Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Por vezes, os noticiários expõem alguma situação em que os presos conseguem adquirir drogas e utilizarem-nas nos ambientes penitenciários. Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006, p. 640) também abordam essa situação: "sabemos que a real situação do consumo de drogas nos presídios é ainda maior, pois geralmente o apenado omite fazer uso de substâncias psicoativas, já que esse dado concorre para aumentar a pena".
Levando isso em consideração, analise as afirmativas a seguir: I- Existem programas de saúde que são desenvolvidos nos espaços escolares, vinculados ao combate ao uso de drogas. O intuito é propiciar a prevenção do uso de álcool e cigarro, além de outros tipos de drogas lícitas ou ilícitas. Faz parte das ações desses programas esclarecer os malefícios que a utilização dessas drogas traz para o organismo e para a sociedade. Há programas em que a violência é abordada com estudantes, a fim de ajudá-los a reconhecer pressões e influências diárias à prática de violência, e a resistir a elas. II- As campanhas desenvolvidas pelo governo federal cujo público alvo são crianças e adolescentes focalizam a educação, sobretudo a alfabetização. A saúde não tem sido prioridade para o público infantil. Os poucos programas para as crianças são de imunização e aleitamento materno. Por isso, existem pressões da sociedade civil para que o governo federal desenvolva programas de saúde mental relativos ao álcool e outras drogas, direcionados para crianças. III- Aconteceram mudanças nas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Dentre elas, destacam-se: 1) O alinhamento entre a Política Nacional sobre Drogas e a recém-publicada Política Nacional de Saúde Mental. 2) Posição contrária à legalização das Drogas. 3) Modificação dos documentos legais de orientação sobre a Política Nacional sobre Drogas, destinados aos parceiros governamentais, profissionais da saúde e população em geral. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica".
( ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.
( ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si.
( ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - F - V.

A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos.
Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
b) Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
c) Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos.

Para Lima et al. (2019, p. 762), "as atividades educativas requerem que as comunidades rurais participem ativamente desde o planejamento das ações até a tomada de decisões sobre as necessidades de saúde e utilização dos recursos, bem como colaborem para a redução da dependência de cuidado curativo e da alta tecnologia". Tendo em vista a participação em termos de saúde pública, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A estrutura de construção de políticas públicas de saúde é um movimento que ocorre com a participação das esferas federal, estadual e municipal, tendo cada uma a responsabilidade de constituir seus conselhos e realizar conferências de saúde para a fomentação de planos para a manutenção e/ ou obtenção da saúde pública.
II- As políticas de saúde apresentam certa padronização. Sendo assim, elas constroem um padrão de sociedade que é desejado ao poder público. Por isso, é necessário que a sociedade civil organizada participe ativamente da formulação e observação das políticas de saúde que são ou não desenvolvidas em seu município.
III- De acordo com a Constituição Federal (1988), é dever do estado manter a saúde e bem-estar social da população. Ou seja, é responsabilidade dos estados e municípios elaborarem as políticas de saúde e aplicá-las. A população não deve ser responsabilizada pela saúde, tampouco se envolver nas questões de saúde pública, pois essa participação é anticonstitucional.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

A pesquisa de Leal et al. (2019, p. 1) sobre parto obstétrico, assistência perinatal e política de saúde constatou que: "houve um aumento significativo do número de mulheres com acesso à tecnologia apropriada ao parto entre os anos de 2011 e 2017 e redução de práticas consideradas prejudiciais. No setor privado, observou-se também redução nas taxas de cesariana e aumento da idade gestacional ao nascer. Os resultados deste estudo mostram que políticas públicas bem conduzidas podem mudar o cenário da atenção ao parto e nascimento, promovendo a redução de desfechos maternos e neonatais negativos".
Assim sendo, analise as afirmativas a seguir: I- Políticas de saúde são direta ou indiretamente vinculadas à história de lutas sociais e de direitos humanos. Além disso, elas dizem respeito à gestão em saúde, às políticas públicas e ao orçamento público. II- Políticas de saúde compõem o sistema que oferta serviços de saúde. A saúde pública se restringe ao sistema político e aos investimentos em saúde. Por conta de sua posição hierárquica, não recebe influência de instituições, nem da sociedade. III- O único foco da saúde pública é o tratamento ou a reabilitação em saúde. As esferas de prevenção e de promoção de saúde são vinculadas às políticas educacionais, e não às políticas de saúde. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Para Paparelli, Sato e Oliveira (2011, p. 122), "a perspectiva da Saúde do Trabalhador parte da concepção de que a saúde configura-se como um processo, e não um estado, sendo que o mais importante nesse processo é o ser humano ali comparecer como sujeito, como alguém com condições e instrumentos para interferir naquilo que lhe causa sofrimento."
Tendo em mente o conceito de saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É importante levar em consideração o conceito de saúde dentro do percurso histórico, até porque ele influencia no dia a dia das pessoas. ( ) O momento histórico, político, cultural e social, por qual as sociedades passaram e passam, interfere no conceito de saúde. ( ) O conceito universal de Saúde só foi elaborado a partir do início da Primeira Guerra Mundial, com a criação da Conferência de Jomtien. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Zen et al. (2018, p. 1099) fizeram uma pesquisa para "analisar o papel da sociedade civil na política de saúde da pessoa com deficiência no município de Aracaju-SE."
Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Secretarias estaduais. II- Municípios. III- Governo federal. ( ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.

no município de Aracaju-SE. Foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência. [...] Os resultados demonstram que o entendimento da concepção da deficiência, por parte dos representantes da sociedade civil, é difuso, transitando entre os paradigmas existentes. Foi notável a dificuldade dos representantes em propor temas para a agenda política no âmbito local e participar na formulação e implementação da política pública de saúde, criando um distanciamento entre os órgãos de controle social e gestão.
Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.
( ) Possuem estrutura e dinamizam os programas que são desenvolvidos pela esfera federal. Através de contrapartidas desenvolvem os programas que suscitam objetivos não de imediata resposta, mas de longo prazo. Buscam ajuda para a realização destes programas, de representantes que que são essenciais na aplicabilidade deles.
( ) Sua parcela de responsabilidade está elaboração dos planos e programas de saúde, verificando que ações são necessárias para atingir o público alvo de problemas relativos à saúde pública. Oferece diversos programas e busca dinamizá-los junto à população, através do Ministério da Saúde.
a) III - II - I.
b) II - III - I.
c) II - I - III.
d) I - III - II.

Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite o acesso de toda população às ações e serviços de saúde.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios.
( ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde.
( ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
a) V - F - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Por vezes, os noticiários expõem alguma situação em que os presos conseguem adquirir drogas e utilizarem-nas nos ambientes penitenciários. Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006, p. 640) também abordam essa situação: "sabemos que a real situação do consumo de drogas nos presídios é ainda maior, pois geralmente o apenado omite fazer uso de substâncias psicoativas, já que esse dado concorre para aumentar a pena".
Levando isso em consideração, analise as afirmativas a seguir: I- Existem programas de saúde que são desenvolvidos nos espaços escolares, vinculados ao combate ao uso de drogas. O intuito é propiciar a prevenção do uso de álcool e cigarro, além de outros tipos de drogas lícitas ou ilícitas. Faz parte das ações desses programas esclarecer os malefícios que a utilização dessas drogas traz para o organismo e para a sociedade. Há programas em que a violência é abordada com estudantes, a fim de ajudá-los a reconhecer pressões e influências diárias à prática de violência, e a resistir a elas. II- As campanhas desenvolvidas pelo governo federal cujo público alvo são crianças e adolescentes focalizam a educação, sobretudo a alfabetização. A saúde não tem sido prioridade para o público infantil. Os poucos programas para as crianças são de imunização e aleitamento materno. Por isso, existem pressões da sociedade civil para que o governo federal desenvolva programas de saúde mental relativos ao álcool e outras drogas, direcionados para crianças. III- Aconteceram mudanças nas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Dentre elas, destacam-se: 1) O alinhamento entre a Política Nacional sobre Drogas e a recém-publicada Política Nacional de Saúde Mental. 2) Posição contrária à legalização das Drogas. 3) Modificação dos documentos legais de orientação sobre a Política Nacional sobre Drogas, destinados aos parceiros governamentais, profissionais da saúde e população em geral. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica".
( ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.
( ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si.
( ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - F - V.

