Buscar

apol materais manipuláveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
Leia o seguinte excerto:
“Para ensinar Matemática é fundamental que o professor saiba identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações; bem como, conhecer a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: Secretaria, 1998. p. 19.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as afirmativas que se seguem e marque V para as afirmativas consideradas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito a algumas das contribuições de Vygotsky para a Educação Matemática.
( ) Para Vygotsky, é preciso considerar a influência das relações sociais vivenciadas pelo educando sobre seu processo de aprendizagem.
( ) O professor deve privilegiar a apresentação fragmentada dos conteúdos, pois isso facilita o acesso à zona de desenvolvimento proximal.
(  ) Os acontecimentos sociais não apresentam influência sobre o desenvolvimento do pensamento matemático de um aluno.
(  ) Os estudos desenvolvidos por Vygotsky se referem apenas ao desenvolvimento da linguagem, não há referências que possam embasar o ensino de matemática.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V - F - F - F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
Leia o texto a seguir.
“’O ensino da Matemática tem passado, ao longo dos anos, por sucessivas reformas. Mesmo assim, o fracasso escolar matemático continua. No momento em que as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação se esforçam para absorver e se adequar às novas normas vigentes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) desempenham importante papel’. Nos textos que compõem o referido documento encontra-se a seguinte afirmação: ‘É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação’''.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2332-8.pdf>. Acesso em: 29 maio 2016.
É verdade que nas duas primeiras décadas do século XXI, a educação e o ensino de matemática têm sofrido grandes mudanças nas reformulações curriculares, visando melhorias nas propostas pedagógicas. Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) As reformulações curriculares sinalizam novas propostas pedagógicas para o trabalho em sala de aula.
(  ) Nas novas propostas pedagógicas estão sendo considerados os processos cognitivo e afetivo, motivacionais e metodológicos.
( ) A educação matemática apresenta-se como um dos caminhos de resistência às mudanças propostas para o ensino de matemática, defendendo o ensino tradicional baseado no formalismo e rigor.
(  ) As propostas educacionais resultantes das discussões e pesquisas na área de Educação Matemática, contrapõem-se ao ensino tradicional de matemática.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 3/5 - Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A necessidade do Homem em desenvolver as atividades lúdicas, ou seja, atividades cujo fim seja o prazer que a própria atividade pode oferecer, determina a criação de diferentes jogos e brincadeiras. Esta necessidade não é minimizada ou modificada em função da idade do indivíduo. Exercer as atividades lúdicas representa uma necessidade para as pessoas em qualquer momento de suas vidas”.2
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/tese_grando.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.
Jean Piaget atrela os jogos às características referentes aos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo estudados por ele. De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, associe cada tipo de jogo ao estágio de desenvolvimento cognitivo correspondente.
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
(  ) Predominam os jogos com regras, essas regras advém do meio em que o indivíduo está inserido ou são construídas por ele.
( 1 ) Brincadeiras de caráter exploratório: tocar o móbile, morder as mãos, rolar sobre a cama.
(   2) Envolvimento em representações simbólicas: inventa, simula, imagina; são os jogos de faz de conta.
Agora, selecione a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 4/5 - Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
Leia o excerto a seguir:
“O recurso didático não é em si um conhecimento, mas o meio que auxilia a construção do conhecimento e a sua compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAMORRO, M. C. Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
A respeito do uso de materiais didáticos no ensino de matemática, analise as afirmativas a seguir.
I. É importante proporcionar diversas oportunidades de contato dos alunos com materiais concretos, para despertar o interesse e envolver o aluno em situações significativas de aprendizagem matemática.
II. O caráter abstrato da matemática torna o uso de materiais concretos inadequado, pois os eles não auxiliam na sistematização dos conceitos.
III. O uso de materiais concretos no ensino de Matemática é sustentado por psicólogos e educadores, e recomendado em currículos e programas de Matemática em diferentes países.
IV. Com o uso de bons materiais didáticos, o papel do professor deixa de ser decisivo no processo de ensino e aprendizagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e IV.
Questão 5/5 - Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir
“Durante as aulas de Matemática, mas com o apoio da disciplina de Artes, foram estudados os vários tipos de pipas (planas, curvas, celulares, capuchetas e parafólios) quanto a sua forma geométrica, sua simetria (estabilidade) e sua estética. Com relação às formas geométricas, os conteúdos de polígonos e perímetro foram explorados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/930_1505_ID.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.
Na atividade das pipas decorativas, descrita no texto acima, é possível perceber que os alunos conseguiram explorar e buscar conhecimento sobre diversas áreas da matemática. Leia com atenção as afirmativas de cada coluna e relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
 
	1) Posição relativas entre as varetas
	(  ) conceitos de unidades de medidas e áreas.
	2) Custos dos materiais
	(   ) polígonos e perímetros.
	3) Em Artes foram estudados os tipos de pipas
	(   ) identificar a melhor maneira de recortar o papel e unir as varetas com a linha.
 
	4) Com relação às forma geométricas estudaram
	(   ) planas, curvas e celulares.
 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	1 – 4 – 2 – 3
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4E
	1 – 4 – 3 – 2

Outros materiais