Buscar

APX2 2021 1 - Geografia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (APX2) 2021.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 20/06 – 13h
Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1
Coordenadora(o): EDUARDO PIMENTEL MENEZES
Aluno(a): NOTA 9,5
 
1 – A linguagem cartográfica constitui-se na principal forma de representação do espaço em Geografia. De acordo com os estudos sobre a temática, responda;
1. Descreva os elementos que compõem a linguagem cartográfica. (2,5)
Os elementos que compõem a linguagem cartográfica significam dominar um sistema de símbolos como título; orientação; legenda; escala e projeção.
Título: é o indicador do tema retratado, em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.
Legenda: são os conjuntos dos símbolos que foram convencionados para representar os elementos de um espaço existentes nos mapas. Eles podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros.
Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. podem ser gráficas ou numéricas. A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.
Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância dela é a representação em áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.
Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa, são as diferentes formas de representar o globo terrestre em um plano. 
1. Apresente as diferentes leituras de escalas nos mapas. (2,5)
Escala numérica é a representada por uma fração na qual o numerador corresponde ao mapa e o denominador ao terreno. Escala gráfica é representada por uma régua em que são marcadas as distâncias no mapa e sua equivalência no terreno. Escala de equivalência é a mais clara, pois corresponde a relação mapa/terreno.
1. Identifique os tipos de projeções cartográficas. (2,5)
Os tipos de projeções são cilíndrica, cônica e azimutal ou plana ou polar. Projeção cilíndrica os paralelos e meridianos foram traçados a partir do centro, onde o equador é a única linha de dimensões reais e os polos não podem ser projetados. Projeção cônica só pode ser representado um hemisfério a partir do equador. Projeção azimutal ou polar ou plana o polo é projetado no centro do plano e dele partem os meridianos, como retas.
1. Destaque o significado e importância das coordenadas geográficas. (2,5)
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície da terra, elas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste, medidas em graus. Elas são muito importantes para que possamos nos localizar em referência a qualquer lugar da superfície da terra. Essas coordenadas fazem parte de um sistema de natureza global em que são usadas pela cartografia.
Referência 
MOREIRA, Constança Maria da Rocha. Geografia na Educação1. v. 2 / Constança Maria da Rocha Moreira; Fernando Lannes Fernandes. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm

Outros materiais