Buscar

RELATÓRIO DIFERENÇAS CULTURAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DIFERENÇAS CULTURAIS
NOME: Daiane Duarte
O Cabelo de Lelê
Autor: Valeria Belém
Tal história trata-se de uma menina que não gostava das suas madeixas crespas. Ela as puxava, esticava, tentando entender o motivo dos fios serem tão encaracolados. Analisando até esse ponto podemos observar que a dúvida da protagonista deste livrinho é também de muitas meninas por aí, que não entendem a origem de seus fios por não conhecer sua origem ancestral.
Continuando a leitura do livro, depois de muito procurar, Lelê encontra um livro que responde sua pergunta e mostra os vários tipos de cabelo no continente africano. Seria um ponto muito importante para ser discutindo em sala de aula, pois foi a partir daí, que Lelê aprende a valorizar os seus traços e ver beleza em sua heranças ancestrais. 
Como podemos observar através de muita leitura e pesquisa a protagonista conseguiu compreender a origem de seus cachinhos, é sempre importante destacar que a cultura africana é extremamente rica e diversificada. E toda essa diversidade teve um papel importante na formação da identidade cultural afro-brasileira. Além dos traços físicos e marcas genéticas na população, a matriz africana tem influência no jeito de viver brasileiro.
Portanto uma boa estratégia para contar essa história em sala de aula, seria a partir de uma contação de história por meio do “Teatro de Fantoches”, dessa forma iria chamar totalmente a atenção da turma, pois à utilização de bonecos.
Referências:
http://www.santabarbara.sp.gov.br/educacao/semanas1a8/v1/fundamental/arquivos/2ano/8semana/o-cabelo-de-lele.pdf

Outros materiais