Buscar

Contabilidade - Estudo e Atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Quando surgiram os primeiros registros contábeis?  Apesar de ter se estruturado como Ciência moderna apenas em meados do século XIX, sabe se hoje que os primeiros registros contábeis primitivos foram realizados há cerca de 200 séculos e, portanto, ainda na Pré-história.
2 – Liste os períodos contábeis, classificando-os respectivamente como pré-científico e pós científico.  
	Pré-científico
	Pós científico
	PERÍODO INTUITIVO-PRIMITIVO
	PERÍODO CIENTÍFICO
	PERÍODO RACIONAL-MNEMÔNICO
	PERÍODO FILOSÓFICO -NORMATIVO
(HISTÓRIA RECENTE DO PENSAMENTO CONTÁBIL)
	PERÍODO LÓGICO RACIONAL
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
	PERÍODO DA LITERATURA OU LITERÁRIO
	
	PERÍODO PRÉ CIENTÍFICO
	
3 – Quais as características do período literário? Características está através da difusão de livros e livretes que marcaram a produção literária nos séculos XV e XVI, proporcionados pelo advento da imprensa, e aperfeiçoamentos das máquinas. Teve estes avanços tecnológicos na maneira de se fazer publicações e permitiu que surgissem os primeiros grandes trabalhos da literatura contábil. Neste momento da história da evolução do pensamento contábil, as principais obras de Contabilidade eram encontradas em livros matemáticos. Com a evolução da própria sociedade e, em especial, da economia, a Contabilidade passou a se desenvolver e, consequentemente, a se desvencilhar da matemática, se estabelecendo como disciplina autônoma e dando um grande passo rumo ao seu estabelecimento como Ciência, passando então ao que se denomina de Período Pré-Científico. 
4 – Quem foi Luca Pacioli e como ele ficou conhecido mundialmente? Frei Franciscano Luca Bartolomeo de Pacioli, conhecido como Luca Pacioli, foi quem teve umas das suas obras como a mais importante na prática contábil, sendo o famoso Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita. A publicação destaca-se por ter sido a primeira a abordar (em sua seção Particulario de computies et Scripturis) a Contabilidade de dupla entrada, também conhecida como método das partidas dobradas ou método veneziano.  Destaca-se que, apesar de não ter sido o criador do referido método, Luca Pacioli ficou marcado na história como “o pai da Contabilidade” devido a sua notória publicação 
5 – Qual foi a primeira escola do pensamento contábil? Qual era o seu objeto de estudo?  Primeira Escola do Pensamento Contábil, foi o Contismo. Ganhando força a partir das obras de Ângelo Pietra, a Escola Contista acreditava que o objeto principal da Contabilidade, ainda em estado pré científico, era o estudo das contas.  
6 – Defina o Método das Partidas dobradas: Método das Partidas Dobradas ou Método Veneziano, é uma equação onde um conjunto de créditos sempre corresponderá a um conjunto de débitos no mesmo valor. 
7 – Atualmente, o estudo da contabilidade busca o entendimento e a explicação de que fatos?  É a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).

Outros materiais