Buscar

A psicologia social foi a união de teorias da psicologia

Prévia do material em texto

Nome: Abdias Floriano Tisso
Trabalho da cadeira: Psicologia Comunitária
Ecossistema é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.
Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
Vulnerabilidade de acordo Ana Sant'Anna (2005) propoe a divisao de tres tipos interligados de componentes para o conceito: componente Individual refere-se aos componentes e as praticas adotadas pelos adolescentes; Social relaciona-se a estrutura da sociedade e Institucional esta ligado a capacidade de resposta das istituiçoes publicas as necessidades desses sujeitos.
Logo pode se dizer que a vulnerabilidade pretende expressar a sintese de situaçoes que suscetibiliza as pessoas aos agravos, os potenciais de adoecimento e nao adoecimento relacionados a individuos e grupos que vivem determinado conjunto de situaçoes.
Infraestrutura é o conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socieconômico de uma região tais como:
· saneamento: aqui, podemos incluir a coleta de lixo, abastecimento de agua potavel, a coleta e tratamento de esgoto e valas de drenagem domestico e industrial, alem da limpeza de vias publicas. Esses serviços sao in dispensaveis para a prevençao de doenças e o aumento da qualidade de vida e bem-estar da populaçao; 
· Transporte: o investimento em mobilidade urbana e na construção de estradas, aeroportos, ferrovias, hidrovias e portos são fundamentais para o desenvolvimento econômico, uma vez que repercute no deslocamento de pessoas e mercadoria;
· Energia: esse e um dos principais serviços de infraestrutura, tanto a geração quanto a distribuição dela, visto que a energia e importante para o abastecimento de residências, empresas e indústrias, alem de propriedades do campo e veículos; 
· Telecomunicação: e essencial para a troca de informações entre pessoas e empresas de diversas localizações, ou seja, a realização de negocio. Isso pode ser feito através de celular, telefone fixo, internet e outros meios.
Diferenciando entre a Psicologia Social da Psicologia Comunitária, pode-se dizer que:
A psicologia social foi a união de teorias da psicologia, sociologia e a antropologia visando um trabalho junto às instituições sociais em benefício do homem que vive em sociedade, mas, sua base de estudos estava voltada para as instituições, principalmente as instituições totais ou totalitárias. Daí surge uma nova corrente de pensamento que não concordava com um trabalho direcionado às instituições e parte para uma busca de respostas sobre a formação de comunidades, sobre o estudo do homem em sociedade e no contexto da inserção desse homem no associativismo e na construção de uma sociedade mais humana e mais justa para todos e todas, enquanto que, a psicologia comunitária cria seu viés de trabalho especificamente com o homem inserido na comunidade e sua atuação na organização dessa comunidade para o controle social, ou seja, A psicologia comunitária estuda os contextos dos indivíduos dentro das comunidades e da sociedade em geral, e as relações do indivíduo com as comunidades e a sociedade. Neste casa os psicólogos comunitários procuram entender a qualidade de vida dos indivíduos dentro de grupos, organizações e instituições, comunidades e sociedade. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida através de pesquisa e ação colaborativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes