Buscar

Concreto protendido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nielly Angelim
Técnica em Edificações 
Concreto protendido
O que é a estrutura de concreto protendido?
A protensão é um sistema que resultante da compressão dos elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço.
As cordoalhas são posicionadas na horizontal ao longo dos elementos estruturais e com travamento em uma das extremidades. Após a concretagem e a cura do concreto, estas cordoalhas são esticadas, travadas na outra extremidade e soltas, comprimindo os elementos estruturais.
O que é a cordoalha do concreto protendido?
A cordoalha é um cabo de aço de alta resistência, que é esticado após o concreto atingir uma resistência mínima definida em projeto e ficará durante toda a vida útil comprimindo a estrutura.
Como funciona?
O concreto resiste muito bem a esforços de compressão, mas é frágil a esforços de tração. Nas regiões onde existem esforços de tração são utilizadas armaduras de aço, formando o concreto armado.
A protensão comprime todo elemento estrutural do concreto armado, diminuindo os esforços de tração, economizando aço e possibilitando a diminuição da altura necessária das vigas e lajes.

Outros materiais