Buscar

ASSESSORIA E GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A partir das leituras efetuadas, pode-se considerar um relatório como sendo:
Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja acabado ou em andamento ou ainda como sendo um conjunto ordenado de informações reais que tem uma finalidade empresarial. Seu caráter é uma abordagem imparcial.
2. A quantidade de relatórios produzidos por uma empresa dependerá do tipo e da natureza do negócio. Mas sendo de capital aberto, a Comissão de Valores Mobiliários - CVM aqui e nos EUA obrigam as empresas a elaborarem relatórios financeiros regularmente. Aqui no Brasil o caso não é diferente. As empresas precisam apresentar suas demonstrações financeiras regularmente. Das alternativas a seguir, quais relatórios financeiros são imprescindíveis de publicação:
Balanço patrimonial(BP),Demonstração do resultado do Exercício (DRE),Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC),Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração dos Valores Adicionais (DVA) e notas explicativas.
3. Sugere-se um roteiro mínimo para elaboração de relatórios, dentre as alternativas, qual roteiro mais se adequa ao sugerido nesta unidade.
Definir os objetivos, selecionar as informações, identificar os indicadores, escolher a forma de apresentação (linguagem), elaborar sua apresentação.
4. Na elaboração dos relatórios completos, devem-se utilizar fontes primárias e secundárias. Pois são informações que apresentam grau elevado de importância , tem o propósito de ilustrar de forma completa um determinado fato, ação, experimento, área gerencial, etc. Podemos considerar duas fontes principais, as primárias e secundárias, se denido o público alvo, podemos entender que na utilização dessas fontes, poderei utilizar:
Nas fontes primárias, a Legislação, normas técnicas, pesquisas de campo, outros projetos, etc. e nas fontes secundárias, bibliografias, manuais, filmes, etc.
5. Para se definir o tipo de relatório a ser elaborado, é preciso determinar o nível de formalidade a ser considerada e seu público alvo.. Tanto poderá ser elaborado de forma mais complexa até os mais curtos. Cada relatório segue uma proposta .Textos administrativos/gerenciais e/ou científicos discorrem sobre acontecimentos relativos a negócios, organização empresarial ou pesquisa de caráter científico, que podem ser apresentados:
Considerando o nível de formalidade maior ou menor, quanto mais formal, mais pormenores devem ser evidenciados no contexto do relato. Seu propósito é apresentar de forma completa as informações sobre determinada ação, experimento, estratégia, etc. exige capa, folha rosto, sumário e todos os itens que são necessário a uma apresentação científica. Quanto menor o nível de formalidade, menos itens serão necessários, podendo ser apresentados através de e-mails ou memorandos.
6. Considerando instrumentos que auxiliam na comunicação escrita, assinale a alternativa correta.
A comunicação escrita impessoal é a que tem menos riqueza de informação, sendo adequada para mensagens que precisam alcançar diversos receptores.
7. De acordo com o que se entende por comunicação escrita, indique a alternativa INCORRETA.
O memorando é um documento que, apesar de "antigo", é de extrema eficácia na comunicação interna de uma empresa, já que abre possibilidades de feedback.
8. Muitos executivos preocupam-se em como enviar mensagens eficazes, mas é importante também saber como responder de forma eficaz uma mensagem. Há certos tipos de respostas genéricas favoráveis que podem auxiliar a oferecer um retorno eficaz. Quando você recebe uma mensagem com diversos questionamentos, qual das opções a seguir é a mais apropriada?
Arranje as respostas com lógica.
9. Mensagem com pedidos de informações são bastantes comuns no meio empresarial. O principal problema é quando recebemos informações incompletas ou erradas. Para evitar esse tipo de problema, há um passo a passo recomendado. Neste, qual das etapas é fundamental para NÃO receber informações incompletas?
O ponto principal.
10. Você enviou um e-mail para um cliente sobre informações de um determinado produto. Essas informações haviam sido solicitadas por ele e esta é uma boa oportunidade de você concluir uma venda importante. Como seria a melhor forma de encerrar esta mensagem?
Espero que estas informações auxiliem na sua escolha. Em anexo, segue um orçamento com diferentes configurações, me informe a de sua preferência para eu poder verificar nosso estoque. Fico à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, ... .

Outros materiais