Buscar

A IMPORTÂNCIA DA TEXTUALIDADE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA LINGUÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA TEXTUALIDADE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA LINGUÍSTICA
 O texto a seguir parte de um questionamento proposto pelo docente da disciplina produção textual do curso de Espanhol. Esse estudo tem o objetivo de dissertar a definição de texto e textualidade e posteriormente explicar o que é necessário para ter uma sequência linguística de boa compreensão. Para o desenrolar deste escrito teremos como referencial teórico a escritora, Maria da Graça Costa Val1 que traz uma discussão acerca do que seria texto e textualidade.
O texto é uma forma de linguagem seja ela oral ou escrita que de acordo com o pensamento de VAL (2006), o texto tem a função de ser sócio comunicativo, semântico ou formal e nada mais é do que uma linguagem em uso. O mesmo tem uma ligação direta e necessária com a textualidade, que tem como conceito um conjunto de características que faz do texto ser um texto.
Para ter-se uma boa sequência linguística é necessária a presença de coerência, pois é o fator principal que faz do texto ser um texto. A coerência faz com que o mesmo seja claro e direto com as palavras usadas dando sentido e contexto ao mesmo, porque a linguagem seja ela oral ou escrita não são palavras soltas, são pensamentos organizados falados ou escritos e com o uso da mesma, facilita a leitura e compreensão do indivíduo ao ler um texto. 
Em resumo quanto a mim, estimo que a autora deixa claro que texto, textualidade e coerência tem uma ligação importante para que uma sequência linguística alcance seu objetivo de clareza com a escrita, seguindo uma estrutura em que o leitor seja capaz de compreender o que o autor quer passar. Para conseguir um desempenho melhor de redigir um texto com coerência e coesão Val (2006) destaca a importância de seguir uma ordem sendo esta: coerência e coesão, a situacionalidade, a informatividade, e a intertextualidade. 
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Atualmente, aposentada, é professora pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Outros materiais