Buscar

A Guerra do FOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Guerra do FOGO
O filme “A guerra do fogo” é um filme educativo e que nos mostra como ocorreu a evolução do “homem” e como o ser humano precisou se adaptar a natureza para chegarmos onde estamos hoje, mostra que desde de antes da civilização, da escrita, do domínio do fogo e da fala já havia comunicação, já havia formas de comunicação através de gestos, gemidos, através de diversos comportamentos e até mesmo sentimento. O filme foi influenciado pelas teorias evolucionarias do cientista Charles Darwin.
O texto de ENGELS Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem, podemos compreender que o trabalho é a riqueza, onde a natureza fornece os matérias que o homem através do seu trabalho e esforço transforma em riqueza, não se adaptando a ela, mas sim, a transformando para sua sobrevivência. 
Assim como o filme assistido pela turma, o texto de ENGELS baseasse na teoria de Darwin sobre a evolução e transformação dos macacos antropomorfos. (Os símios ou "macacos antropomorfos" é a nomeação geral para os primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés entre outros). O filme apresenta cenas que nos revelam maneiras utilizadas no processo de ensino-aprendizagem primitivo, e o o que pudemos observar é que além da imitação, a repetição de movimentos e gestos e as trocas culturais, no caso entre as tribos, favoreciam e facilitavam o aprendizado.
Segundo ENGELS ao decorrer dos anos os macacos foram evoluindo fisicamente e também foram adaptando seus órgãos, movimentos e funções desenvolvendo habilidades e flexibilidades, que foram transmitidas de geração em geração. Toda essa transformação do macaco em homem se deu através do trabalho, pois a adaptação a novas funções, pela transmissão hereditárias, do aperfeiçoamento adquirido pelos músculos e ossos desenvolvidos através do trabalho, assim com o passar do tempo o desenvolvimento dos pês e da mão, a forma de andar ereta foram desenvolvendo completamente outras funções do organismo e do corpo em geral por meio do trabalho. 
Em seguida a transformação da natureza para sua sobrevivência através do domínio das mãos – trabalho, em seguida surgiu a necessidade da fala, o desenvolvimento da laringe para a comunicação falada iniciando com o balbuciar em seguida desenvolvendo a falar, com o trabalho e a linguagem notou-se o desenvolvimento e a transformação gradual do cérebro do macaco em cérebro humano, desenvolvendo também os órgãos dos sentidos, assim como o desenvolvimento da fala, foi acompanhando o desenvolvimento do ouvido, que foi melhorando a clareza de consciência, abstração e discernimento repercutindo através do trabalho e da linguagem, separando o macaco do homem. Segundo ENGELS é o trabalho que separa a sociedade humana da manada de macacos, pois os animais sobrevivem adaptando-se do que a natureza oferece, já o homem, vive através da sua força de trabalho transformando-a para o seu conforto e sobrevivência, um exemplo era o modo como os macacos se alimentavam, com o início do trabalho foram se desenvolvendo instrumentos de pesca e caça os quais eram utilizados também como armas. A passagem de macaco para homem permitiu que o homem se alimenta-se melhor, com isso, a carne também provocou o uso do fogo e a domesticação dos animais, assim o homem aprendeu a sobreviver em qualquer clima e a qualquer superfície habitável da terra, era somente o homem que conseguia viver assim por conta própria. 
As mãos, os órgãos da linguagem e o cérebro na execução de operações mais complexas permitiram que o homem/sociedade pudesse seguir se desenvolvendo e aprimorando seu conhecimento. O trabalho seguiu se diversificando e aperfeiçoando-se de geração em geração, com isso a caça e a pesca se juntaram a agricultura, a tecelagem, os metais, a navegação, o comercio, os ofícios, as artes, e as ciências, mais tarde o surgimentos das nações e os estados, através das tribos, surgindo a necessidade do direito e da política. 
Por fim os animais somente podem utilizar a natureza. Eles não a transformam, apenas alteram-na com sua presença. Já o homem modifica a natureza e a domina-a por meio do trabalho para a sua sobrevivência, podendo assim plantar e colher, e assim como acabar destruindo-a, pelo pensamento de ganancia, posse e acumulação de riquezas, com um pensamento errado, o qual veem a natureza como um meio inesgotável e infinito de matérias-primas. 
Esse texto ENGELS apresenta uma contribuição muito rica para compreendermos a transformação do macaco em homem, e com isso longo da história da humanidade percebemos que o trabalho, a atividade intelectual e laboral, vem modificando e construindo a nossa própria existência.
E é por meio dele que a humanidade se adapta e modifica o meio a sua volta, com isso vai aperfeiçoando suas próprias estruturas e construindo sua história, dentro de uma sociedade que ele próprio produz pelo desenvolvimento das funções psicológicas e intelectuais.
Fonte:
 Filme indicado pelo professor via moodle Acadêmico: 
https://moodle-academico.uffs.edu.br/mod/url/view.php?id=372589
Textos: Parte 1 - Pedagogia e Psicologia - Cap 10
https://moodleacademico.uffs.edu.br/mod/resource/view.php?id=387795
Parte 2 - Pedagogia e Psicologia - Cap 10
https://moodle-academico.uffs.edu.br/mod/resource/view.php?id=387799

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes