A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
TIPOS DE VARIÁVEIS E DADO ESTATÍSTICO

Pré-visualização|Página 1 de 1

TIPOS DE VARIÁVEIS E DADO ESTATÍSTICO

Vieira, Sonia, 1942- Introdução à Bioestatística Sonia Vieira. - Rio de Janeiro : Editora elsevier, 2016.5.ed Cap:1   

Estatística é a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de informações .Os estatísticos trabalham com informações"

  • "Variável é uma condição ou característica das unidades da população."
  • HTML image 0
  • "Uma variável é qualitativa ou categorizada quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas, como sexo (masculino ou feminino), tipo de sangue (O, A, B, AB), cidade de nascimento.
  • Uma variável é quantitativa ou numérica quando é expressa por números como idade, estatura, número de alunos de uma escola, número de comprimidos em uma caixa.
  • As variáveis qualitativas ou categorizadas são classificadas em dois tipos: 

.A variável é nominal quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas nomeadas em qualquer ordem. São variáveis nominais: cor de cabelos (loiro, castanho, preto, ruivo), tipo de sangue (O, A, B, AB), não ter ou ter determinada doença.

A variável é ordinal quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas que têm ordem natural. São variáveis ordinais: escolaridade (primeiro grau, segundo grau, terceiro grau), classe social (A, B, C, D, E), gravidade de uma doença (leve, moderada, severa) etc.

  • As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos: Discreta; Contínua


.A variável discreta só pode assumir alguns valores em dado intervalo. São variáveis discretas: número de filhos (nenhum, 1, 2, 3, 4, 5 ou mais), quantidade de visitas ao médico no último ano (zero, 1, 2, 3, 4 ou mais), número de pessoas na fila de espera de um serviço de saúde.A variável contínua assume qualquer valor em dado intervalo. São variáveis contínuas: peso, temperatura corporal, pressão sanguínea."

  • Se a variável for qualitativa, a apuração se resume a uma simples contagem.Quando a variável é quantitativa, é preciso anotar, na apuração, cada valor observado.
  • As tabelas devem conter os seguintes elementos: título, cabeçalho, indicador de linha, células e moldura