Buscar

Edentulismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Edentulismo
· Caracterizado pela perda dos elementos dentais.
· Alta prevalência em idosos, sendo mais comum após os 60 anos
· Dentre as causas que podemos relacionar
· Diminuição do fluxo salivar - por questões fisiológicas como Hipossalivação ou por questões patológicas como a xerostomia
· Mais a frente eu vou falar de maneira sucinta a diferença entre uma hipossalivação e a Xerostomia
· Decorrente da diminuição ou até perda de sua capacidade motora Consequentemente não conseguirá fazer uma correta higienização, que leva a patologias na cavidade oral como cárie ou doenças periodontais que se não tratadas, levarão a perda dos dentes
· Outro ponto é não fazer consultas de prevenção e controle com o Cirurgião dentista
· Hábitos como Tabagismo e etilismo são fatores que podem agravar doenças pré-existentes que podem levar também a essa perda dental
· Baixo nível socioeconômico, que na maioria das vezes, com menos informações e com um histórico familiar de perdas dentárias precoces, esses pacientes optam por fazer a remoção precoce desses dentes, não entendendo a importância de mantê-los em boca
· Além dos casos em que o paciente possui poucos dentes em boca, porém íntegros, mas não sabendo da importância de mantê-los, não recebeu uma devida instrução do CD, optam por removê-los e confeccionar um PT.
· Consequências
· Podem gerar problemas no quesito funcional, estético, psicológico e social, refletindo de maneira direta na sua alimentação e consequentemente em sua qualidade de vida
· A falta dos dentes leva o paciente a manter uma dieta mais pastosa, rica em carboidratos fato este que proporciona um aumento do peso corporal, e consequentemente pode levar ao desenvolvimento de doenças sistêmicas como a obesidade, a hipertensão arterial, diabetes entre outras.
· Pela falta desses dentes, esses pacientes optam por fazer uma alimentação com alimentos menos consistentes. Isso pode vir a ser um problema pois se o paciente não está usando a musculatura de maneira adequada, ela tende a atrofiar e com isso, terá prejuízos, tanto na questão estética quando na questão de autoestima. 
· Outro ponto é a questão de trituração de alimentos, se não há dentes para fazer esse mecanismo, os alimentos no momento da deglutição, causarão um maior incômodo, pois teoricamente o espaço para a passagem desses alimentos é curto, e como estão entrando alimentos maiores, poderão causar um desconforto para esse paciente, podendo ocasionar engasgos frequentes, tornando a alimentação uma tarefa mais complicada, com isso esses pacientes acabam optando por não se alimentar, tendo uma repercussão sistêmica.
· Por fim, é a questão de como esses pacientes não possuem dentes para fazer mastigação, acabam utilizando muito a língua para amassar esses alimentos, o que pode gerar um problema de deglutição e até ocasionar ferimento da mucosa dependendo do tipo do alimento que ingere.
· Papel do fonoaudiólogo
· Basicamente consiste em auxiliar o paciente a ter uma melhora no processo mastigatório, tanto na questão de adaptação protética, quanto na reeducação da língua, deixando ela no seu local ideal para que o paciente possa restabelecer sua alimentação de maneira adequada, melhorando sua qualidade de vida. Ele vai trabalhar juntamente com o cirurgião dentista e as vezes um nutricionista (Que pode auxiliar na questão de inserção de alimentos e fazer uma dieta equilibrada)
Xerostomia
· Hipo x Xerostomia
· Saliva produzida em nossa cavidade oral 90% é decorrida das glândulas salivares maiores (Parótida, submandibular e sublingual), os outros 10% são decorrentes das glândulas salivares menores.
· Com o passar dos anos, pelo processo de envelhecimento natural que nosso corpo passa, a celularidade nos ácinos (Células que compõe nossas glândulas salivares) diminuem consequentemente, há uma menor produção salivar. Além disso, a saliva deixa de ter uma fluidez e passa a ser mais viscosa.
· Essa diminuição natural/fisiológica de produção salivar é a hipossalivação (É um diagnóstico diferencial para xerostomia - Consiste na diminuição do fluxo salivar, porém sem apresentar secura da mucosa, no entanto pode ter um repercussão clínica severa, podendo ser transitória ou permanente). 
· Já a Xerostomia é uma condição patológica, que geralmente é decorrente de uso de medicações como ansiolíticos, anti-depressivos, anti-hipertensivos que é caracterizada pela sensação de “boca seca”. Além de medicamentos, fatores como radioterapia de neoplasias malignas de cabeça e pescoço, doenças como síndrome de Sjogren e cirrose hepática, estado emocional muito alterado, hábitos tabagistas podem contribuir para o aparecimento dessa patologia.
· Prevalência
· Geralmente ocorrem em pessoas acima dos 65 anos, no entanto podem acontecer em qualquer momento da vida. Acomete tanto homens quanto mulheres
· Controvérsias entre os autores
· Em alguns artigos que nós buscamos para fazermos esse trabalho, houveram algumas divergências em relação a essa questão do fluxo salivar 
· Kina, Belotti & Bruneti relataram que a quantidade de fluxo salivar na terceira idade vai, naturalmente, sendo minimizada, e não tem qualquer efeito significativo, mas, quando associada com outros fatores, este fluxo pode ser reduzido significativamente
· Hayflick afirmou que o fluxo da saliva e de seus componentes permanece estável durante todo o processo de envelhecimento.
· Russel revelou acreditar que a redução do fluxo pode ser confundida com o uso de medicamentos, bem como pela presença de enfermidades sistêmicas.
· Essas foram algumas das divergências que consegui encontrar, no entanto a grande maioria relata a que essa redução da produção é uma condição fisiológica, que fatalmente ocorrerá com o processo do envelhecimento e essa associada a fatores como medicamentos ou doenças sistêmicas, podem ocasionar a xerostomia
· Principais sintomas
· Diminuição da quantidade de saliva, boca seca ou secura bucal, ardor lingual, queimação bucal, dificuldades na mastigação/deglutição/fonação, halitose, saliva viscosa espumante.
· Consequências
· Com ausência da saliva na boca, há uma desregulação do pH bucal, deixando-o mais ácido, principalmente após refeições, tornando um ambiente mais susceptível a M.O, estes vão gerar substâncias que vão causar patologias, dentre elas cárie, por exemplo.
· Para pacientes que fazem uso de próteses dentárias, sem saliva na boca, não irá formar uma película de retenção para essa prótese, deixando-a mal adaptada, podendo ter repercussões na fala, mastigação e deglutição dos alimentos, além dos ferimentos em mucosa que podem ocorrer
· Com ausência de saliva, a formação do bolo alimentar sai prejudicada, podendo ter repercussões no sistema digestório
· Enfim, essas são algumas das várias alterações que a xerostomia pode ocasionar no paciente.
· Tratamento
· Deve-se principalmente identificar as possíveis causas e tentar resolvê-las ou mínimo minimizá-las. Fatores como sensação de boca seca, podem ser minimizados com uso de salivas artificiais. Muito importante fazer uma devida hidratação, a fim de evitar uma desidratação geral. Alguns artigos trouxeram que o uso da PILOCARPINA se mostrou eficaz no tratamento da xerostomia após radioterapia de cabeça e pescoço. Outros pontos que podem auxiliar é cessar hábitos como tabagismo e etilismo, além do uso da cafeína.

Outros materiais