Buscar

Evolução Dirigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Cristielen de Souza Marques RA:195761
Ensaio Curto-Evolução Dirigida
A Terra vem sendo cada vez mais ameaçada por nós, humanos. Devido a consumismo exacerbado nem um pouco consciente de recursos naturais limitados, aliados à produção constante de resíduos (geralmente tóxicos), que colocam em risco a vida e a biodiversidade de todos os seres vivos do planeta. Num desequilíbrio sem precedentes na história da terra, surgiu a química verde, que preconiza a prevenção da geração de resíduos, não apenas a gestão dos resíduos gerados e a utilização eficaz dos recursos existentes. Atendendo às necessidades da sociedade atual e da legislação, o setor industrial passou por uma mudança de paradigma na fabricação de seus produtos, e está cada vez mais ciente das questões relacionadas à sustentabilidade ambiental de seus processos químicos existentes e processos químicos que têm ainda está por vir.
Por exemplo, a propriedade alvo selecionada pode ser as propriedades termodinâmicas e catalíticas da enzima. O significado é muito relevante, pois a tecnologia de evolução direcionada utilizando biologia molecular é uma ferramenta importante para criar ou aprimorar novos recursos com possíveis aplicações industriais em enzimas existentes. 
No cenário de síntese orgânica, os químicos possuem muitos catalisadores em suas rotas de síntese, como metais, organometálicos, catalisadores orgânicos, catalisadores de transferência de fase e biocatalisadores, cada um dos quais tem vantagens e desvantagens.
	Devido a toda as preocupações com o meio ambiente, tem surgido cada vez mais estudos na área de catalizadores que sejam sustentáveis como os biocatalizadores, através disso surgiu a evolução dirigida ou biotecnologia evolutiva que é um processo de evolução in vitro no qual certas biomoléculas, como enzimas ou outras biomoléculas, são produzidas por certos métodos para gerar um pool de biomoléculas do mesmo grupo, mas com propriedades ligeiramente diferentes. A biblioteca pode conter biomoléculas com ou sem propriedades desejadas em sua diversidade. Onde são selecionadas apenas aquelas com as características desejadas ou que execute uma nova rodada de mutações. A diversidade obtida por meio da evolução direcionada envolve mutação e recombinação no sentido (ou direção) de alcançar a otimização de atributos específicos. Existem várias estratégias de mutagênese para criar diversidade de sequência, como mutações pontuais aleatórias por meio de PCR (PCR propenso a erros) e DNA shuffling. A última técnica envolve o isolamento do gene a ser fragmentado, sua digestão enzimática e a recombinação do fragmento original e ampliação de novas sequências.
Por toda essa versatilidade a evolução dirigida é usada por exemplo na indústria farmacêutica na síntese de atorvastatina, substância que diminui os níveis de colesterol no sangue. É usada também na fabricação de bioetanol através da cana de açúcar e entre outras aplicações nas mais diversas industrias e processos.

Outros materiais