perdem na prática educativa quando não dá conta do que orienta de fato suas ações. 
	
	D)  Não é preciso se preocupar com as teorias pois os alunos aprendem de qualquer forma. 
3
 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) apontam algumas consequências para o fechamento prolongado das escolas. Associem os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Má nutrição
II- Pais despreparados para educação a distância e em casa
III- Lacunas na assistência à infância
IV- Confusão e estresse para os professores
 
(    ) dificuldades encontradas por falta de recursos, geralmente quando os pais são solicitados a facilitar o aprendizado das crianças em casa.
(    ) Nutrição comprometida por conta do fechamento das escola e muitas crianças e jovens dependem desta refeição.
(    ) Os pais deixam seus filhos sozinhos, por não ter alternativa, levando a comportamentos de risco.
(    )  Professores não têm certeza de suas obrigações e de como manter conexões com os alunos para apoiar o aprendizado.
           
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
	
	A)  III – II – IV – I.
	
	B)  IV – II – I – III.
	
	C)  I – II – III – IV.
	
	D)  II – I – III – IV.
4
Junto às atividades, deve ser assegurado o atendimento educacional especializado, que envolve parceria entre profissionais especializados e professores, para desempenhar suas funções na adequação de materiais, além de dar orientações e apoios necessários a pais e responsáveis. Quanto o atendimento especializado é correto afirmar:
	
	A)  Os profissionais do atendimento educacional especializado devem levar em conta a situação de cada estudante, porém as famílias são, sempre, parte de pouca influência neste processo.
	
	B)  Os profissionais do atendimento educacional especializado devem dar suporte às escolas na elaboração de planos de estudo individualizados.
	
	C)  Os profissionais do atendimento educacional especializado devem priorizar o desenvolvimento de todos os alunos e auxiliar de forma coletiva. 
	
	D)  Os profissionais do atendimento educacional especializado devem ajudar no planejamento, tendo autonomia para mudar o conteúdo estudado.
5
 Com a suspensão das aulas presencias pelos diferentes governos, várias normativas foram sendo publicadas para guiar os trabalhos dos sistemas e redes de ensino, em todos os níveis, etapas, modalidades e fases da educação brasileira. O documento do Ministério da Educação (MEC) que autorizou a substituição das aulas presenciais pela mediação por meios digitais foi:
	
	A)  Portaria nº 345, de 19 de março de 2020.
	
	B) Portaria nº 379, de 17 de março de 2020.
	
	C)  Portaria nº 356, de 20 de março de 2020.
	
	D)  Portaria nº 473, de 16 de junho de 2020.
6
 Toda e qualquer forma de ensinar requer um planejamento. Nesse aspecto, o professor precisa ter conhecimentos e habilidades não só dos conteúdos da disciplina que ministrará, mas também do entendimento dos recursos tecnológicos que utilizará para mediar o ensino. Para tanto, o que é importante considerar num planejamento para atender os alunos especiais no ensino não presencial? Analise as afirmativas as seguir:
 
I- Deverá mediar situações que conduzam o aluno a compreender o assunto, respeitando sempre sua limitação.
II-  Deverá acompanhar o desenvolvimento deste aluno e propor avanços na medida em que ele demonstra progresso.
III-  Deverá fazer as adaptações, por meio de interpretação de conteúdo, materiais alternativos, ou recursos tecnológicos.
IV- Deverá seguir os conteúdos propostos, de acordo com o restante da turma, pois todos aprendem num mesmo tempo.
 
Agora Assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	B)  Todas as alternativas estão corretas.
	
	C)  As alternativas I e II estão corretas.
	
	D)  As alternativas I, III e IV estão corretas.
7
 A suspensão das aulas presenciais e a realização das aulas por meios digitais impactou na relação entre famílias, estudantes e professores. Quanto menor for a criança, mais dependente de um adulto ela ficará para ter acesso às plataformas e realização das atividades. Isso exige dos professores uma outra relação com as famílias. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	A) A relação do professor com a família deve ocorrer somente pelos meios disponíveis pelas redes de ensino e deve se ater apenas no detalhamento das atividades a serem realizadas.
	
	B)  A relação dos professores com as famílias se dará quando ocorrer a retomada das aulas presencias, pois nesse momento todo contato fica restrito ao uso das plataformas síncronas e assíncronas disponibilizadas pelas redes de ensino.
	
	C) O professor precisa orientar as famílias sobre os objetivos de cada proposta apresentada e a finalidade delas para o desenvolvimento das crianças.
	
	D) Os pais assumem papel de professores dos filhos, por isso, o professor passa a ser visto como um “professor dos professores”, munindo a família do conhecimento científico e pedagógico de cada atividade.  
8
 O Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020, tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. O documento apresenta várias instruções para os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação. Analise as afirmativas a seguir:
 
I- A reorganização das atividades educacionais por conta da pandemia situa-se em como minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão das atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares.
 
PORQUE
 
II- A legislação educacional e a própria BNCC admitem diferentes formas de organização da trajetória escolar. A organização do calendário escolar se dá de maneira a serem alcançados os objetivos de aprendizagem propostos no currículo escolar para cada uma das séries/anos ofertados pelas instituições de ensino.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
	
	B)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	C)  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	D)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
9
 O professor pede aos seus alunos que apresentem a síntese do conteúdo estudado. Considerando o nível de aprofundamento dos conteúdos, podemos dizer que antecede a capacidade de elaborar uma síntese, os seguintes procedimentos: 
	
	A)  Compreender e julgar. 
	
	B)  Conhecer, aplicar e julgar.