Buscar

Sistema respiratorio

Prévia do material em texto

(
Respiratório 
)Sistema
ÓRGÃOS
Cavidades Nasais
Recebem o ar atmosférico e são revestidas por mucosas cheias de cílios que ajudam a aquecer, filtrar e umidificar o ar.
Faringe
É o caminho de passagem do ar, comum ao sistema digestório, paredes musculosas e revestidas de mucosa.
Laringe
É o órgão principal da fala, onde estão as cordas vocais. Liga a faringe à traquéia, é onde estão as cordas vocais e a epiglote.
Traquéia
É um tubo onde o ar é aquecido, umidificado e filtrado. Formada por anéis cartilaginosos, revestida por mucosa, possui cílios, ramifica-se em brônquios
.
Brônquios
Representa as ramificações da traqueia que penetram nos pulmões.
Bronquíolos
Ramificações dos brônquios penetram os alvéolos. Os bronquíolos respiratórios marcam a transição para a parte respiratória e abrem-se no chamado ducto alveolar.
Alvéolos
Possuem capilares sanguíneos e realizam as trocas gasosas chamadas de hematose.
→ hematose: Leva oxigênio para todo o corpo e retira o gás carbônico proveniente do metabolismo celular
Pulmões
Dois órgãos esponjosos envolvidos por uma membrana chamada pleura, permitem as trocas gasosas e ficam na caixa torácica. São responsáveis pela troca de oxigênio em gás carbônico.
MOVIMENTOS DE ENTRADA E SAÍDA DO AR
Inspiração
· Entrada do ar.
· Maior volume torácico.
· Menor pressão interna
· Contração muscular.
Expiração
· Saída do ar
· Menor volume torácico
· Maior pressão interna
· Relaxamento dos músculo s
· Relaxamento do diafragma
DOENÇAS
Infecciosas
As doenças infecciosas são resultado de uma inflamação em determinados órgãos. Elas são provocadas por microrganismos, tais como vírus, bactérias, entre outros parasitas. O processo infeccioso também pode ser desencadeado por substâncias tóxicas, como a fumaça tóxica do cigarro, é o que acontece no enfisema, doença degenerativa cronica, geralmente desencadeada pelo tabagismo.
Dentre as doenças infecciosas mais conhecidas destacam-se: gripe, resfriado, tuberculose, pneumonia e enfisema pulmonar.
Alérgicas
O sistema respiratório é também atacado por doenças alérgicas, que resultam da hipersensibilidade do organismo determinado agente: poeira, medicamentos, cosméticos, pólen etc. Como exemplos de doenças alérgicas destacam-se: rinite, bronquite e asma.
CURIOSIDADE
Em situações de perigo, o Sistema Respiratório e o Sistema Nervoso atuam em conjunto, nosso corpo reage de diferentes formas, uma delas é a respiração acelerada. Isso acontece porque o organismo tem necessidade de captar mais oxigênio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes