Buscar

Relatório acadêmico sobre o filme "Zulu"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Goiás, 26 de julho de 2021
Curso: Licenciatura plena em História
Disciplina: África II
Docente: Josi Campos
Discente: Carlos Vinícius Soares Costa 
Relatório do filme “Zulu”
O respectivo filme “Zulu” mostra uma batalha da Guerra Anglo-Zulu de 1879, que aconteceu no território onde hoje é a África do Sul e que na época era colonizado pelos ingleses. No filme vemos que são vários Zulus lutando contra algumas centenas de soldados ingleses, comandados pelo tenente chamado John Chard e pelo inexperiente tenente Gonville Bromhead. Juntam-se a eles o missionário Otto Witt e sua filha Margareta, que querem evitar qualquer tipo de violência.
É de suma importância salientar que o filme evidencia uma história na qual um grupo invade o espaço do outro por considerar-se mais evoluído e civilizado. O discurso é de boas intenções, de levar conhecimentos e religião para o povo “inferior”, mas o choque de culturas é mais forte que qualquer ato de “bondade”, e acaba ocasionando uma guerra.
Notamos que a Luta, racismo e resistência são apenas alguns dos temas problematizados em “Zulu”. O filme buscou reconstruir o contexto em que se desenvolveu o início do processo da chamada partilha da África, no século XIX.
Uma questão em especifico que me chamou atenção foi a fala da personagem Srta. Witt, podem ser tomadas como exemplos: a jovem européia expressa, através de suas perguntas, todo um ideal acerca do continente africano. Em outra cena, quando da discussão entre generais, um desses acusa os negros de serem inferiores e subjugados, e é imediatamente rebatido por um bôer.
Notou-se que a reconstituição do imaginário da época em que o filme se reporta o preconceito dos europeus em relação aos negros é interferida por um argumento do tempo presente, do qual o filme é fruto, que é contrário ao racismo. Ao terminar de assistir o filme podemos levantar uma problemática, onde é possível notar quanto à narrativa do filme que seus diálogos são todos em língua inglesa, nesse sentido podemos questionar, então: Para qual público o filme se destina? 
O diretor de “Zulu” ressaltou que essa produção foi feita direcionada para um público europeu, o que influi diretamente na escolha de seu idioma, cenários e personagens. Ao realizar uma pesquisa, encontrei a informação de que em 1963, ano da edição do filme, lidar com a situação entre negros e brancos nos Estados Unidos era uma tarefa extremamente delicada, em um momento em que também se desenrolavam as políticas do Apartheid na África do Sul e suas consequentes segregações identitárias.
Em virtude dos fatos mencionados conclui-se que o filme trouxe uma nova abordagem sobre a Partilha da África, pois apesar de muitas vezes a narrativa demonstrar um condicionante ideológico europeu, a resistência dos africanos é tratada com supremacia. Heberle (2009) menciona que a reconstrução de um conflito entre zulus e ingleses, exacerbando suas consequências trágicas para ambos os lados, é, mais do que uma metáfora à realidade, uma crítica ao contexto em que o filme foi realizado.

Outros materiais