A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - QUINTA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 2 de 5

prática do Fundo Monetário Internacional (FMI) consiste, até a atualidade, em coordenar e garantir o funcionamento apropriado do padrão de câmbio fixo dólar-euro.
III. O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também foi criado por Bretton Woods como a instituição responsável pelo fornecimento de crédito para o financiamento dos projetos de reconstrução dos países atingidos pela Segunda Guerra Mundial.
IV. A Organização Internacional do Comércio (OIC) foi a instituição mais relevante criada por Bretton Woods, uma vez que tinha como reponsabilidade a mediação das divergências econômicas entre os países e empresas transnacionais.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
A afirmação I está correta porque o principal objetivo do FMI, segundo Bretton Woods, seria de “estabelecer e supervisionar um sistema internacional de taxas de câmbio fixas para promover a estabilidade de moedas, evitando desvalorizações competitivas” (HERZ; HOFFMANN, 2004). A afirmação II está incorreta porque, na prática, o FMI ficou responsável por coordenar o novo padrão cambial “ouro-dólar”, fixando uma taxa de 35 dólares por uma onça de ouro (ALMEIDA, 2001). Contudo, durante a década de 1970, o Estados Unidos rompeu unilateralmente com o padrão “ouro-dólar” e, em 1973, o FMI perdeu sua jurisdição acerca das paridades cambiais internacionais (ALMEIDA, 2001). A afirmação III está correta porque a segunda instituição criada por Bretton Woods foi o BIRD, atualmente denominado de Banco Mundial, e seu objetivo seria de fornecer créditos a longo prazo para o financiamento de projetos de reconstrução dos países assolados pela Segunda Guerra (HERZ; HOFFMANN, 2004). A afirmação IV está incorreta porque a terceira instituição planejada por Bretton Woods seria a Organização Internacional do Comércio (OIC). As negociações para a criação da OIC foram em Havana, entre 1947 e 1948. Ao fim da Conferência, a Carta constituinte da OIC foi assinada. Contudo, essa organização não foi criada. Isso porque os Estados Unidos não ratificaram a criação da organização perante seu Congresso.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 1: Comércio Internacional: Abertura e protecionismo.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 4/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Considere o trecho a seguir:
“Muito se tem falado nos últimos anos sobre a «grandeza» americana, invocada em nome de um novo nacionalismo ensimesmado e virado contra o mundo. Contudo, essa invocação parece fundada num enorme equívoco, pois muita da «grandeza» americana deriva precisamente do seu internacionalismo liberal que se consagrou há cem anos e que marcou todo um «século americano», se considerarmos a expansão dos interesses dos Estados Unidos no mundo – mas, por essa via, também a expansão do institucionalismo e da criação de organizações internacionais globais, da afirmação do princípio da autodeterminação a par da ideia da liberdade dos mares e do comércio livre, do crescimento económico e do desenvolvimento científico, da difusão dos direitos humanos ou ainda das diferentes vagas de democratização em todo o mundo. O que queremos realçar aqui é que a grande prosperidade americana que caracterizou o século passado se fundou na capacidade de projeção dos valores americanos, fosse pelo seu hard power (tendo em conta a sua capacidade militar e tecnológica, bem como o seu poder económico), ou pelo seu hábil soft power (se pensarmos na sua capacidade de persuasão diplomática ou na força de atração económica e cultural), afirmados não como narrativa imperial e exclusiva, mas como desafio liberal e partilhado.”
Fonte: DIAS, Mónica. Sobre a «grandeza» americana o legado de woodrow wilson e a urgência de um novo internacionalismo. Relações Internacionais [online]. 2019, n.63, pp.09-25. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000300002&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1645-9199. http://dx.doi.org/10.23906/ri2019.63a02.
Levando em conta os conteúdos discutidos na Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, e a contextualização acima, analise as afirmações abaixo e assinale a correta quanto ao contexto de surgimento das organizações internacionais:
I. Surgem em um contexto de otimismo pós-Primeira Guerra Mundial.
II. Baseava-se na perspectiva realista de que as organizações não seriam capazes de evitar guerras.
III. Baseava-se na perspectiva de que o direito internacional ou as organizações internacionais seriam responsáveis por evitar uma nova guerra.
IV. A perspectiva teoria que foi base para o surgimento das organizações internacionais permaneceu como a dominante até o final do século XX.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	D
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	E
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
Você acertou!
O surgimento das organizações internacionais e seu campo de estudos é fruto de um contexto de otimismo pós-Primeira Guerra Mundial. Esse otimismo fica evidente nas propostas de quatorze pontos de Woodrow Wilson e se baseava no entendimento de que o direito internacional ou as organizações internacionais seriam responsáveis em evitar uma nova guerra. Esse contexto foi refletido na produção teórica do período a qual tratava do papel das Ligas e organizações internacionais em evitar guerras (HERZ; HOFFMANN, 2004). A partir da década de 1930, esse otimismo foi substituído pela literatura realista, a qual se tornaria a teoria dominante das relações internacionais nas próximas décadas.
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 2. Tema 1 “Regimes e organizações no contexto das teorias das RI”.
Questão 5/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
Com a definição do “paradigma” neo-realista por Kenneth Waltz, no início da década de 1970, os estudiosos do campo das Relações Internacionais começaram a questionar que apesar do sistema internacional carecer de autoridade central, os Estados pareciam estar imiscuídos em uma rede institucional em um sentido mais amplo, em regras implícitas e explícitas que contribuíam para a modificação do comportamento estatal e eventualmente para a convergência com o comportamento dos demais. Em outras palavras, “A análise de regimes tentou preencher esta lacuna pela definição de um foco que não era tão amplo quanto o sistema internacional, ou tão estreito quanto o estudo das organizações internacionais” ( HAGGARD, 1987).
Fonte: BARROS-PLATIAU, Ana Flávia; VARELLA, Marcelo Dias and SCHLEICHER, Rafael T.. Meio ambiente e relações internacionais: perspectivas teóricas, respostas institucionais e novas dimensões de debate. Rev. bras. polít. int. [online]. 2004, vol.47, n.2, pp.100-130. Disponívem em:: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292004000200004&lng=en&nrm=iso>. Página da citação: 110.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste um regime internacional:
Nota: 10.0
	
	A
	Os Regimes Internacionais podem ser definidos como um conjunto de princípios, normas, regras e procedimentos decisórios por meio dos quais os interesses dos atores convergem em uma dada área.
Você acertou!
Ao compreender que uma série de princípios comuns gerem o multilateralismo e a relação dos Estados dentro de uma organização internacional, é possível relacionar tais princípios com o conceito de regimes internacionais. O desenvolvimento de tratados e instituições multilaterais formam arranjos que lidam com problemas complexos que podem ser resultado dos âmbitos políticos, econômicos ou sociais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.