Buscar

Microbiologia, Higiene e Segurança prova III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Microbiologia, Higiene e Segurança (GSA02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668684) ( peso.:4,00)
	Prova:
	33582817
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O controle da temperatura é um dos fatores mais importantes para o extermínio dos microrganismos na produção de alimentos. O entendimento desta técnica de controle de temperatura e sua variação é uma questão primordial para a produção de alimentos sem riscos. Disserte sobre a relevância desta técnica para a indústria.
	Resposta Esperada:
A temperatura e a possibilidade do controle dela nos alimentos e o controle do tempo de exposição do alimento são meios eficazes que os profissionais de cozinha podem utilizar para combater os microrganismos. Com a cocção, refrigeração ou congelamento, o manipulador pode controlar a temperatura do alimento, onde os microrganismos podem se desenvolver em temperaturas variadas de 2 a 70 ºC. Geralmente, os microrganismos tendem a ter uma maior facilidade de reprodução em temperaturas ambientes.
	2.
	Cloro ou soluções cloradas são comumente utilizados como desinfetantes em serviços de alimentação. A maioria dos produtos destinados à higienização de cozinhas traz no rótulo a indicação de quantidade de produto para diluição em água. Disserte sobre como se deve concentrar e manipular as soluções cloradas.
	Resposta Esperada:
Para a solução clorada ser capaz de eliminar microrganismos, deve encontrar-se em concentração correta e permanecer o tempo necessário em contato com a superfície. No preparo de qualquer tipo de solução de limpeza, é recomendado adicionar o produto ativo na água e sempre respeitar a diluição do fabricante, uma concentração do produto acima do recomendado pode deixar resíduos na superfície ou ambiente. Não adianta colocar uma quantidade grande de produto de limpeza para fazer a higienização, isto não é sinônimo de um local limpo e sem bactérias. A concentração mínima necessária de produto, no tempo necessário de contato, já é capaz de eliminar microrganismos e não deixar resíduos no local. A mistura entre produtos de limpeza não é recomendável, assim como a retirada dos produtos de limpeza das suas embalagens originais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando