Buscar

Atividade Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO (A): Danielle Alves da Silva Bachenheimer
CPD: 89764
TURMA 150501
· PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
· QUESTÕES PARA ANÁLISE
· 1. QUESTÃO (ADAPTADO DO ENADE 2015)
A Psicologia se reconhece e é socialmente reconhecida como um campo multifacetado e dividido em várias áreas de atuação. Tais áreas configuram temáticas, problemas, conhecimentos, tecnologias, modos de pensar e de atuar sobre as demandas oriundas de diferentes segmentos e contextos sociais.
BASTOS, A.V.B, et al. As mudanças no exercício profissional da Psicologia no Brasil: o que se alterou nas últimas décadas e o que vislumbramos a partir de agora? In BASTOS A.V.B.; GONDIM S.M.G. (Org.). O trabalho do psicólogo no Brasil: um exame à luz das categorias da psicologia organizacional e do trabalho... Porto Alegre: Artmed, 2010 (adaptado).
· Em agosto de 2015, comemoraram-se 53 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil. As mudanças contemporâneas, o avanço do conhecimento e as transformações na realidade nacional propiciaram alterações significativas nessa área no decorrer desse período.
· Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
· I. A clínica tradicional, centrada no atendimento individual, tem sido substituída por modalidades de atendimento grupal e familiar, ocasionando a perda da identidade profissional do psicólogo.
· PORQUE
· II. O surgimento de novas áreas de atuação, como as de saúde e assistência social, tem representado possibilidades de inserção do psicólogo em contextos além da clínica.
· A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
· a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
· b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
· c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e. As asserções I e II são proposições falsas.
· 02. QUESTÃO (ENADE 2012 - QUESTÃO N. 31)
A saúde no Brasil é organizada em níveis de atenção primária, secundária e terciária. O nível de atenção primária diz respeito à atenção básica ou a unidades e programas de saúde que atendem à população em um nível básico de complexidade tecnológica e de mão de obra. Estão enquadrados na atenção primária os postos de saúde; o Programa de Saúde da Família (PSF); os centros de referência que oferecem suporte à saúde da mulher, da criança, do idoso, do adolescente; os programas antitabagismo e os de apoio a pessoas com HIV, entre outros. O nível de atenção secundária diz respeito à complexidade tecnológica e de mão de obra intermediária, como é o caso dos hospitais gerais. O nível de atenção terciária diz respeito à alta complexidade tecnológica e de recursos humanos, como é o caso dos hospitais especializados, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Rede SARAH.
O trabalho do psicólogo da área da saúde que atue no nível de atenção primária deve estar focado na prevenção de doenças e na promoção de saúde, o que exige que o psicólogo:
· a. Colabore em equipe interdisciplinar formada para a avaliação e o tratamento de pacientes com câncer hospitalizados e projete programas de reabilitação psicológica de pacientes internados.
· b. Projete programas para ajudar as pessoas a parar de fumar e perder peso, os quais minimizam outros fatores de risco à saúde, e promova comportamentos saudáveis, tais como a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.
· c. Facilite o trabalho do médico no serviço de atendimento de emergências dos hospitais, atuando no acolhimento dos pacientes, e identifique dificuldades psicológicas que contribuam para a compreensão da doença no atendimento de emergência hospitalar.
· d. Promova a educação ambiental, para que as pessoas desperdicem menos e produzam menos lixo, e crie programas de treinamento e capacitação que permitam aos médicos lidar melhor com as questões psicológicas dos pacientes internados em estado grave em unidades de saúde.
· e. Capacite outros profissionais da área de saúde, para que possam realizar visitas domiciliares e avaliar as condições psicológicas de determinada população, e promova reuniões de equipe para avaliar os pacientes em tratamento e reabilitação neurológica em unidade hospitalar. 
