A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - PRIMEIRA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 1 de 5

Questão 1/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Considere o trecho a seguir:
“Muito se tem falado nos últimos anos sobre a «grandeza» americana, invocada em nome de um novo nacionalismo ensimesmado e virado contra o mundo. Contudo, essa invocação parece fundada num enorme equívoco, pois muita da «grandeza» americana deriva precisamente do seu internacionalismo liberal que se consagrou há cem anos e que marcou todo um «século americano», se considerarmos a expansão dos interesses dos Estados Unidos no mundo – mas, por essa via, também a expansão do institucionalismo e da criação de organizações internacionais globais, da afirmação do princípio da autodeterminação a par da ideia da liberdade dos mares e do comércio livre, do crescimento económico e do desenvolvimento científico, da difusão dos direitos humanos ou ainda das diferentes vagas de democratização em todo o mundo. O que queremos realçar aqui é que a grande prosperidade americana que caracterizou o século passado se fundou na capacidade de projeção dos valores americanos, fosse pelo seu hard power (tendo em conta a sua capacidade militar e tecnológica, bem como o seu poder económico), ou pelo seu hábil soft power (se pensarmos na sua capacidade de persuasão diplomática ou na força de atração económica e cultural), afirmados não como narrativa imperial e exclusiva, mas como desafio liberal e partilhado.”
Fonte: DIAS, Mónica. Sobre a «grandeza» americana o legado de woodrow wilson e a urgência de um novo internacionalismo. Relações Internacionais [online]. 2019, n.63, pp.09-25. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000300002&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1645-9199. http://dx.doi.org/10.23906/ri2019.63a02.
Levando em conta os conteúdos discutidos na Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, e a contextualização acima, analise as afirmações abaixo e assinale a correta quanto ao contexto de surgimento das organizações internacionais:
I. Surgem em um contexto de otimismo pós-Primeira Guerra Mundial.
II. Baseava-se na perspectiva realista de que as organizações não seriam capazes de evitar guerras.
III. Baseava-se na perspectiva de que o direito internacional ou as organizações internacionais seriam responsáveis por evitar uma nova guerra.
IV. A perspectiva teoria que foi base para o surgimento das organizações internacionais permaneceu como a dominante até o final do século XX.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	D
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	E
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
O surgimento das organizações internacionais e seu campo de estudos é fruto de um contexto de otimismo pós-Primeira Guerra Mundial. Esse otimismo fica evidente nas propostas de quatorze pontos de Woodrow Wilson e se baseava no entendimento de que o direito internacional ou as organizações internacionais seriam responsáveis em evitar uma nova guerra. Esse contexto foi refletido na produção teórica do período a qual tratava do papel das Ligas e organizações internacionais em evitar guerras (HERZ; HOFFMANN, 2004). A partir da década de 1930, esse otimismo foi substituído pela literatura realista, a qual se tornaria a teoria dominante das relações internacionais nas próximas décadas.
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 2. Tema 1 “Regimes e organizações no contexto das teorias das RI”.
Questão 2/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o trecho a seguir:
A amplitude do conceito de instituição na obra de Bull não deve, no entanto, obscurecer o fato de que as instituições - em um sentido mais restrito - vêm multiplicando-se de modo exponencial no cenário internacional. Sem ingressar, ainda, no debate acerca da ascensão de atores não estatais, pode-se afirmar que no quadro estrito da sociedade de estados, desde o final do século XIX e início do século XX, as organizações internacionais cresceram em número e muitas delas tomaram formas cada vez mais institucionalizadas, com mecanismos complexos de participação, atuação e, inclusive, resolução de conflitos, a exemplo do que ocorre no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Fonte: MENDONCA, Bruno Macedo. Sociedade Internacional: a construção de um conceito. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.43, pp.5-22. Disponívem em:: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782012000300001&lng=en&nrm=iso>. Página da citação: 7-8.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas caracterizas das Organizações Internacionais:
Nota: 0.0
	
	A
	As Organizações Internacionais são instituições generalistas, focadas na promoção de trabalhos beneficentes.
	
	B
	As Organizações Internacionais são formadas pela sociedade civil e defendem a paz internacional.
	
	C
	As Organizações Internacionais são sempre supranacionais e inspiradas no modelo europeu.
	
	D
	As Organizações Internacionais são associações voluntárias e de caráter permanente.
Com o intuito de entender de forma geral as organizações internacionais, é importante destacar quatro características intrínsecas a elas. A primeira característica são seus membros, os quais necessariamente devem ser Estados ou outras organizações internacionais. A segunda característica é que a OI é formada por um tratado internacional que deve definir os principais objetivos e competências da organização. Ainda, esse tratado deve ser ratificado internamente por todos os países membros. A terceira característica é a associação voluntária. Isso significa que os Estados participam de qualquer OI voluntariamente. A quarta característica é o caráter permanente. Como mencionado, diferentemente dos arranjos ad hoc, uma organização internacional possui uma sede fixa, funcionários internacionais e um país que serve como sede (ONUKI; AGOPYAN, 2020).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 3: Organizações Internacionais: Conceitos Chaves.
	
	E
	As Organizações Internacionais são lideradas por Estados ocidentais e regidas por tratados.
Questão 3/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
As coisas mudariam de forma rápida e dramática no final dos anos 1980. No súbito calor da Glasnost, de Gorbachov, as antigas suspeitas soviéticas acerca da manutenção da paz como uma espécie de conspiração ocidental pareciam ter-se dissipado. Por seu lado, os Estados Unidos sentiam-se suficientemente seguros para aliviar parte da bagagem problemática das suas próprias preocupações com a Guerra Fria. As operações da ONU começaram em áreas até então estritamente proibidas na América Central e no Sudeste Asiático. Nesse novo ambiente, a proibição de atividades «políticas» por parte das operações de manutenção da paz – essencial durante a Guerra Fria – foi levantada.
Fonte: MACQUEEN, Norrie. Os 70 anos da manutenção da paz das Nações Unidas. Relações Internacionais [online]. 2019, n.61, pp.123-137. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000100009&lng=pt&nrm=iso>. Página da citação: 128..
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das razões para o otimismo internacional sobre o funcionamento da Organização das Nações Unidas no Pós-Guerra Fria:
Nota: 0.0
	
	A
	O descongelamento do Conselho de Segurança
O final da Guerra Fria foi acompanho por um otimismo internacional sobre o funcionamento das Nações Unidas. Acreditou-se que o fim da disputa de influência política capitalista e socialista daria mais autoridade e assertividade sobre a atuação da ONU nos temas de segurança (LOPES; CASARÕES, 2009). Houve o descongelamento do Conselho de Segurança, que antes tinha a sua eficácia diminuída por conta do poder

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.