A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos.
Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
b) Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
c) Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos.

Para Lima et al. (2019, p. 762), "as atividades educativas requerem que as comunidades rurais participem ativamente desde o planejamento das ações até a tomada de decisões sobre as necessidades de saúde e utilização dos recursos, bem como colaborem para a redução da dependência de cuidado curativo e da alta tecnologia". Tendo em vista a participação em termos de saúde pública, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A estrutura de construção de políticas públicas de saúde é um movimento que ocorre com a participação das esferas federal, estadual e municipal, tendo cada uma a responsabilidade de constituir seus conselhos e realizar conferências de saúde para a fomentação de planos para a manutenção e/ ou obtenção da saúde pública.
II- As políticas de saúde apresentam certa padronização. Sendo assim, elas constroem um padrão de sociedade que é desejado ao poder público. Por isso, é necessário que a sociedade civil organizada participe ativamente da formulação e observação das políticas de saúde que são ou não desenvolvidas em seu município.
III- De acordo com a Constituição Federal (1988), é dever do estado manter a saúde e bem-estar social da população. Ou seja, é responsabilidade dos estados e municípios elaborarem as políticas de saúde e aplicá-las. A população não deve ser responsabilizada pela saúde, tampouco se envolver nas questões de saúde pública, pois essa participação é anticonstitucional.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

A pesquisa de Leal et al. (2019, p. 1) sobre parto obstétrico, assistência perinatal e política de saúde constatou que: "houve um aumento significativo do número de mulheres com acesso à tecnologia apropriada ao parto entre os anos de 2011 e 2017 e redução de práticas consideradas prejudiciais. No setor privado, observou-se também redução nas taxas de cesariana e aumento da idade gestacional ao nascer. Os resultados deste estudo mostram que políticas públicas bem conduzidas podem mudar o cenário da atenção ao parto e nascimento, promovendo a redução de desfechos maternos e neonatais negativos".
Assim sendo, analise as afirmativas a seguir: I- Políticas de saúde são direta ou indiretamente vinculadas à história de lutas sociais e de direitos humanos. Além disso, elas dizem respeito à gestão em saúde, às políticas públicas e ao orçamento público. II- Políticas de saúde compõem o sistema que oferta serviços de saúde. A saúde pública se restringe ao sistema político e aos investimentos em saúde. Por conta de sua posição hierárquica, não recebe influência de instituições, nem da sociedade. III- O único foco da saúde pública é o tratamento ou a reabilitação em saúde. As esferas de prevenção e de promoção de saúde são vinculadas às políticas educacionais, e não às políticas de saúde. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Para Paparelli, Sato e Oliveira (2011, p. 122), "a perspectiva da Saúde do Trabalhador parte da concepção de que a saúde configura-se como um processo, e não um estado, sendo que o mais importante nesse processo é o ser humano ali comparecer como sujeito, como alguém com condições e instrumentos para interferir naquilo que lhe causa sofrimento."
Tendo em mente o conceito de saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É importante levar em consideração o conceito de saúde dentro do percurso histórico, até porque ele influencia no dia a dia das pessoas. ( ) O momento histórico, político, cultural e social, por qual as sociedades passaram e passam, interfere no conceito de saúde. ( ) O conceito universal de Saúde só foi elaborado a partir do início da Primeira Guerra Mundial, com a criação da Conferência de Jomtien. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Zen et al. (2018, p. 1099) fizeram uma pesquisa para "analisar o papel da sociedade civil na política de saúde da pessoa com deficiência no município de Aracaju-SE."
Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Secretarias estaduais. II- Municípios. III- Governo federal. ( ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.

