Buscar

Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antropologia
Antropologia é um ramo das Ciências Sociais (Filosofia, Sociologia, etc.) que se especifica em estudar o ser humano e sua origem de maneira mais abrangente. Essa área traça com detalhes todos os aspectos que permeiam as relações humanas, tendo a cultura como objeto principal e ponto de partida.
Por meio de estudos sobre as características físicas, culturais, linguísticas e objetos ou construções produzidas; o antropólogo busca determinar como se formaram os seres humanos a ponto de se tornar o que são em suas comunidades.
Conceito de antropologia
A palavra antropologia é originada do grego e é composta por outras duas que indicam seu significado:
· O radical “antropo”, que vem de “antrophos”, e significa “homem” 
· O sufixo “logia”, que vem de “logos” e significa “razão” e “estudo”
Portanto, traduzindo a palavra literalmente, temos o conceito de que a antropologia é o estudo do ser humano em seus aspectos mais amplos.
O que a Antropologia estuda?
Os estudos antropológicos têm o objetivo de entender como os povos viveram até chegar no modo de hoje, como os seres humanos formaram-se e como a cultura foi desenvolvida.
Dessa maneira, o antropólogo fica imerso em uma determinada sociedade, a fim de observar e estudar a constituição cultural, linguística, física ou produtiva; dependendo de qual a corrente antropológica utilizada. Isso se faz a fim de traçar teorias sobre a formação daquela sociedade.
A antropologia tem como principais objetos de estudo os aspectos subjetivos dos diferentes povos:
· Costumes
· Crenças
· Hábitos
· Universo Psíquico
· Mitos
· Religião
· Rituais
· Processo Histórico
· Linguagem
· Leis
· Relações de parentesco
· Relações sociais
O método antropológico
O método antropológico para estudar esses itens consiste em duas frentes: 
· Prática da etnografia: observação e descrição do trabalho de campo
· Prática da etnologia: análise, crítica e síntese dos conteúdos descritos, para tentar interpretar os fenômenos.
Qual é a finalidade da antropologia?
A antropologia procura investigar como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é, em seus dados contextos. Buscando,assim, as raízes e os processos transformadores. 
Antropologia no Brasil
No Brasil, surgiu como ciência apenas no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre as culturas consideradas anteriormente exóticas. Começou pelo estudo de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas nativas daqui, mas depois  incluiu pesquisadores do nosso próprio país.
A partir da década de 1960, os antropólogos brasileiros voltaram o olhar para outros grupos culturais e identitários. Assim, os grupos urbanos passaram a ter visibilidade e houve o reconhecimento do seu papel político. 
O que é Antropologia e Sociologia?
	Resgatando a origem da Antropologia na Europa, podemos dizer que ela surge primeiro como uma parte da Sociologia. Depois vê-se a necessidade de torná-la uma ciência autônoma. 
	No século XIX, a sociologia surgiu como meio de auxílio para a expansão do capitalismo industrial, estudando o contexto sócio-econômico de sua época e as relações de produção daquela sociedade nova e atual.
Esse cenário gerou a busca de novos recursos naturais e mercado consumidor em outras terras (África e Ásia). 
Na colonização do século XVI a justificativa utilizada para convencer a população de explorar terras americanas e africanas era a expansão da fé. Já no Imperialismo ou neocolonialismo, a fé não ocupava o lugar de destaque na sociedade, mas sim a ciência. 
Por isso, a nova justificativa era utilizar conceitos da Sociologia, mais especificamente da sua ferramenta chamada Antropologia. Esse modelo classificava as etnias conforme seu progresso tecnológico, relações de produção e percepções culturais. Assim, os europeus estavam sempre a frente de outros povos e, por isso, poderiam explorá-los.
Com o tempo, foi necessário que a Antropologia se desvinculasse um pouco desse cientificismo que a Sociologia vivia na época para, enfim, focar nos aspectos culturais e compreendê-los melhor.
Hoje, podemos dizer que a sociologia estuda a sociedade e a analisa no tempo presente, levando em conta o seu campo de relações produtivas e sociais. Já a antropologia estuda o ser humano e o analisa no passado e no decorrer do presente, focando nos aspectos culturais.
Tipos de Antropologia: evolucionista, social, cultural, física
Como a atividade humana é toda relacionada, a antropologia foi se dividindo em tendências ao decorrer dos anos, associada a determinados pensamentos ou objetos de estudo.
Com isso, surgiram tipos de Antropologia. Vamos compreendê-los:
· Antropologia evolucionista:
A antropologia evolucionista foi o primeiro movimento de estudos antropológicos, bem naquele contexto cientificista europeu. Essa teorização foi liderada pelo antropólogo e biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. 
Nessa época, a teoria da evolução, de Charles Darwin, estava em alta na sociedade intelectual européia (século XIX), e influenciava nos demais estudos desenvolvidos.
Eles diziam que, assim como nós e os animais nos desenvolvemos biologicamente, as nossas produções culturais também passariam por esse processo. Assim, se na biologia alguns seres não evoluíram e tendiam a ser extintos pelos mais fortes, o mesmo poderia ocorrer nas culturas.
Surge aí a noção de raça, além da constatação de que algumas raças seriam superiores às outras, bem como as suas respectivas culturas inferiores e superiores.
Essa teoria também é conhecida como darwinismo social e era bem aceita na época. Hoje, é considerada preconceituosa e etnocêntrica, pois diz-se que não existem culturas boas ou más, mas simplesmente diferentes.
Concepção clássica de Antropologia 
Ela foi estabelecida a partir dos estudos europeus, no século XIX e XX, dividindo-se em correntes conforme o objeto de estudo:
· Antropologia biológica ou física
Estuda a formação do ser humano com base em seus aspectos físicos. Esta associada à biologia e pretende determinar quais fatores levaram os seres humanos a desenvolver certos atributos físicos em determinadas sociedades. 
Dessa maneira, se um antropólogo estuda uma tribo africana e observa características corporais próprias, ele procura saber quais fatores geográficos e biológicos levaram ao desenvolvimento disso.
· Antropologia cultural
É uma vertente mais ampla que busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos. A cultura aqui é definida como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
Concepção estadunidense de antropologia
Esta concepção foi definida mais recentemente e retoma as duas anteriores acrescentando outros dois tipos, totalizando 4 subdivisões:
· Antropologia biológica ou física 
(mesmo conceito que a europeia clássica)
· Antropologia cultural
(mesmo conceito que a europeia clássica)
· Antropologia linguística
Tem como base o estudo da linguagem de uma sociedade e, por meio disso, determina as origens daquele povo. 
O antropólogo que impulsionou essa análise foi um alemão que morava nos Estados Unidos, chamado de Franz Boas. Mas foi só no fim da primeira metade do século XX que o antropólogo belga Claude Lévi-Strauss desenvolveu uma teoria.
Ela ficou conhecida como Antropologia Estruturalista, baseando-se na linguagem para determinar as estruturas similares e traçar uma espécie de árvore genealógica. Apesar da importância de Boas, é com Lévi-Strauss que a antropologia reconhece na linguagem um objeto de estudo.
· Arqueologia
A Arqueologia busca compreender a formação do ser humano e suas origens com base nos objetos materiais produzidos e deixados. O arqueólogo é aquele típico personagem de filmes que busca desenterrar ou encontrar armas, utensílios culinários, vestimentas, escritos e pinturas. 
Por meio desses objetos pode-se interpretar como os povos antigos viviam e elaborar teorias dos seres humanos no passado.

Outros materiais