A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - QUARTA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 4 de 4

p. 6).
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 5. Tema 1 “Segurança Internacional e o Poder dos Estados soberanos”.
Questão 9/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
“A Liga das Nações foi, até o momento de sua criação, a mais elaborada tentativa de organizar racionalmente as relações internacionais a partir de uma instituição multilateral. Como assinala o historiador Eric Hobsbawm, se a Primeira Guerra Mundial demarca o colapso do século XIX, a ordem internacional europeia chega ao fim, em seu sentido clássico, com a Liga das Nações, uma organização internacional no tabuleiro multilateral, que deveria substituir as dinâmicas de poder tradicionais no tabuleiro geopolítico”.
Fonte: BARACUHY, Braz. A crise da Liga das Nações de 1926: realismo neoclássico, multilateralismo e a natureza da política externa brasileira. Contexto int. [online]. 2006, vol.28, n.2, pp.355-397. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292006000200002&lng=en&nrm=iso>. Página da Citação: 355-356.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente qual era o principal objetivo da Liga das Nações:
Nota: 10.0
	
	A
	O objetivo central da Liga das Nações voltava-se para a criação de mecanismos mais equitativos para a distribuição dos territórios do continente africano para as potências europeias.
	
	B
	O objetivo primordial da Liga das Nações era centralizar a política internacional, promovendo a distribuição de recursos materiais e simbólicos de forma mais igualitária entre todas os Estados soberanos.
	
	C
	O objetivo central da Liga das Nações consistia na manutenção da paz e da segurança internacionais por meio da institucionalização dos mecanismos pacíficos de resolução de conflitos.
Você acertou!
A Liga das Nações, a primeira organização internacional de segurança coletiva, foi estabelecida em 1919. O objetivo da Liga foi assegurar a paz mundial e institucionalizar mecanismos para a resolução pacífica de conflitos, de forma a evitar outra grande guerra (ONUKI; AGOPYAN, 2020). Apesar da Liga ser fruto do discurso de Wilson, seu desejo não foi completamente alcançado devido a não universalidade que a Liga das Nações teve. Os próprios Estados Unidos nunca chegaram a participar da organização. Devido a ausência de Wilson dos Estados Unidos durante a negociação do Tratado de Versalhes, o presidente perdeu a maioria no Congresso durante as eleições parlamentares. Como consequência, o Tratado de Versalhes não foi ratificado pela casa legislativa estadunidense (ARARIPE, 2008).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 1: Contexto Histórico.
	
	D
	O objetivo primordial da Liga das Nações voltava-se para a criação de redes de solidariedade entre as diferentes regiões do globo, diminuindo políticas discriminatórias e o colonialismo.
	
	E
	O objetivo central da Liga das Nações era a criação de uma instituição econômica integrada por todas as potências europeias a partir da adoção de uma moeda única.
Questão 10/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
“Conforme já abordamos, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada no pós-Segunda Guerra Mundial com o intuito de garantir que os devastadores conflitos, como o que havia acabado de terminar, voltassem a ocorrer. Em seu art. 1, a Carta da ONU já estabelece como propósito central a manutenção da paz e da segurança internacionais:
1. Manter a paz e a segurança internacionais e para esse fim: tomar medidas coletivas eficazes para prevenir e afastar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão, ou outra qualquer rutura [ruptura] da paz e chegar, por meios pacíficos, e em conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajustamento ou solução das controvérsias ou situações internacionais que possam levar a uma perturbação da paz; […] (ONU, 2009, p. 5).”
Fonte: Onuki, Janina; Agopyan, Kelly Komatsu. Organizações e Regimes internacionais. Curitiba: InterSaberes, 2021.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na Aula 3 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresente, corretamente, a definição de segurança coletiva:
Nota: 0.0
	
	A
	Um sistema baseado em cooperação entre atores sociais.
	
	B
	Um sistema baseado na ideia de criação de um mecanismo internacional que agregue interesses dos Estados mais ricos.
	
	C
	Um sistema baseado na ideia de criação de um mecanismo internacional que agregue interesses dos Estados mais pobres.
	
	D
	Um sistema baseado na ideia de criação de um mecanismo internacional que agregue interesses dos Estados mais ricos para evitar a cooperação entre eles.
	
	E
	Um sistema baseado na ideia da criação de um mecanismo internacional que conjugue compromissos de Estados nacionais para evitar, ou até suprimir, a agressão de um Estado contra o outro.
Além da segurança coletiva, outras formas de cooperação nesse âmbito se dão pela formação de alianças e mecanismos de resolução de conflitos violentos, como a mediação e arbitragem, por exemplo. Diferentemente de tais mecanismos, o objetivo da segurança coletiva não é acessar a causa das guerras e conflitos violentos para solucioná-los, mas evitar que o uso da força seja empreendido (HERZ; HOFFMANN, 2004). Ou seja, um mecanismo que funcionasse a priori do desencadeamento de um conflito violento. Nesse sentido, a segurança coletiva pode ser definida como um sistema que é “baseado na ideia da criação de um mecanismo internacional que conjuga compromissos de Estados nacionais para evitar, ou até suprimir, a agressão de um Estado contra o outro” (HERZ; HOFFMANN, 2004, p. 75).
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 3. Tema 1 “O sistema de segurança coletiva pós-2ª Guerra Mundial: a criação da ONU”.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.