no município de Aracaju-SE. Foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência. [...] Os resultados demonstram que o entendimento da concepção da deficiência, por parte dos representantes da sociedade civil, é difuso, transitando entre os paradigmas existentes. Foi notável a dificuldade dos representantes em propor temas para a agenda política no âmbito local e participar na formulação e implementação da política pública de saúde, criando um distanciamento entre os órgãos de controle social e gestão.
Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.
( ) Possuem estrutura e dinamizam os programas que são desenvolvidos pela esfera federal. Através de contrapartidas desenvolvem os programas que suscitam objetivos não de imediata resposta, mas de longo prazo. Buscam ajuda para a realização destes programas, de representantes que que são essenciais na aplicabilidade deles.
( ) Sua parcela de responsabilidade está elaboração dos planos e programas de saúde, verificando que ações são necessárias para atingir o público alvo de problemas relativos à saúde pública. Oferece diversos programas e busca dinamizá-los junto à população, através do Ministério da Saúde.
a) III - II - I.
b) II - III - I.
c) II - I - III.
d) I - III - II.

Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite o acesso de toda população às ações e serviços de saúde.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios.
( ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde.
( ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
a) V - F - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) F - V - F.

Prévia do material em texto

Disciplina: Infância e Saúde (LEE17) 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:661334) ( peso.:1,50) 
Prova: 28179202 
Nota da Prova: 9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Por vezes, os noticiários expõem alguma situação em que os presos conseguem 
adquirir drogas e utilizarem-nas nos ambientes penitenciários. Guimaraes, Meneghel 
e Oliveira (2006, p. 640) também abordam essa situação: "sabemos que a real 
situação do consumo de drogas nos presídios é ainda maior, pois geralmente o 
apenado omite fazer uso de substâncias psicoativas, já que esse dado concorre para 
aumentar a pena". Levando isso em consideração, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Existem programas de saúde que são desenvolvidos nos espaços escolares, 
vinculados ao combate ao uso de drogas. O intuito é propiciar a prevenção do uso de 
álcool e cigarro, além de outros tipos de drogas lícitas ou ilícitas. Faz parte das ações 
desses programas esclarecer os malefícios que a utilização dessas drogas traz para o 
organismo e para a sociedade. Há programas em que a violência é abordada com 
estudantes, a fim de ajudá-los a reconhecer pressões e influências diárias à prática de 
violência, e a resistir a elas. 
II- As campanhas desenvolvidas pelo governo federal cujo público alvo são crianças 
e adolescentes focalizam a educação, sobretudo a alfabetização. A saúde não tem 
sido prioridade para o público infantil. Os poucos programas para as crianças são de 
imunização e aleitamento materno. Por isso, existem pressões da sociedade civil para 
que o governo federal desenvolva programas de saúde mental relativos ao álcool e 
outras drogas, direcionados para crianças. 
III- Aconteceram mudanças nas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Dentre 
elas, destacam-se: 1) O alinhamento entre a Política Nacional sobre Drogas e a 
recém-publicada Política Nacional de Saúde Mental. 2) Posição contrária à 
legalização das Drogas. 3) Modificação dos documentos legais de orientação sobre a 
Política Nacional sobre Drogas, destinados aos parceiros governamentais, 
profissionais da saúde e população em geral. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth; OLIVEIRA, 
Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. 
cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 4, p. 632-645, dez. 2006. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
98932006000400010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2019. 
 a) Somente a afirmativa I está correta. 
 b) As afirmativas I e III estão corretas. 
 c) As afirmativas I e II estão corretas. 
 d) As afirmativas II e III estão corretas. 
 
2. Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe 
mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_2%20aria-label=
necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A 
saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em 
questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é 
"um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de 
televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação 
básica". 
( ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida 
como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que 
funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir 
progressivamente usuários em todo o mundo. 
( ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas 
por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que 
abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas 
e/ou grupos estabelecem entre si. 
( ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre 
familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações 
sindicais ou de moradores e clubes de recreação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - F - V. 
 b) V - V - F - F. 
 c) V - F - V - F. 
 d) F - F - V - V. 
 
3. A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos 
sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de 
Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de 
qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et 
al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e 
publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação 
científica, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: LUCHESSI, André Ducati et al. Monitoração de propaganda e publicidade 
de medicamentos: âmbito de São Paulo. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 41, n. 
3, p. 345-349, set. 2005. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
93322005000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2019. 
 a) Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. 
Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e 
empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos. 
 b) Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma 
pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam 
novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao 
público. 
 c) Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de 
maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_3%20aria-label=
assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de 
consumo). 
 d) Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam 
repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta em risco em 
consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos 
farmacêuticos. 
 
4. O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas conduzidos por 
policiais militares, com estudantes. Supostamente, policiais não estão habituados a 
trabalhar com grupos de crianças. E além de passarem a conviver com elas com 
assiduidade, eles precisam desenvolver habilidades para conversar com 
crianças/adolescentes sobre guerra urbana, danos provocados pelo uso abusivo de 
drogas, bem como as estatísticas alarmantes dos acidentes de trânsito. Sobre o 
PROERD, é CORRETO afirmar que: 
 a) O PROERD é concretizado por policiais militares, fardados e preparados para 
abordar e conduzir as temáticas programáticas com crianças e adolescentes. 
 b) Um dos desafios do PROERD é desenvolver material pedagógico adequado ao 
objetivo estabelecido, ou, ao menos utilizar algum material pedagógico já 
desenvolvido por outra esfera para guiar os encontros do programa. 
 c) O funcionamento do PROERD é de responsabilidade exclusiva da polícia militar, 
portanto, dispensa que convênios sejam firmados entre o estado ou municípios 
para ser realizado. 
 d) O PROERD está funcionando em quase todos os estadosbrasileiros - exceto no 
Rio de Janeiro. É um programa que pode ser desenvolvido em todos os 
municípios do Brasil. 
 
5. Segundo Ubarana, Cruz e Vitorino (2019, p. 7), "a partir de mudanças mais 
consistentes no contexto político do Ministério da Saúde, inclusive na SVS 
[Secretaria de Vigilância em Saúde], ocorridas em 2015, o monitoramento passou a 
ser realizado sem a mesma regularidade. Esse declínio foi sentido com mais 
profundidade em 2016, quando o processo do e-Car foi desestruturado no Ministério 
da Saúde, e por conseguinte na SVS, dado o impacto da mudança da Presidência da 
República, cujo reflexo direto foi o desencadeamento da mudança de gestão em 
cascata, no nível ministerial e de suas secretarias". Diante do exposto, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de 
saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços 
urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias 
epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. 
II- O Programa Mais Médicos define compromissos e responsabilidades para as três 
esferas de governo, para implementação de ações que garantam a melhoria da 
vigilância em saúde. O desafio desse programa é atrair novos doadores de sangue e 
fidelizar os voluntários regulares. 
III- O Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) é composto pela 
Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e a Rede Nacional de 
Laboratórios de Vigilância em Saúde Ambiental. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_5%20aria-label=
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: UBARANA, Juliana Amorim; CRUZ, Marly Marques da; VITORINO, 
Santuzza Arreguy Silva. Avaliação da implantação do Sistema de Controle, 
Acompanhamento e Avaliação de Resultados (Sistema e-Car) na Secretaria de 
Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 2012 - 2015. 
Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 28, n. 2, 2019. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-
96222019000200303&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019. 
 a) As sentenças II e III estão corretas. 
 b) Somente a sentença II está correta. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
6
. 
Para Lima et al. (2019, p. 762), "as atividades educativas requerem que as 
comunidades rurais participem ativamente desde o planejamento das ações até a 
tomada de decisões sobre as necessidades de saúde e utilização dos recursos, bem 
como colaborem para a redução da dependência de cuidado curativo e da alta 
tecnologia". Tendo em vista a participação em termos de saúde pública, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A estrutura de construção de políticas públicas de saúde é um movimento que 
ocorre com a participação das esferas federal, estadual e municipal, tendo cada uma a 
responsabilidade de constituir seus conselhos e realizar conferências de saúde para a 
fomentação de planos para a manutenção e/ ou obtenção da saúde pública. 
II- As políticas de saúde apresentam certa padronização. Sendo assim, elas constroem 
um padrão de sociedade que é desejado ao poder público. Por isso, é necessário que a 
sociedade civil organizada participe ativamente da formulação e observação das 
políticas de saúde que são ou não desenvolvidas em seu município. 
III- De acordo com a Constituição Federal (1988), é dever do estado manter a saúde e 
bem-estar social da população. Ou seja, é responsabilidade dos estados e municípios 
elaborarem as políticas de saúde e aplicá-las. A população não deve ser 
responsabilizada pela saúde, tampouco se envolver nas questões de saúde pública, pois 
essa participação é anticonstitucional. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: LIMA, Ângela Roberta Alves et al . Necessidades de saúde da população 
rural: como os profissionais de saúde podem contribuir? Saúde debate, Rio de Janeiro, 
v. 43, n. 122, p. 755-764, set. 2019. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010311042019000300755&l
ng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 fev. 2020. 
 a) As sentenças II e III estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) Somente a sentença II está correta. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_6%20aria-label=
7. A pesquisa de Leal et al. (2019, p. 1) sobre parto obstétrico, assistência perinatal e 
política de saúde constatou que: "houve um aumento significativo do número de 
mulheres com acesso à tecnologia apropriada ao parto entre os anos de 2011 e 2017 e 
redução de práticas consideradas prejudiciais. No setor privado, observou-se também 
redução nas taxas de cesariana e aumento da idade gestacional ao nascer. Os 
resultados deste estudo mostram que políticas públicas bem conduzidas podem 
mudar o cenário da atenção ao parto e nascimento, promovendo a redução de 
desfechos maternos e neonatais negativos". Assim sendo, analise as afirmativas a 
seguir: 
 
I- Políticas de saúde são direta ou indiretamente vinculadas à história de lutas sociais 
e de direitos humanos. Além disso, elas dizem respeito à gestão em saúde, às 
políticas públicas e ao orçamento público. 
II- Políticas de saúde compõem o sistema que oferta serviços de saúde. A saúde 
pública se restringe ao sistema político e aos investimentos em saúde. Por conta de 
sua posição hierárquica, não recebe influência de instituições, nem da sociedade. 
III- O único foco da saúde pública é o tratamento ou a reabilitação em saúde. As 
esferas de prevenção e de promoção de saúde são vinculadas às políticas 
educacionais, e não às políticas de saúde. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: LEAL, Maria do Carmo et al . Avanços na assistência ao parto no Brasil: 
resultados preliminares de dois estudos avaliativos. Cad. Saúde Pública, Rio de 
Janeiro, v. 35, n. 7, 2019. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
311X2019000905002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019. 
 a) As afirmativas II e III estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa I está correta. 
 c) As afirmativas I e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I e II estão corretas. 
 
