Buscar

Atividade recuperação de uma área

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS – CAV
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
QUESTÕES REFERENTES À AULA 6
Questão 1. A partir das informações de uso e cobertura do solo apresentadas no mapa abaixo, avalie as diferentes possibilidades de restauração que podem ocorrer em cada situação da área de preservação permanente delimitada (tracejada). Faça essa avaliação considerando que no entorno da propriedade não há vegetação nativa remanescente próxima em estágio avançado, apenas a floresta degradada (em estágio inicial) pertencente à APP.
Situações diferentes na APP:
Com base na chave decisória e considerando que não há vegetação nativa remanescente próxima em estágio avançado, apenas a floresta degradada:
1. Área abandonada com gramíneas exóticas:
Nessa área seria feito a retirada da gramínea exótica, e considerando o entorno degradado seria realizado a introdução de espécies nativas em área total com uso de sementes ou mudas, além de outras ações complementares como a implantação de corredores ecológicos e a implantação de poleiros naturais ou artificiais. 
2. Floresta nativa degradada (estágio inicial, sem espécies tardias):
Considerando que a área é passível de restauração e que não há vegetação nativa remanescente próxima em estágio avançado, apenas a floresta degradada (em estágio inicial), seria realizado o enriquecimento da área, bem como realizar o controle de processos erosivos e restauração florestal do entorno (zona tampão).
3. Área abandonada com gramíneas exóticas e regeneração natural:
Nesse caso seria feito e eliminação das gramíneas exóticas, considerando que há regeneração natural em baixa expressão e que no entorno da propriedade não há vegetação nativa remanescente próxima em estágio avançado, apenas a floresta degradada (em estágio inicial), seria realizado o adensamento e o enriquecimento da área. 
4. Solo exposto com processo erosivo:
Nesse caso seria realizado a recuperação do solo, e considerando que não há vegetação nativa remanescente próxima em estágio avançado, apenas a floresta degradada (em estágio inicial), seria realizado a introdução de espécies nativas em área total (sementes ou mudas), e outras ações complementares como a implantação de corredores ecológicos e a implantação de poleiros naturais ou artificiais. 
5. Área de pastagem sem regeneração natural:
Seria realizado a Introdução de espécies nativas em área total (sementes ou mudas) e outras ações complementares como a implantação de corredores ecológicos e a implantação de poleiros naturais ou artificiais.

Outros materiais