A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Material Fundamentos da Fotografia

Pré-visualização | Página 2 de 2

um defensor da fotografia e o maior colecionador particular de fotografias do Brasil. Gostava de retratar pessoas e paisagens.
Seu pioneirismo inspirou historiadores, como Gilberto Ferrez, que assinaram os primeiros capítulos da história da fotografia em nosso país. Desde então, o tema ganhou o Brasil, e surgiram muitos fotoclubes, escolas de fotografia, associações, além de milhares de fotógrafos, entre profissionais e amadores, que não perdem a oportunidade de realizar um belo clique.
ondemand_videoVídeo
 A popularização da fotografia: o pioneirismo da Kodak
A fotografia despontou mesmo no mundo com a Kodak. Em 1888, a empresa lançou uma câmara portátil de película (o filme de negativo, pois os outros modelos eram grandes e pesados, além das placas de metal ou vidro, que deveriam ser levadas para fazer as fotos), capaz de produzir 100 imagens, com o slogan: “Aperte o botão que nós fazemos o resto!”.
Bastava comprar a câmara com filme para 100 imagens nas lojas de George Eastman, fotografar, e depois dos cliques, levar a máquina de volta à loja para pegar suas fotos e a câmara com um novo rolo de filme com outras 100 fotos prontas para clicar. Foi o boom da fotografia no mundo.
A era digital
Hoje não utilizamos mais daguerreótipo (placa de metal), calótipo (papel), colódio úmido (placa de vidro), filmes (película), mas um chip (sensor).
Nossas câmaras, por meio de pulsos elétricos, formam a imagem e a armazenam, e, dependendo da capacidade do cartão de memória, fazem mais de mil imagens. Essas fotografias ainda podem ser enviadas em minutos através da internet.
A revolução digital veio aumentar, e muito, a popularidade da fotografia e fez crescer, também, o número de fotos produzidas individualmente, já que antes o filme ficava limitado ao número de chapas por rolo. Aumentar o número de fotos acarretaria em custos mais altos com filmes e revelação, e esse problema foi resolvido com a tecnologia.
A fotografia evoluiu muito desde sua invenção. Não duvide que novas coisas possam surgir ainda. A cada dia aparece uma nova câmara no mercado. A fotografia digital ainda não atingiu a perfeição da imagem como a película, apesar de ser muito boa.
O mais interessante de tudo é que a fotografia tornou-se popular, hoje em dia todo mundo tem uma câmara, a mais popular é a do celular. Repare bem: onde quer que você esteja, há alguém fazendo um registro fotográfico do momento. É como diz o ditado — uma imagem vale mais que mil palavras!
Dica
Mobigrafia é o termo utilizado para quem fotografa com celular.
A era digital mudou toda a história fotográfica, agilizando processos de captura sem necessidade da troca de filmes e eliminando etapas, como da revelação de negativos, e fazendo surgir outros recursos como a visualização da imagem na hora, armazenamento das fotos em HDs externos, no sistema de nuvem, na memória do celular e principalmente nas redes sociais.
O envio de fotografias para várias pessoas ao mesmo tempo sem a necessidade de várias cópias, fez aumentar a produção de fotografias.
Entretanto, o processo digital não é algo novo. O desenvolvimento das câmaras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos. As comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como tática de guerra.
Década de 1960
A evolução da tecnologia fotográfica digital foi responsabilidade do programa espacial americano.
Em 1965, a sonda Mariner 4 fez as primeiras imagens digitais captadas sem filme que registravam a superfície de Marte.
Foram criados os primeiros sensores digitais CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) e o CCD (Charge Coupled Device).
Década de 1970
O CCD teve sua primeira versão comercial, capturando imagens com 0,01 megapixel.
Saiba mais
Leia o texto Qual a diferença entre CMOS e CCD?
O primeiro protótipo de câmara digital foi criado pela Kodak (mais uma vez pioneira na história), em 1975.
Pesava 4kg e gravava imagens em uma fita cassete.
Saiba mais
Leia o texto A primeira câmera digital do mundo.
Em 1981, a Sony causou uma grande revolução ao colocar no mercado de consumo a primeira câmara digital, a Mavica, que capturava imagens de 0,3 megapixels e custava em torno de 12 mil dólares. Armazenava 50 fotos nos Mavipaks, que eram disquetes de 2 polegadas.
Saiba mais
Leia o texto Máquina do tempo: Sony Mavica.
A primeira cobertura fotográfica com imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A Canon utilizou um protótipo de câmara de vídeo estático e fez parceria com o jornal japonês Yomiuri Shimbun, que transmitia as imagens de fotos de 0,4 MP, via telefone, para o Japão. As imagens levavam meia hora para chegar, dando uma enorme vantagem na cobertura dos Jogos sobre os outros jornais, que dependiam de aviões para levar os filmes.
Saiba mais
Leia o texto A Olimpíada das câmeras-robô.
A partir de então, a fotografia digital começou a ser desenvolvida rapidamente e os primeiros modelos populares chegaram ao mercado em 1990, e não pararam até hoje. A cada ano, novos modelos são lançados no mercado.
Com certeza, muitas novidades ainda surgirão no mercado digital.
ondemand_videoVídeo
 Atividade
1) A câmara fotográfica tem seu princípio básico de formação da imagem baseado na:
a) Escultura
b) Câmara escura
c) A tela de pintura
d) Arte rupestre
e) Nenhuma das respostas acima
Gabarito comentado
2) Qual o nome dado à primeira câmara fotográfica, anunciada pela Academia de Ciência Francesa, em 1839?
a) Daguerreótipo
b) Filme Cromo
c) Sensor CCD
d) Negativo de vidro
e) Nenhuma das respostas acima
Gabarito comentado
3) O Brasil tem dois personagens importantes na história da fotografia. Um reconhecido em 1976, por invenção do processo, e o outro por incentivar e divulgar essa arte em nosso país. Quem são eles?
a) Dom João VI e Aristóteles
b) Dom Pedro II e Niépce
c) Hércules Florence e Dom Pedro II
d) Hércules Florence e Daguerre
e) Dom João VI e Dom Pedro II
Gabarito comentado
4) Em todo o processo de invenção e aperfeiçoamento da fotografia, vários suportes foram utilizados para formação da imagem, até os dias atuais. Quais são eles, em ordem cronológica?
a) Sensor, vidro, filme, madeira e película
b) Placa de metal, vidro, papel, madeira e sensor
c) Placa de metal, papel, vidro, película e sensor
d) Vidro, placa de metal, sensor, papel e vidro
e) Nenhuma das respostas acima
Gabarito comentado
5) Que benefícios a era digital trouxe para fotografia?
Gabarito sugerido
6) Quando e onde foi realizada a primeira cobertura fotográfica digital da história?
a) Copa do Mundo Japão e Coreia do Sul, 2002
b) Casamento Príncipe Charles e Daiana, 1981
c) Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984
d) Copa do Mundo no México, 1970
e) Jogos Olímpicos Rio 2016
Gabarito comentado
Referências
Próxima aula
Explore Mais
Créditos
Redator: Monica Veiga
Designer Instrucional: Daniele Pires
Web Designer: Rafael d'Orsi
Administrador do LMS: Rostan Luiz