8. Para Paparelli, Sato e Oliveira (2011, p. 122), "a perspectiva da Saúde do 
Trabalhador parte da concepção de que a saúde configura-se como um processo, e 
não um estado, sendo que o mais importante nesse processo é o ser humano ali 
comparecer como sujeito, como alguém com condições e instrumentos para interferir 
naquilo que lhe causa sofrimento. Essa perspectiva considera os indivíduos em sua 
diversidade (são diferentes uns dos outros) e variabilidade (são variáveis com relação 
a si mesmos conforme os diversos momentos pelos quais passam no decorrer de sua 
existência). As possibilidades de ação no mundo, de intervenção na realidade 
remetem aos contextos de vida, especialmente ao trabalho e, no interior dessa esfera, 
à organização do trabalho, divisão das pessoas e das tarefas, divisão do poder de 
intervir nos contextos de trabalho de modo a torná-los articulados ao processode 
saúde". Tendo em mente o conceito de saúde, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) É importante levar em consideração o conceito de saúde dentro do percurso 
histórico, até porque ele influencia no dia a dia das pessoas. 
( ) O momento histórico, político, cultural e social, por qual as sociedades 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_8%20aria-label=
passaram e passam, interfere no conceito de saúde. 
( ) O conceito universal de Saúde só foi elaborado a partir do início da Primeira 
Guerra Mundial, com a criação da Conferência de Jomtien. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: PAPARELLI, Renata; SATO, Leny; OLIVEIRA, Fábio de. A saúde mental 
relacionada ao trabalho e os desafios aos profissionais da saúde. Rev. bras. saúde 
ocup., São Paulo, v. 36, n. 123, p. 118-127, jun. 2011. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-
76572011000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 fev. 2020. 
 a) F - V - F. 
 b) V - F - V. 
 c) V - F - F. 
 d) V - V - F. 
 
9. Zen et al. (2018, p. 1099) fizeram uma pesquisa para "analisar o papel da sociedade 
civil na política de saúde da pessoa com deficiência no município de Aracaju-SE. Foi 
realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com representantes 
do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência. [...] Os resultados 
demonstram que o entendimento da concepção da deficiência, por parte dos 
representantes da sociedade civil, é difuso, transitando entre os paradigmas 
existentes. Foi notável a dificuldade dos representantes em propor temas para a 
agenda política no âmbito local e participar na formulação e implementação da 
política pública de saúde, criando um distanciamento entre os órgãos de controle 
social e gestão". Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Secretarias estaduais. 
II- Municípios. 
III- Governo federal. 
 
( ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para 
atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de 
saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal 
e dinamizá-los junto à população. 
( ) Possuem estrutura e dinamizam os programas que são desenvolvidos pela esfera 
federal. Através de contrapartidas desenvolvem os programas que suscitam objetivos 
não de imediata resposta, mas de longo prazo. Buscam ajuda para a realização destes 
programas, de representantes que que são essenciais na aplicabilidade deles. 
( ) Sua parcela de responsabilidade está elaboração dos planos e programas de 
saúde, verificando que ações são necessárias para atingir o público alvo de 
problemas relativos à saúde pública. Oferece diversos programas e busca dinamizá-
los junto à população, através do Ministério da Saúde. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: ZEN, Daniela et al. Políticas de atenção a idosos na voz de gestores 
municipais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39, 2018. Disponível 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_9%20aria-label=
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-
14472018000100418&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 ago. 2019. 
 a) III - II - I. 
 b) II - III - I. 
 c) II - I - III. 
 d) I - III - II. 
 
10. Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos 
econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da 
universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e 
utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta 
complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de 
desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite 
o acesso de toda população às ações e serviços de saúde. Diante do exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e 
recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser 
solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os 
municípios. 
( ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. 
Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população 
brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar 
delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde. 
( ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de 
saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços 
urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias 
epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V. 
 b) F - V - F. 
 c) F - F - V. 
 d) V - F - F. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkYwNjc1MA==&action2=TEVFMTc=&action3=NjYxMzM0&action4=MjAyMS8x&action5=MjAyMS0wMy0yNyAwMDowMDowMA==&prova=MjgxNzkyMDI=#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina