Buscar

Áreas de preservação permanente

Prévia do material em texto

Rina Suleima Leite dos Santos 
Descreva as situações nas quais o uso econômico e as áreas consolidadas são permitidas e as condicionantes a serem adotadas para que tal uso siga corretamente o que determina a Lei. E qual Lei se refere?
Resposta: 
Segundo o que rege a lei 12.651/2012 de Reserva Legal, esta é uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.
As áreas de Reserva Legal foram delimitadas da seguinte forma: 
1. Localizado na Amazônia Legal: 
 80% em imóveis situados em áreas de florestas.
 35% no imóvel situado em área de campos gerais. 
2. Localizados nas demais regiões do país 20%.
A reserva legal deve ser conservada com cobertura de vegetação nativa pelo proprietário do imóvel rural, possuidor ou ocupante a qualquer título.
Esta lei admite a exploração econômica da reserva mediante manejo sustentável previamente aprovado pelo Sisnama. Porém se a área de Reserva Legal for alcançada por perímetros urbanos, ela poderá ser extinta e o imóvel rural que for loteado poderá ser transformado em bem comum do povo.
E conforme a Lei 12.651/2012 a área de preservação permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.
As atividades em áreas de preservação permanentes (APP) são, a continuidade das atividades do sistema agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo rural em áreas rurais consolidadas até 22 de Junho de 2008. Contudo a continuidade das atividades em uma área de preservação permanente como uso consolidado é dependente da adoção de boas práticas de conservação de solo e água.

Continue navegando