· 
· 03. QUESTÃO Segundo dados do CREPOP (CFP), 83,9% dos profissionais de Psicologia consideram sua atuação inserida no campo das políticas públicas. Esse fato é crucial uma vez que demonstra que os psicólogos estão conhecendo e se organizando nos serviços de políticas públicas em execução no país. A percepção da saúde como direito de cidadania é um dado novo na história das políticas sociais e estas são formuladas para resolver demandas de uma sociedade complexa e heterogênea. Sobre isso, marque a alternativa correta (1,0 ponto):
a. Pelo fato de nossa sociedade ser heterogênea e complexa, temos vários conceitos de saúde, que devem ser considerados de acordo com o grupo, comunidade e situação que aparece nos serviços e redes de saúde.
b. A definição de saúde foi alterada e considera o físico, o mental e o psicológico, mas não envolve ainda o contexto social, pois este é difícil de ser estudado pelos profissionais de saúde.
c. As políticas de saúde têm sido direcionadas às condições de moradia, saneamento básico, educação e trabalho dos indivíduos e famílias, concepção essa que tenta abranger todos os fatores e riscos que estão relacionados à qualidade de vida a população.
d. Apesar de um novo conceito de saúde desde 1990, os psicólogos ainda não são inseridos nos programas e serviços de saúde do SUS.
e. Os psicólogos que atuam nas políticas de saúde e no SUS possuem o mesmo formato e procedimentos de atuação, pois a política de saúde é única e deve ser aplicada de forma fixa e rígida.
· 04. QUESTÃO A história da psicologia no Brasil tem seguido caminhos que perpassam a saúde desde seus primórdios. Entretanto, o encontro destas duas áreas do conhecimento humano era restrito ao campo das atuações psicoterapêuticas e da saúde mental. Nos últimos anos, esta relação tem se intensificado e diversificado, principalmente depois da Reforma Sanitária, da ampliação do conceito de saúde e do desenvolvimento, no ambiente da classe de psicólogos, do compromisso social. EDITORIAL. Ciência e Profissão: Diálogos, Brasília: Conselho Federal de Psicologia, n. 4, 2006, p. 5.
Um dos temas atuais da relação Psicologia Saúde diz respeito à inserção do psicólogo nas práticas de Saúde Coletiva, como pode ser constatado pelo fato de os Conselhos de Psicologia escolherem o ano de 2006 como o Ano da Saúde.
Identifique as principais mudanças dessa transição de modelo de saúde e as implicações necessárias à prática do psicólogo nesse campo.
R: As principais mudanças: ampliação do conceito de saúde (OMS/VIII Conferencia Nacional de Saúde); Saúde como prioridade mundial; Principal fator gerador de mudanças nas politicas de saúde - novos modelos e politicas de prevenção e promoção de saúde: implantação do SUS (1990); Ano de 2006: o ano da saúde publica (Sistema Conselhos de Psicologia)
A Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica: Reflexos de mobilização de demandas e movimentos de atores em prol de novas práticas, novos modelos e serviços de assistência nos âmbitos social e de saúde mental e de higiene. O principal interesse no movimento sanitarista era substituir o modelo de saúde orientado pelo conhecimento e práticas médicas por um modelo que incorpora outros conhecimentos e novas formas de assistir, prevenir e promover saúde – a saúde como bem publico e coletivo. O foco sai da doença do individuo para o contexto social e para um alcance coletivo, em grupo. A atuação do psicólogo na saúde passa a ter contexto, praticas e conhecimentos multifacetados, pois as demandas e os focos de atenção do trabalho nessas áreas são multideterminados. A atuação do profissional envolve todo e qualquer função do psicólogo nas redes e serviços em saúde, desde a prevençãode comportamentos de risco e promoção de saúde ate o tratamento e acompanhamento da recuperação da saúde do individuo ou grupos. Envolve tanto a investigação quanto a pesquisa e a intervenção.
· 05 QUESTÃO. “Ação psicossocial em saúde” é um modelo de intervenção em política pública que teve na Psicologia da Saúde de Matarazzo (1980) sua base teórica. Os CAPS são equipamentos recentes de saúde mental que envolvem essa metodologia.
Explique a concepção do CAPS e o contexto “psicossocial” de saúde que faz parte da política de desinstitucionalização preconizada pela reforma psiquiátrica. 
R: O CAPS foi formulado como uma nova clinica, um serviço de atendimento a população, produtora de autonomia, que convida o usuário a responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento. Os serviços do CAPS são substitutivos ao hospital psiquiátrico e não complementares. No que diz respeito ao âmbito psicossocial tem como maior objetivo promover o tratamento da saúde mental de forma adequada, de acordo com a necessidade de cada individuo, e ainda realiza acompanhamento clinico, reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços afetivos e comunitários, entre outros.

Outros materiais