A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - PRIMEIRA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 4 de 5

das teorias. Construtivista, construtivista racionalista como se apresenta a si mesmo, surpreendeu o meio acadêmico em 1999 com seu livro Social Theory of International Politics. Wendt inicia a demolição do imperialismo das teorias das relações internacionais. Essas teorias, segundo o autor, nunca foram capazes de prever algo que já não fosse uma tendência em curso. Ávido por idéias novas, não hesita em colocar em cheque por meio de seu ecletismo metodológico o conhecimento disponível para explicar as relações internacionais. O realismo, por exemplo. Existem três paradigmas de Estado, afirma: o hobbesiano, que vê os outros como inimigos, o lockeano, que os vê como rivais, e o kantiano, que os vê como amigos. Embora pretenda golpear o realismo, que opera em seu entender por meio do primeiro modelo, o argumento de Wendt permanece em certa medida tributário dessa corrente”
Fonte: CERVO, Amado Luiz. Conceitos em Relações Internacionais. Rev. bras. polít. int. [online]. 2008, vol.51, n.2, pp.8-25. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292008000200002&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1983-3121. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292008000200002.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, analise as afirmativas e assinale a alternativa que expõe, corretamente, a perspectiva construtivista, aderida por Alexander Wendt:
I. O autor enfatiza a maneira como as identidades e os interesses são fatores socialmente construídos.
II. Embora essa teoria esteja preocupada com as ideias, interesses e instituições, ela dispensa a preocupação com a sua naturalização.
III. O objetivo do construtivismo é compreender e explicar a construção social dos atores e das estruturas sociais.
IV. O foco dessa teoria está na compreensão dos processos que originam as instituições, os regimes, as regras e que também regulam a vida social e as relações internacionais.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
O construtivismo tem como Alexander Wendt um dos percursores da corrente teórica. Em sua obra ‘A Anarquia é o que os Estados fazem dela’, o autor critica o debate neo-neo por ele estar enraizado no conceito da racionalidade. Para Wendt, o problema da escolha racional está no entendimento de que identidades, ideias e interesses dos atores são determinados externamente (LACERDA, 2013). Desse modo, os trabalhos representados pela corrente construtivista enfatizam a maneira de como as identidades e os interesses são fatores socialmente construídos (HERZ; HOFFMANN, 2004). O objetivo do construtivismo é “compreender e explicar a construção social dos atores e das estruturas sociais” (HERZ; HOFFMANN, 2004, p. 66). Isso significa que o foco desta teoria está na compreensão dos processos que originam as instituições, os regimes, as regras e que também regulam a vida social e as relações internacionais (SOLÓMON, 2016).
Referência: Rota de aprendizagem da Aula 2, tema 4, “O Construtivismo e a inserção dos atores sociais”.
Questão 9/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
Com a definição do “paradigma” neo-realista por Kenneth Waltz, no início da década de 1970, os estudiosos do campo das Relações Internacionais começaram a questionar que apesar do sistema internacional carecer de autoridade central, os Estados pareciam estar imiscuídos em uma rede institucional em um sentido mais amplo, em regras implícitas e explícitas que contribuíam para a modificação do comportamento estatal e eventualmente para a convergência com o comportamento dos demais. Em outras palavras, “A análise de regimes tentou preencher esta lacuna pela definição de um foco que não era tão amplo quanto o sistema internacional, ou tão estreito quanto o estudo das organizações internacionais” ( HAGGARD, 1987).
Fonte: BARROS-PLATIAU, Ana Flávia; VARELLA, Marcelo Dias and SCHLEICHER, Rafael T.. Meio ambiente e relações internacionais: perspectivas teóricas, respostas institucionais e novas dimensões de debate. Rev. bras. polít. int. [online]. 2004, vol.47, n.2, pp.100-130. Disponívem em:: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292004000200004&lng=en&nrm=iso>. Página da citação: 110.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste um regime internacional:
Nota: 0.0
	
	A
	Os Regimes Internacionais podem ser definidos como um conjunto de princípios, normas, regras e procedimentos decisórios por meio dos quais os interesses dos atores convergem em uma dada área.
Ao compreender que uma série de princípios comuns gerem o multilateralismo e a relação dos Estados dentro de uma organização internacional, é possível relacionar tais princípios com o conceito de regimes internacionais. O desenvolvimento de tratados e instituições multilaterais formam arranjos que lidam com problemas complexos que podem ser resultado dos âmbitos políticos, econômicos ou sociais. Esses arranjos dão origem aos regimes internacionais, podendo ser definidos como “um conjunto de princípios, normas, regras e procedimentos decisórios em torno dos quais as expectativas dos atores convergem em uma área temática” (KRASNER, 1982, p. 1). O regime de comércio, como já citado, o regime monetário e o regime de navegação nos mares são exemplos de regimes formados a partir de arranjos internacionais que guiam cada uma dessas práticas
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 3: Organizações Internacionais: Conceitos Chaves.
	
	B
	Os Regimes Internacionais podem ser compreendidos como o processo de criação de instâncias internacionais de discussão sobre o melhor funcionamento das Organizações Internacionais.
	
	C
	Os Regimes Internacionais podem ser definidos como a reunião de Estados nacionais que possuem condições materiais de delimitar como a política internacional irá funcionar.
	
	D
	Os Regimes Internacionais são compreendidos como o agrupamento de atores da sociedade civil em fóruns internacionais de discussão sobre os limites do poder e da ação estatal.
	
	E
	Os Regimes Internacionais podem ser definidos como o aglomerado de normas jurídicas responsáveis por regular e gerir a política internacional.
Questão 10/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
“A ideia de que a anarquia produz um dilema de segurança, que por sua vez gera balanceamento entre os atores dispostos no sistema, é fundacional no realismo desde Tucídides e, em alguma medida, na própria disciplina de relações internacionais (LOBO-FERENANDES, 2007, WAGNER, 2007). Herz (1950) é um dos primeiros a explicitar o mecanismo do dilema de segurança em meio à anarquia.”
Fonte: Paes, L. de O., & Martins, J. M. Q. (2014). HIERARQUIA SOB A ANARQUIA: POSSIBILIDADES ESTRATÉGICAS NO DILEMA DE SEGURANÇA PARA A SEMIPERIFERIA. Carta Internacional, 9(2), 72-95. Disponível em: https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/191
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na Aula 5 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresente a caracterização correta do dilema de segurança:
Nota: 0.0
	
	A
	É um cenário em que todos ganham com o aumento do poder.
	
	B
	É um cenário em que um Estado adota políticas que aumentem sua segurança, o que faz com que todos os países fiquem seguros.
	
	C
	É um cenário em que um Estado adota políticas que aumentem sua segurança, o que automaticamente irá diminuir a segurança dos demais Estados.
O dilema de segurança representa o cenário em que um Estado adota políticas que aumentem sua segurança, o que automaticamente irá diminuir a segurança dos demais Estados (Jervis, 1982). Essas reações que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.