Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
modelo 2 PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR - ESPECIAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
RELATÓRIO
PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR - ESPECIAL
CASCALHO RICO/MG 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
APRESENTAÇÃO	3
ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO	4
CONCLUSÃO	5
REFERÊNCIAS	5
 (
5
)
1 INTRODUÇÃO
Com a finalidade e o propósito de salvar vidas em toda e qualquer situação, faz-se necessário o conhecimento básico dos procedimentos de primeiros socorros no ambiente escolar, uma vez que todos podem e devem realizar esse atendimento inicial, até que o órgão competente chegue ao local do ocorrido, dando assistência ao atendimento especializado. Se houver falta de conhecimento em primeiros socorros, tornará mais difícil a reversão da situação problema em casos de acidentes, fazendo com que se tome iniciativa de ajudar e acabe prestando a assistência de forma insatisfatória, com condutas inadequadas, podendo vir a agravar mais ainda o caso.
O conhecimento prévio em Primeiros Socorros é de extrema relevância no momento exato de prestação ao socorro à vítima de algum tipo de trauma. Em todos os lugares, há o risco eminente de acidente, seja ele de natureza leve ou grave e no ambiente escolar não é exceção. A escola é basicamente um segundo endereço de cada estudante, já que o mesmo passa nesse ambiente, cerca de um terço de seu tempo nela. Diante desse fato, faz-se necessário que a gestão escolar e toda sua equipe recebam treinamentos para saber como agir diante dessa situação.
2 APRESENTAÇÃO
O curso de primeiros socorros para professores no ambiente escolar tem muito a contribuir na sala de aula, tanto para o corpo docente quanto para o aluno. Podemos aprender que uma simples manobra técnica de primeiros socorros pode ser muito valiosa, e pode salvar a vida de uma criança vítima de asfixia por objeto ou alimento, ou até mesmo um adulto.
Portanto em 2018, foi criada a Lei 13722, conhecida como Lei Lucas, institui como obrigatória a participação e capacitação em Primeiros Socorros toda a equipe escolar envolvida no ensino e aprendizagem dos alunos, sem distinção entre ensino público e particular. O principal objetivo do texto legislativo é preparar os profissionais para agir com segurança e presteza no atendimento inicial emergencial, já que todos os locais estão propensos a qualquer situação acidental.
Essa lei em questão teve como ponto inicial a morte do menino Lucas Begalli, de apenas 10 anos, no qual engasgou comendo um cachorro quente em um
passeio da escola. Ninguém da equipe escolar soube lidar com os procedimentos necessários de Primeiros Socorros, pois não tinham preparo para tal situação. Sendo assim, tal acontecimento chamou atenção para a necessidade da equipe escolar conhecer técnicas, mesmo que básicas, de salvamento.
3 ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO
Nos dias atuais é muito importância que todos da equipe das instituições de ensino e alunos, tenham conhecimentos sobre como agir diante de um acidente e prestar os Primeiros Socorros. Nesse caso o professor pode contar em sala de aula com recursos tecnológicos para passar o conhecimento de primeiros socorros aos alunos, para que os mesmos adquiram um pouco de conhecimento de como fazer em caso de algum imprevisto. A tecnologia consiste na apresentação de slides e vídeos bem elaborados com imagens bem nítidas ou podendo ser utilizado aplicativos de primeiros socorros e de anatomia humana nos smartphones e tablets dos alunos, auxiliando em uma melhor explicação do conteúdo.
Além de manter o conhecimento de primeiros socorros em sala de aula a instituição de ensino deve ter em sua posse um kit básico de primeiros:
· Gaze
· Compressa
· Atadura de crepom de 10 cm
· Micropore
· Esparadrapo
· Bolsa Termogel
· Luvas cirúrgicas descartáveis
· Almotolia de Sabão Líquido
· Soro fisiológico 0,9%
· Band-Aid
· Tesoura sem ponta
· Termômetro Digital
· Frasco de Álcool 70%
· Água oxigenada – volume 10
· Algodão
· Antisséptico
· Cotonetes
· Pinças
· Pomada para queimadura
· Repelente contra insetos
· Remédios e medicamentos (ex: Paracetamol, ibuprofeno ou cetirizina)
· Solução de iodo
· Toalhas antissépticas
4 CONCLUSÃO
A partir da realização do curso sobre Primeiros socorros pude perceber que o ambiente escolar é um local propício para a ocorrência de eventuais acidentes graves ou não, assim como qualquer outro local. As noções básicas dos primeiros socorros são fundamentais para a preservação da vida e do estado emocional da vítima. O despreparo pode acarretar danos e consequências irreversíveis tanto ao socorrista quanto ao acidentado. Todos podem realizar o atendimento inicial necessário, garantindo sua segurança e proporcionando uma segurança e tranquilidade a vítima.
Aprender técnicas de noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar pode ser considerado uma porta de entrada para a prestação de socorro além de ser um dever moral é um dever legal e sua recusa é considerada crime de omissão de socorro.
Portando, aprender Noções de Primeiros Socorros visa aprimorar o conhecimento e a importância do tema proporcionando assim a formação de sujeitos críticos, reflexivos com capacidade de enfrentar e saber se posicionar diante situações de maior complexidade.
REFERÊNCIAS
CONTEÚDO, artigos de estudo do Portal AVA/
BRASIL. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm>. Acesso em: 31 de maio de 2021
Lei Lucas: Conheça a história por detrás da lei. CMOSDRAKE. Disponível em: < https://cmosdrake.com.br/blog/lei-lucas-conheca-a-historia-por-detras-da- lei/#:~:text=A%20necessidade%20dessa%20lei%20ocorreu,pelas%20pessoas%20r espons%C3%A1veis%20pelo%20evento.>. Acesso em: 31 de maio de 2021
Primeiros socorros nas escolas: como preparar professores para lidar com emergências. CMOSDRAKE. Disponível em: < https://cmosdrake.com.br/blog/primeiros-socorros-nas-escolas-como-preparar- professores-para-lidar-com-emergencias/>. Acesso em: 31 de maio de 2021
Primeiros socorros na escola: sabe por que é tão importante?. Equipe Educamundo 30/03/2020. Disponível em: < https://www.educamundo.com.br/blog/primeiros- socorros-escola>. Acesso em: 01 jun. 2021