Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
RELATÓRIO DOAÇÃO DE SANGUE

Pré-visualização | Página 1 de 1

Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
RELATÓRIO DE VISITA: Hemominas - PACE - Araguari
CASCALHO RICO/MG 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
APRESENTAÇÃO	3
PROCESSO DE DOAÇÃO DE SANGUE	4
CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
 (
2
)
1	INTRODUÇÃO
Instituída em 26 de dezembro de 1989, através da Lei n° 10.057, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas, com personalidade jurídica própria, de direito público, vincula-se à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem por finalidade assegurar unidade de comando e direção às políticas estaduais relativas à hematologia e hemoterapia, garantindo à população a oferta de sangue e hemoderivados de qualidade.
A Fundação Hemominas desenvolve atividades nas áreas de prestação de serviço, assistência médica, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade e educação sanitária.
Horário de atendimento:
Quintas-feiras: distribuição de senhas* a partir das 7h30 até o limite operacional ou até as 11h30 (o que ocorrer primeiro). * As senhas são distribuídas por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de senhas.
Endereço: R. José Carrijo, 205 - Centro, Araguari - MG, 38440-264
2	APRESENTAÇÃO
Chegando ao Hemocentro, é feito cadastro de dados e avaliação física verificando a padronagem para segurança do próprio doador. Após feita triagem clínica o qual ocorrem entrevistas visando a fidedignidade e o não
comprometimento do sangue a ser doado. É calculado nesse momento os grupos de risco, onde classifica-se a habilitação do doador.
Então encaminha-se para o setor de doação a qual dependendo do calibre da veia ou artéria a ser acessada, levará cerca de cinco a dez minutos no máximo a retirada do sangue. Durante todo processo o doador do sendo monitorado para verificação do quadro clínico do mesmo. Ao término da doação e se o doador estiver com quadro estável ., o mesmo é encaminhado para um pequeno refeitório onde lhe será servido um lanche para que recupere suas forças e assim possa retornar bem ao seu lar.
Podem ocorrer reações pós doação que normalmente não trazem riscos, como queda de pressão arterial e hematoma no local da punção.
A CLT garante "um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada". A falta, portanto, não pode acarretar em desconto de horas e nem de salário, desde que o funcionário apresente o comprovante entregue no hospital ou posto de doação.
3	PROCESSO DE DOAÇÃO DE SANGUE
O DOADOR DEVE:
· Trazer documento oficial com foto ( RG, CTPS , Certificado de Reservista, Carteira de Conselho Profissional ou CNH).
· Estar bem de saúde
· Doadores entre 16 e 17 anos são aceitos mediante autorização formal dos pais ou responsáveis legais, desacompanhado, se emancipado, portando fotocópia autenticada do documento que comprova a emancipação. A certidão de casamento do menor é comprovação da emancipação.
· Pesar mais de 50 Kg
· Não estar em jejum procurando não ingerir alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação
· Não fumar duas horas antes da doação
· Não ingerir bebidas alcoólicas nas anteriores 24 h
· Dormir 6h no mínimo antes da doação
· A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 69 anos.
· Possuir entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS NA DOAÇÃO :
· Febre
· Gripe
· Gravidez
· Noventa dias após parto normal ou cento e noventa dias em caso de cesárea
· Uso de alguns medicamentos
· Pessoas que adotaram comportamentos de risco para DSTs
· Tatuagem e piercing
· Ferimentos não cicatrizados
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS ;
· Hepatite após os 11 anos de idade
· Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue
:HEPATITE B e C, AIDS (vírus HIV), vírus HTLV I e II, e doença de CHAGAS e MALÁRIA
INTERVALO PARA DOAÇÕES;
* Mulheres podem doar a cada três meses não ultrapassando três doações no ano
* Homens podem doar a cada dois meses não ultrapassando quatro doações no ano
APÓS A DOAÇÃO DE SANGUE DEVEM SER SEGUIDOS ALGUNS CUIDADOS:
*Evitar esforços físicos exagerados nas próximas doze horas
*Aumentar o consumo de líquidos
*Não fumar nas próximas duas horas
*Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas próximas doze horas
*Manter o curativo no local pelo menos quatro horas após doação
*Não praticar atividades que exijam equilíbrio
*Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar e andaimes, praticar paraquedismo e mergulho.
4	CONCLUSÃO
Portanto, a doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. Os equipamentos são de última geração, os profissionais recebem treinamentos constantes.
Sangue é um “remédio” diferente dos outros: não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia - somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humanas.
REFERÊNCIAS
Condições e restrições. Fundação Hemominas 17/02/2021. Disponível em:
<http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao- de-sangue/orientacoes-sobre-doacao#doa%C3%A7%C3%A3o-segura>. Acesso em: 17 de jun. de 2021.
Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos. Ministério da Saúde 22/05/2020. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a- z/doacao-de-sangue>. Acesso em: 18 de jun. de 2021.