Buscar

ATIVIDADE CÓDIGO DE ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – CÓDIGO DE ÉTICA
1. Preencha as lacunas de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: "É ___________ a comunicação externa, para os órgãos de responsabilização criminal, _____________ de autorização, de casos de violência contra crianças e adolescentes; idosos; e pessoas incapacitadas ou sem condições de firmar consentimento."
A) obrigatória; independentemente.
B) obrigatória; dependente.
C) facultativa; independentemente.
D) facultativa; dependente.
2. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. Em relação ao código de ética é correto afirmar, EXCETO:
A) É direito exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
 B) É direito do profissional de enfermagem negar a dar continuidade da assistência em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
C) É um direito ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.
D) Não é permitido ao profissional de enfermagem negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
E) É proibido ao profissional de enfermagem promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
3. Em relação ao Código de Ética de Enfermagem (Resolução COFEN 160, RJ, 12 de maio de 1993, Capítulo V - Das proibições), assinale a alternativa INCORRETA:
A) Denegrir a imagem do colega e/ou de Instituição onde trabalha.
B) Administrar medicamento sem certificar-se da natureza da droga que compõe e da existência de risco para o cliente.
C) Assinar as ações de enfermagem que não executou, exceto em situação de iminente risco de vida.
D) Sobrepor o interesse da ciência ao interesse e segurança da pessoa humana.
4. Acerca do Código de Ética do Profissional de Enfermagem, marque a alternativa INCORRETA:
A) O profissional de enfermagem deve exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
B) O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
C) É direito do profissional da enfermagem exercer a função com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
D) É proibido ao profissional da enfermagem obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.
5. Com base do que foi abordado na aula, cite 3 direitos e 3 deveres de acordo com o código de ética 0564/2017 da resolução do Cofen.
 Resposta pessoal. Corrigir se os direitos e deveres fazer parte da resolução
6. “As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:” Diga quais são as penalidades descritas pelo Cofen.
1. Advertência verbal 
2. Multa 
3. Censura 
4. Suspensão do exercício profissional 
5. Cassação do exercício profissional 
7. A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um determinado período de tempo e é divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. Qual é período de tempo da cassação?
A) 40 anos 
B) 10 anos 
C) 30 anos 
D) 20 anos 
8. Cite 3 proibições de acordo com o código de ética.
 Corrigir se as proibições estão descritas na resolução. 
9. De acordo com o que foi apresentado, diga porque é importante a Resolução 0564/2017 para os atuantes na área da enfermagem como um todo. 
Resposta pessoal.
10. Diga, qual é o conceito de enfermagem, com base no que é apresentado no preâmbulo da resolução 0564 para o COFEN. Redija com suas palavras 
Resposta pessoal

Outros materiais