Buscar

AP1 INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL EXCEPCIONAL 1 (APX1) – 2021.1
DATA LIMITE DE ENTREGA – 25/04 - 17h
Disciplina: Informática na Educação
Coordenador (a): Edméa Santos
Prezado(a) cursista,
Esta prova é composta por uma única questão subjetiva que vale 10,0 pontos. Leia com atenção seu enunciado e bom trabalho!
1 - Questão única: (Valor: 10,0 pontos)
TEXTO I
Seja a personalização dos filtros promovida por algoritmos ou não, esteja o indivíduo ciente disso ou não, o pior prejuízo para o nível pessoal, reverberando no nível coletivo, segundo Pariser, consiste no fechamento que as bolhas filtradas promovem contra novas ideias, assuntos e informações importantes. No nível coletivo, os filtros são formas de manipulação que colocam o usuário mal informado sobretudo a serviço de interesses políticos escusos. De fato, pesquisas realizadas por fontes confiáveis confirmaram que máquinas de buscas e mídias sociais promovem a segregação ideológica, pois o usuário acaba por se expor quase exclusivamente a visões unilaterais dentro do espectro político mais amplo. Quando muito arraigada devido à repetição ininterrupta do mesmo, a unilateralidade de uma visão acaba por gerar crenças fixas, amortecidas por hábitos inflexíveis de pensamento, que dão abrigo à formação de seitas cegas a tudo aquilo que está fora da bolha circundante. Isso acaba por minar qualquer discurso cívico, tornando as pessoas mais vulneráveis a propagandas e manipulações, devido à confirmação preconceituosa de suas crenças.
As fontes para a geração de filtros personalizados incluem a história de buscas do usuário, o resultado de suas escolhas, sua interação com provedores de serviços, seus interesses demonstrados por produtos e serviços. Além disso, tudo que se posta e compartilha nas redes sociais é também engolido pelos algoritmos de captura do perfil do usuário. Os críticos apontam para o fato de que a viabilização dos serviços não é altruísta. Ao contrário, ela compromete a privacidade e limita a visão de mundo do usuário, estreitando seus horizontes.
Fonte: A Pós-Verdade É Verdadeira ou Falsa de Lúcia Santaella. 2018. p. 10.
TEXTO II
O Facebook sofreu um forte abalo no último sábado com a revelação de que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram utilizadas sem o consentimento delas pela empresa americana Cambridge Analytica para fazer propaganda política. A empresa teria tido acesso ao volume de dados ao lançar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não apenas suas informações, mas os dados referentes aos amigos do perfil.
A denúncia, feita pelos jornais, The New York Times e The Guardian, levantou dúvidas sobre a transparência e o compromisso da empresa com a proteção de dados dos usuários. O escândalo gerou nova onda negativa contra a empresa – já sob questionamento pela proliferação de notícias falsas nas eleições americanas.
Na segunda-feira, dois dias após a publicação, o valor do Facebook encolheu US$ 35 bilhões (ou aproximadamente R$ 115,5 bilhões) na bolsa de valores de tecnologia dos EUA.
A Cambridge Analytica é uma empresa de análise de dados que trabalhou com o time responsável para campanha do republicano Donald Trump nas eleições de 2016, nos Estados Unidos. A Cambridge Analytica teria comprado acesso a informações pessoais de usuários do Facebook e usado esses dados para criar um sistema que permitiu predizer e influenciar as escolhas dos eleitores nas urnas, segundo a investigação dos jornais, The Guardian e The New York Times.
Fonte: BBC News. Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook e o colocou na mira de autoridades. 2018. Online
	Entendendo que a “internet, em geral, é um espaço público. Então, quando você escreve ou posta em uma rede social, tem que partir sempre da suposição de que todo mundo está vendo” (LEVY, 2016) e que a presença cada vez maior de dispositivos e algoritmos na vida cotidiana traz novos dilemas para as áreas de personalização e da privacidade (PARISIER, 2012). Percebemos que as “impresso ões digitais” provocadas pela “humanidade”, tanto no meio digital como na cidade, são poderosas. Quando as pessoas começam a se relacionar redes de informação como fazem com seres humanos, podem ser convencidas a revelar informações implícitas que jamais entregariam diretamente. 
	A frase “conhecimento é poder” de Francis Bacon nunca foi tão atual. A diferença é que agora estamos vivenciando uma “redistribuição do poder da informação dos fracos para os poderosos” (SCHONBERGER, 2009). Se todos soubéssemos tudo sobre todos os outros, seria uma coisa, porém temos visto que entidades centralizadas sabem muito mais sobre nós do que nós sabemos uns sobre os outros (e, às vezes, mais do que sabemos sobre nós mesmos). Se conhecimento é poder, assimetrias de conhecimento são assimetrias de poder.
	Com base nos textos I e II e em tudo o que discutimos durante as primeiras duas aulas de nossa disciplina, responda: de que forma, você percebe o valor e a relevância da privacidade em tempos de cibercultura? Faça um texto dissertativo mencionando como esses fatores apresentados acima são (ou não) percebidos no seu cotidiano, demonstrando através de exemplos práticos a sua fluência no uso das mídias. Aproveite para apontar como os conteúdos estudados e discutidos em nossa sala de aula online ajudaram na sua compreensão do tema e na proposição de formas de atuação.
Quadro de avaliação para a APX1
Seu texto será avaliado a partir dos seguintes indicadores de qualidade:
	Indicadores de Qualidade
	Insatisfatório
(1,0)
	Satisfatório
(1,5)
	Bom
(2,0)
	Muito bom 
(2,5)
	Sobre a estrutura do texto
	
