Buscar

apopl jogos e cognição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
A Escola do Cérebro integra vários jogos que estudamos ao longo da Aula 3, Intervenções com jogos cognitivos. Considerando esses jogos, relacione corretamente o jogo às suas respectivas características.
1. Connectome
2. Tetris
3. Tangran
4. Genius
5. Joaninha
( ) Desafia o jogador a organizar uma série de formas geométricas que surgem aleatoriamente na tela até formar uma linha completa.
( ) O desafio é o de posicionar formas geométricas de estruturas diferentes visando formar uma figura única.
( ) Desafia o jogador a salvar uma joaninha presa entre blocos de madeira e pedras, movendo-os.
( ) É um jogo de memória visual que desafia o jogador a lembrar da maior sequência de cores possível.
( ) Desafia o jogador a conectar dois neurônios, organizando as sinapses (neurônios) entre eles.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). Na Aula 3 no Tema 3 – Habilidades exercitadas nos jogos cognitivos (p. 9 – 12)  foram apresentados os jogos que integram a Escola do Cérebro. O Connectome é um jogo que desafia o jogador a conectar dois neurônios, organizando as sinapses (neurônios) entre eles. O Tetris desafia o jogador a organizar de forma mais eficiente uma série de formas geométricas que surgem aleatoriamente na tela. O desafio gerado pelo Tangran é o de posicionar formas geométricas de estruturas diferentes visando formar uma figura única. O Genius é um jogo de memória que desafia o jogador a lembrar da maior sequência de cores possível. O jogo da Joaninha desafia o jogador a salvar uma joaninha presa entre blocos de madeira e pedras movendo-os.
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	3 – 2 – 5 – 4 – 1
	
	D
	2 – 3 – 1 – 4 – 5
Questão 2/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
Estudamos na Aula 1, Neurociências e Games, que a neurodidática parte dos avanços nas neurociências em relação às bases cerebrais vinculadas aos processos de ensino e aprendizagem, para propor estratégias sobre como planejar e desenvolver aulas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Diante disso, os games podem se configurar como uma estratégia neurodidática. Com base nisso, assinale alternativa que melhor expressa a característica que reforça o game como estratégia neurodidática.
Nota: 20.0
	
	A
	Os games criam um ambiente seguro e previsível
	
	B
	Os games partem dos conhecimentos construídos apenas na experiência do próprio jogo.
	
	C
	Os games propõem desafios e mobilizam uma postura ativa.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c). Vimos na Aula 1 no Tema 4 – Jogos como estratégias neurodidáticas (p. 10 – 11) algumas características dos games que podem contribuir com a aprendizagem e que consideram os avanços das neurociências. Dentre elas, destacamos: os games potencialmente motivam e engajam os jogadores em atividades de maneira prazerosa; os games criam um ambiente rico e diversificado; os games propõem desafios e mobilizam uma postura ativa; os games partem dos conhecimentos e experiências prévias dos jogadores; e os games emocionam e surpreendem os jogadores.
	
	D
	Os games pressupõem a mediação e o incentivo para ser motivadores.
Questão 3/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
As funções executivas referem-se a um conjunto de habilidades integradas que são essenciais ao ser humano e estão envolvidas em várias atividades que realizamos em nosso cotidiano. Dentre as dimensões que compõem essas funções, que vimos na Aula 2, Games e as Funções Executivas, temos uma que refere-se à capacidade de manter e manipular informações em nossas mentes durante curtos períodos de tempo. Como essa capacidade é denominada?
Nota: 0.0
	
	A
	Memória de trabalho
A alternativa correta é a letra a). Na Aula 2, Games e as Funções Executivas (p. 4), estudamos que a memória de trabalho refere-se à “capacidade de manter e manipular informações em nossas mentes durante curtos períodos de tempo” (Harvard, 2011, p. 2). Essa capacidade nos permite lembrar números de celular até conseguir digitá-los na agenda, guardar o conjunto de palavras lidas no enunciado de um problema até concluir a leitura e atribuir sentido.
	
	B
	Controle inibitório
	
	C
	Atenção
	
	D
	Flexibilidade cognitiva
Questão 4/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
É possível distinguir diferentes tipos de atenção. Considerando os tipos apresentados na Aula 5, Games e Atenção, relacione corretamente os tipos às suas respectivas características:
1. Atenção concentrada
2. Atenção alternada
3. Atenção dividida
4. Atenção sustentada
( ) Capacidade de focar a seletividade da atenção ora em um estímulo, ora em outro.
( ) Capacidade de manter o foco por um período de tempo.
( ) Capacidade de dirigir o foco para um estímulo em detrimento de outros vários distratores.
( ) Capacidade de procurar dois ou mais estímulos simultaneamente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 4– 3
	
	B
	3 – 1 – 4– 2
	
	C
	2 – 4 – 1– 3
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 4 – 1 – 3. Segundo o texto base da Aula 5 no Tema 1 – Definindo a atenção (p. 4 – 5) há alguns tipos comumente encontrados de acordo com Rueda (2013): a) atenção concentrada: é a capacidade de dirigir o foco para um estímulo em detrimento de outros vários distratores; b) atenção alternada: é a capaciddade de focar a seletividade da atenção ora em um estímulo, ora em outro, c) atenção dividida: é a capacidade de procurar dois ou mais estímulos simultaneamente; e d) atenção sustentada: capacidade de manter o foco por um período de tempo.
Rueda, Fabian J. M. Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção – BPA. São Paulo: Vetor, 2013.
	
	D
	3 – 4 – 2– 1
Questão 5/5 - JOGOS E COGNIÇÃO
Considerando o que estudamos na Aula 1, Neurociências e Games, e a área de neurociência, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) É uma área da ciência que estuda o sistema cerebral, incluindo seus componentes como os neurônios, as áreas do cérebro e suas funções.
II. ( ) O cérebro é um órgão essencial para os seres humanos, pois coordena as funções vitais do organismo, recebe e processa as informações que recebemos do meio, coordena o modo como nos comportamos, sentimos e percebemos o mundo e as pessoas que nos rodeiam.
III. ( ) O cérebro é composto por de mais de 100 mil neurônios que estão conectados em uma rede que pode ter mais de 10 bilhões de conexões.
IV. ( ) Nascemos com uma quantidade definida de neurônios que não podem se autorreproduzir ao longo da vida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V - V – F – F
Você acertou!
As assertivas III e IV são falsas porque se sabe que o cérebro é composto por mais de 100 bilhões de neurônios que estão conectados em uma rede que pode ter mais de 100 trilhões de conexões. Na Aula 1 (p. 3 – 4) estudamos que, de acordo com Cardoso e Sabbatini (2000), há pouco tempo aceitava-se o dogma de que os neurônios não podiam se autorreproduzir ou sofrer mudanças relevantes, o que, consequentemente, resultava na crença de que quando tínhamos partes lesionadas do cérebro, vítimas de tumores ou derrame não poderiam se recuperar; porém hoje a ciência revela que os neurônios podem se autorreproduzir.
	
	D
	V - V – V – F

Outros materiais