Buscar

Avaliação Final - GEOGRAFIA ECONÔMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA ECONÔMICA – AVALIAÇÃO DISCRITIVA
1 A soja é a semente de um vegetal (Glycine max) nativa do Leste Asiático e tem sido historicamente uma importante fonte de proteína e óleo. Grandes fazendas industriais dominam o processo de produção de soja hoje. Atualmente, os maiores países produtores de soja são EUA, Brasil e Argentina, representando 80% da produção global de soja de 270 milhões de toneladas anuais. O farelo de soja tornou-se uma matéria-prima predominante para aves e gado, respondendo por 67% do consumo da produção global de soja (YALE UNIVERSITY, 2020). Considerando a relevância do cultivo desta semente, disserte sobre as principais características da sojicultura no Brasil.
FONTE: https://globalforestatlas.yale.edu/land-use/industrial-agriculture/soy-agriculture. Acesso em: 9 set. 2020.
Resposta esperada
*A sojicultura foi responsável pelo recente crescimento da agricultura brasileira .* O Brasil é o segundo maior produtor mundial e lidera as exportações do complexo soja - grão, farelo e óleo. *O cultivo da soja ocorre em em 17 dos 27 estados brasileiros. *O maior produtor brasileiro de soja é o estado do Mato Grosso. A segunda posição é ocupada pelo estado do Paraná e, em terceiro lugar, está o estado do Rio Grande do Sul. *No período recente, a soja passou a ser cultivada no cerrado, em decorrência dos esforços de pesquisa e de investimentos que viabilizaram a produção nesta área. *A soja e o farelo de soja brasileiros possuem alto teor de proteína, padrão de qualidade premium, o que permite sua entrada nos exigentes mercados da União Europeia e do Japão. *A soja é, ainda, ótima alternativa para a fabricação do biodiesel. *O cultivo de soja no Brasil busca encontrar um padrão ecologicamente responsável com o uso de práticas de agricultura sustentável.
2 A geografia estabelece relações com outros campos disciplinares, entre os quais, com o ramo da economia espacial. Neste sentido, as discussões concernentes à economia espacial incorporam aspectos como localização, transporte e disponibilidade de terra. Neste sentido, disserte sobre a relação entre a economia espacial e o início da geografia econômica.
Resposta esperada
*Existe um estreito entrelaçamento entre geografia econômica e economia espacial. *Ambas procuram entender como os fenômenos econômicos se engendram no espaço. *É depois do começo da Revolução Industrial que economistas e geógrafos passaram a se dedicar e construir os fundamentos da localização industrial.* Von Thünen é considerado pioneiro e em 1826 apresentou a teoria de localização das atividades agrícolas.

Outros materiais