	
	
	
	O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.
	
	
	
	
	Apresenta linguagem clara e sem erros gramaticais. Apresenta as referências bibliográficas a partir das normas da ABNT.
	
	
	
	
	Sobre o conteúdo
	
	
	
	
	O texto apresenta um quadro teórico coerente com a proposta de argumentação.
	
	
	
	
	O autor desenvolve argumentos criativos e defende criticamente o seu ponto de vista.
	
	
	
	
	Nota final da AP1
	
	Comentários do tutor(a), com sugestões para novos estudos.
	
BOM TRABALHO!
A conectividade liga o mundo, trás praticidades ao acesso a informações e conhecimentos mais também evidencia incertezas quanto a privacidade do usuário e a veracidade da informações recebidas.
As mídias sociais facilitam o cotidiano em casa, no trabalho , na escola os conteúdos são disponibilizados com tanta rapidez que por vezes nem nos damos conta e conseguimos filtrar tudo o que recebemos. Por isto, o próprio sistema faz uma análise do tipo de conteúdo utilizado frequentemente pelo usuário e cria uma bolha disponibilizando somente informações parecidas isto é um facilitador sim, mais também deixa este usuário tolhido a apenas um tipo de saber não podendo ter informações que discorde dele .
 Precisamos estar atentos a este tipo de procedimento porque precisamos ter uma mente aberta a todo tipo de informação e poder analisa las e criar sua própria opinião sem interferências/manipulação quando recebemos uma notícia .
No caso das fake News é fácil só apertar o botão e repassar a notícia porque por vezes nem a lemos totalmente só o enunciado que sempre é bastante chamativo mais desconfie quanto mais chamativo mais duvidoso sua veracidade , poucos sabem e utilizam a checagem destas informações até porque não é um serviço muito divulgado mais que pode evitar danos imensuráveis por que a privacidade é algo individual precisamos nos atentar que não é porque uma pessoa deseja se expor na internet que você também pode expor os outros , sua intimidade seus dados sem autorização .
Nestas aulas de informática na educação se evidenciou como o uso das tecnologias facilitou o contato daspessoas socialmente , no trabalho , na escola mais também como é importante saber utilizar, confesso que as aulas EAD me permitiram um acesso maior ao conhecimento sobre as mais diferenciadas mídias( jogos, sistema , checagem, aulas ,etc) com uma visão diferenciada sobre a internet que me proporcionou ganhos educacionais e tecnológicos com autonomia para tentar saber identificar diferentes situações que a internet pode proporcionar seja em fake News, dados vazados ou mesmo bolha filtradas . 
Um usuário consciente não se deixa iludir pela facilidade oferecida pelo sistema nem repassa informações duvidosas sem antes verificar utilize a tecnologia sim mais sabiamente segura do que está fazendo e sabendo que não está se prejudicando nem prejudicando outras pessoas.
Referência:
SANTOS, Julieide Muller. Os efeitos da tecnologia gerando beneficios e males. Portal educação,2020. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/os-efeitos-da-tecnologia-gerando-beneficios-e-males/57586 Acessado em:24 de Abril de 2021.
.
.

Outros materiais