A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - QUARTA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
Entre 1947 e 1994, o GATT possuiu oito rodadas de negociação. Essas negociações objetivavam a redução das tarifas comercias, medidas antidumping e barreiras não tarifárias (HERZ; HOFFMANN, 2004). Devido à abrangência e complexidade nas negociações, elas poderiam perdurar por anos até que os Estados chegassem a um consenso. A última rodada do GATT foi a Rodada Uruguai (1986-1994), a qual já trazia discussões comerciais mais complexas e que até então não eram abrangidas pelo GATT, como a maior ênfase nas barreiras não tarifárias, subsídios agrícolas e produtos agrícolas, propriedade intelectual e produtos têxteis (HERZ; HOFFMANN, 2004).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 2: Do Acordo Geral de Tarifas e Comércio à Organização Mundial do Comércio.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que são barreiras não tarifárias:
Nota: 0.0
	
	A
	São vantagens fixadas por tratados internacionais para a comercialização de determinadas categoriais de produtos.
	
	B
	São vantagens financeiras oferecidas por bancos internacionais a países desenvolvidos como forma de atração de capitais.
	
	C
	São dificuldades estabelecidas por instituições bancárias nacionais para a entrada de capitais em um país por meio de investimentos.
	
	D
	São acordos firmados entre empresas transnacionais e organizações internacionais para facilitar a internacionalização das primeiras.
	
	E
	São dificuldades impostas por um Estado, a partir da criação de leis, regras ou normas que objetivam restringir as importações em seu território.
Entre esses temas, a barreira não tarifária se faz importante definir. As barreiras não tarifárias podem ser compreendidas como dificuldades impostas por meio de leis, regras ou normas por um Estado e que visam restringir a importação (NICACIO, 2017). Exemplo de barreiras não tarifárias são regulamentos técnicos, medidas fitossanitárias e regras de origem.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 2: Do Acordo Geral de Tarifas e Comércio à Organização Mundial do Comércio.
Questão 2/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o trecho a seguir:
“O fim da Guerra Fria teve implicações diretas no sistema ONU. A falta de consenso que marcou o período deu lugar a uma maior predisposição dos países para cooperar nas mesas de negociação da ONU. A dissolução da União Soviética e os processos de independência de novos países, bem como a eclosão de novas guerras não mais interestatais, mas civis e étnicas, acabaram por aumentar a demanda por operações de paz e ampliaram o escopo destas, que passaram a ter mais atribuições e um mandato mais definido e multidimensional.”
Fonte: Onuki, Janina; Agopyan, Kelly Komatsu. Organizações e Regimes internacionais. Curitiba: InterSaberes, 2021.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que sintetize corretamente como as organizações internacionais passaram a atuar após o final da Guerra Fria:
I. Houve uma diminuição do ativismo.
II. Houve um maior foco em temas ambientais e sociais.
III. Passou a haver um maior foco nas temáticas de segurança e defesa.
IV. Os estudos sobre as OIs, bem como a sua atuação, passaram a ser mais ativos em outros temas, por exemplo, a ONU, que passou a falar em desenvolvimento humano.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	D
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
No período pós-Guerra Fria, presenciou-se um maior ativismo das organizações internacionais. A disputa bipolar e a possiblidade de uma eminente guerra nuclear criavam uma racionalidade acerca da agenda política internacional voltada para as temáticas de segurança e defesa. O fim dessa ameaça permitiu uma ampliação da agenda internacional, a qual passou a tratar também de temas ambientais e sociais. Por exemplo, em 1992, o Brasil foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Eco-92). Essa conferência foi uma cúpula dos chefes de
Estados para discutir possíveis práticas de desenvolvimento sustentável. Como consequência, os estudos sobre as Organizações Internacionais também ficaram mais ativos nesse período. O principal debate que marca não apenas os estudos sobre as OIs no pós-Guerra Fria, mas também o estudo das relações internacionais como um todo, é o debate neo-neo. “Os anos 1990 pós-Guerra Fria também foram marcados por uma nova visão de desenvolvimento empregada pela ONU. Passou-se a falar em desenvolvimento humano, para além do próprio desenvolvimento econômico. Esse conceito, cunhado por Amartya Sen, professor da Universidade de Harvard, começou a permear uma visão mais ampla e multidimensional, englobando questões de direitos humanos, de desenvolvimento sustentável e de participação e igualdade de gênero.”
Referência: Rota de aprendizagem da Aula 2, tema 3, “O debate entre realistas e institucionalistas” e capítulo 2 do livro base.
Questão 3/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
Com a definição do “paradigma” neo-realista por Kenneth Waltz, no início da década de 1970, os estudiosos do campo das Relações Internacionais começaram a questionar que apesar do sistema internacional carecer de autoridade central, os Estados pareciam estar imiscuídos em uma rede institucional em um sentido mais amplo, em regras implícitas e explícitas que contribuíam para a modificação do comportamento estatal e eventualmente para a convergência com o comportamento dos demais. Em outras palavras, “A análise de regimes tentou preencher esta lacuna pela definição de um foco que não era tão amplo quanto o sistema internacional, ou tão estreito quanto o estudo das organizações internacionais” ( HAGGARD, 1987).
Fonte: BARROS-PLATIAU, Ana Flávia; VARELLA, Marcelo Dias and SCHLEICHER, Rafael T.. Meio ambiente e relações internacionais: perspectivas teóricas, respostas institucionais e novas dimensões de debate. Rev. bras. polít. int. [online]. 2004, vol.47, n.2, pp.100-130. Disponívem em:: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292004000200004&lng=en&nrm=iso>. Página da citação: 110.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste um regime internacional:
Nota: 0.0
	
	A
	Os Regimes Internacionais podem ser definidos como um conjunto de princípios, normas, regras e procedimentos decisórios por meio dos quais os interesses dos atores convergem em uma dada área.
Ao compreender que uma série de princípios comuns gerem o multilateralismo e a relação dos Estados dentro de uma organização internacional, é possível relacionar tais princípios com o conceito de regimes internacionais. O desenvolvimento de tratados e instituições multilaterais formam arranjos que lidam com problemas complexos que podem ser resultado dos âmbitos políticos, econômicos ou sociais. Esses arranjos dão origem aos regimes internacionais, podendo ser definidos como “um conjunto de princípios, normas, regras e procedimentos decisórios em torno dos quais as expectativas dos atores convergem em uma área temática” (KRASNER, 1982, p. 1). O regime de comércio, como já citado, o regime monetário e o regime de navegação nos mares são exemplos de regimes formados a partir de arranjos internacionais que guiam cada uma dessas práticas
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 3: Organizações Internacionais: Conceitos Chaves.
	
	B
	Os Regimes Internacionais podem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.