Buscar

SAÚDE AMBIENTAL, BIOSSEGURANÇA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Prévia do material em texto

Em relação à Equidade em Saúde, assinale a alternativa correta:
Alternativa correta:
A questão central a ser tratada pelas políticas que almejam equidade em saúde é a redução ou a eliminação das diferenças que advêm de fatores considerados evitáveis e injustos, criando, desse modo, igual oportunidade em saúde e reduzindo as diferenças injustas tanto quanto possível.
O Enfermeiro tem papel fundamental nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos nos serviços de saúde. Dessa maneira, o Enfermeiro deve possuir conhecimento da legislação brasileira a respeito dos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde. Assinale a alternativa correta:
Alternativa correta:
Materiais e equipamentos para saúde classificados como artigos semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível após a limpeza.
Após debates intensos, a Lei de Biossegurança foi aprovada no Congresso em março de 2005, permitindo o uso de embriões humanos em pesquisas sobre células tronco embrionárias, desde que congelados há mais de três anos e com consentimento dos casais doadores. Um pesquisador submeteu ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) a proposta de um projeto em que tentaria realizar a transferência de núcleos de células somáticas de um paciente tetraplégico para ovócitos sem núcleo, com a finalidade de estabelecer uma linhagem de células-tronco embrionárias geneticamente semelhantes às do paciente, para futuras terapias. O projeto está de acordo com a lei PORQUE a Lei da Biossegurança permite as pesquisas com clonagem terapêutica.  Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa correta:
a asserção e a razão estão erradas.
O profissional de saúde está frequentemente exposto a riscos químicos, biológicos e físicos. Os laboratórios clínicos devem possuir normas de biossegurança para minimizar os riscos potenciais associados ao trabalho desenvolvido. Em relação às normas de biossegurança, é correto afirmar:
Alternativa correta:
 Os procedimentos de biossegurança devem estar incorporados aos procedimentos operacionais padrões (POP), e os funcionários devem ser orientados sobre os riscos.
O campo tácito da saúde coletiva deveria centrar-se na promoção da saúde ambiental, que contemplaria tanto a saúde humana quanto a dos ecossistemas, de maneira uníssona, visto que, em uma realidade globalizada e complexa, tornou-se impossível pensar essas duas dimensões em separado” (MACHADO, C. J. S.; RAMOS, R. R. Ciência, saúde coletiva, meio ambiente e sociedade. Jornal da Ciência, n. 13, 2010) Sobre saúde ambiental, assinale a afirmativa INCORRETA:
Alternativa correta:
Analisa a influência do ser humano na degradação do meio ambiente, aplicando medidas de controle e prevenção de intemperismo ambiental.
 De acordo com a Lei n. 8080/90, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações: I. de vigilância sanitária. II. de saúde do trabalhador. III. de assistência terapêutica, exceto a farmacêutica. IV. de saneamento básico. Assinale a alternativa que aponta as corretas:
Alternativa correta:
 Apenas I, II e IV.
A enfermeira Ana ao iniciar suas atividades no PSF do Carmo fez uma visita de reconhecimento da área de cobertura do PSF. Identificou que havia lançamento de dejetos químicos na água e no solo, pois uma fábrica que produz cosméticos estava lançando seus dejetos em um córrego e em um terreno baldio do bairro, sem tratamento, conforme contou um funcionário da fábrica.  A ação imediata da enfermeira é:
Alternativa correta:
reunir a equipe de saúde, representante da vigilância ambiental do município e líderes da comunidade, para discutir o problema encontrado e, assim, juntos traçarem a melhor estratégia para a solução do problema.
Hipócrates afirmou, há mais de dois mil anos: “primeiro, não cause dano”. Até recentemente os eventos adversos, os erros e os incidentes associados à assistência à saúde eram considerados inevitáveis ou reconhecidos como um ato realizado por profissionais mal treinados. Com vistas à redução dos danos causados durante a assistência foi criado em 2011, o Protocolo para Segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde. Nesse sentido, a ANVISA/MS estabeleceu um conjunto de ações para a Segurança do Paciente no Brasil, tais como: 
I - Orientação para higienização das mãos, adoção de procedimentos clínicos seguros, maior controle e segurança do sangue e hemoderivados, a administração segura de injetáveis e de imunobiológicos e culmina na segurança da água e no manejo dos resíduos. 
II - Tais medidas foram adotadas associadas às informações produzidas por profissionais de saúde que repercutiram na adoção de práticas que foram amplamente divulgadas a fim de focar na prevenção e redução das IRAS. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
O transporte interno de resíduos de serviço de saúde deve ser realizado:
Alternativa correta:
com o uso de recipiente de material rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados, identificados com o símbolo correspondente.
Em um laboratório de pesquisa, a autoclave é um dos equipamentos mais utilizados para eliminar os microrganismos e controlar o crescimento deles. Marque a opção que representa verdadeira sobre a autoclave:
Alternativa correta:
Realiza a esterilização de vidrarias pela exposição a 121 ºC e 1 atm de pressão.

Continue navegando