Buscar

Avaliação AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

Avaliação:
9,0
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	 
	 
	 1.
	Ref.: 828637
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Estado Avaliador apresenta um modelo de avaliação que norteia as ações desenvolvidas pelas instituições educacionais . O INEP, ao longo do tempo, vem implantando, gradativamente, um sistema de avaliação com iniciativas realizadas desde seu fundador Anísio Teixeira. E, do ponto de vista histórico, a partir dos anos 90, os exames nacionais referentes ao ensino superior são apenas: I - ENC- Exame Nacional de Cursos, conhecida como PROVÃO. II- ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. III- ENADE - Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes. IV- ENCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competência da Educação de Jovens e Adultos. Os itens que se referem aos exames nacionais relativos ao ensino superior são apenas:
		
	
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e III
	
	I e II
	
	II e IV
	
	
	 2.
	Ref.: 245533
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O modelo político oficial de avaliação tem sido expresso pelo Ministério da Educação, ao longo do tempo. No que diz respeito à avaliação institucional realizada pelo Estado Avaliador das escolas, a opção que NÃO explica uma concepção democrática é quando
		
	
	os resultados são disponibilizados para os envolvidos no processo avaliativo.
	
	os avaliadores divulgam os indicadores que serão considerados em seus objetivos de melhoria.
	
	os instrumentos utilizados consideram as múltiplas áreas relativas ao ensino.
	
	o projeto de avaliação é discutido pela instituição, valorizando sua identidade.
	 
	os avaliados desconhecem os critérios e a garantia de isenção dos avaliadores.
	
	
	 3.
	Ref.: 1014664
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo. A avaliação voltada à aprendizagem
		
	 
	verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
	
	premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
	
	classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
	
	possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.
	
	examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
	
	
	 4.
	Ref.: 626902
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Existem dois movimentos  importantes a serem considerados na avaliação institucional: avaliação interna e externa e que podem ocorrer de modo sistematizado ou  espontâneo. Analisar  os exemplos apresentados  nas alternativas para identificar  o  que representa  uma situação específica de  avaliação interna :
 
		
	 
	Os professores analisaram e expressaram  sugestões sobre a matriz que seria utilizada para a escola avaliar as aulas por eles desenvolvidas.
	
	A equipe administrativa recebeu a supervisora da Secretaria Municipal que analisou o desenho curricular da escola e os históricos escolares dos alunos.
	
	Todos os alunos concluintes do Ensino Médio foram orientados pela escola a realizar a prova do ENEM.
	
	Moradores do Município X  trocam  opiniões sobre uma repostagem que a mídia publicou sobre os resultados do IDEB alcançados pelas  escolas municipais.
	
	Um grupo de estudantes de Pedagogia, durante a  realização do  estágio, observou atentamente as práticas educativas das escolas  que realizaram o estágio.
 
	
	
	 5.
	Ref.: 152930
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O questionário do aluno no SAEB e o formulário de inscrição do aluno no exame do ENEM dizem respeito:
		
	
	à realidade onde ele vive;
	 
	ao perfil socioeconômico do aluno;
	
	à gestão da escola onde ele estuda;
	
	ao trabalho pedagógico feito pelos professores;
	
	ao currículo desenvolvido na escola.
	
	
	 6.
	Ref.: 976179
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	No que e refere ao sistema nacional de educação, a Constituição Brasileira de 1988 no artigo 206, inciso VII, estabelece: "Garantia de padrão de qualidade"; e no artigo 208, inciso VII, parágrafo 3º que: "Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhe chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola." Quais instrumentos são utilizados para o cumprimento dessas determinações?
		
	 
	d) Censo Escolar e ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
	 
	c) Censo Escolar e SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
	
	a) Censo Escolar e PISA "Programme for International Student Assessm (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes)"
	
	e) Censo Escolar e SINAES ¿ Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
	
	b) Censo Escolar e processo nacional de avaliação escolar no ensino fundamental, médio e superior.
	
	
	 7.
	Ref.: 186969
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	¿Como a instituição escolar é um organismo social vivo e cambiante, essas avaliações informais fazem parte de sua cultura e de seu corpo de valores e por isso não são desprezíveis¿. (DIAS SOBRINHO:2000, p. 113) Em relação a uma cultura de avaliação, este pensamento nos leva a concluir que um projeto de avaliação institucional deve:
		
	 
	incentivar a integração participante de todos os envolvidos no trabalho escolar;
	
	desconsiderar comentários paralelos e espontâneos dos alunos e docentes;
	
	rejeitar as falas dos professores que normalmente se negam a participar;
	
	priorizar as informações objetivas coletadas nos formulários aplicados pela escola;
	
	pautar-se essencialmente nos dados das avaliações dos órgãos oficiais
	
	
	 8.
	Ref.: 154271
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Leia o fragmento para responder a questão: "Na medida em que a comunidade universitária tiver uma avaliação clara de si mesma, do que vale, do que necessita e do que pode ou não fazer, terá melhores condições de conduzir ou pelo menos administrar as mudanças e pressões externas que inevitavelmente crescerão, ao invés de sofrer simplesmente conseqüências" (SCHWARTZMAN, S. Avaliação do Ensino Superior São Paulo; Edusp, 1992, p. 25). A partir da reflexão do autor, marque a alternativa correta quanto a importância e validade da Autoavaliação Institucional.
		
	
	O Estado Avaliador se coloca indiferente quanto à Autoavaliação e valoriza a avaliação externa.
	
	Quando a instituição avalia internamente a sua organização e os seus resultados, consequentemente vai sofrer mais pressões do Estado Avaliador.
	
	A resistência interna procura isentar as instituições das pressões externas e colocá-las a salvo de críticas do meio social.
	 
	A Autoavaliação Institucional propicia um crescimento qualitativo das instituições e evita as punições e o aumento das pressões do Estado Avaliador.
	
	As pressões do Estado Avaliador crescem na medida que as instituições se tornam mais eficientes.
	
	
	 9.
	Ref.: 187150
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao longo de sua história, a Universidade Estácio de Sá tem marcado presença em diversas áreas do conhecimento- avaliação institucional é uma delas. Instituído em 1997, o Projeto de Avaliação da Universidade Estácio de Sá ¿ PAIUNES ¿ contribuiu para dar visibilidade a sua imagem educacional em movimento. (Fonte: Relatório do PAIUNES - a experiência da Estácio 1997-2004) Analise as informações contidas nas opões e assinale a única que NÃO se aplica ao Projeto da Estácio:
		
	
	Conduzido,atualmente pela CPA -Comissão Própria de Avaliação, de acordo com recomendações do MEC/ SINAES.
	
	Foi elaborado por uma equipe representativa da comunidade.
	 
	Participam da avaliação de docentes apenas os alunos que forem sorteados.Tem sido desenvolvido de forma contínua.
	
	Todos os estudantes podem expressar opinião em questionários disponibilizados no SIA .
	
	
	 10.
	Ref.: 156217
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Nas últimas décadas, as instituições educacionais passaram a ser avaliadas e os resultados obtidos pelos alunos de ensino fundamental e médio têm sido insatisfatórios. As metas desejadas pelo IDEB ainda não foram alcançadas. Esta realidade mostra objetivamente que as políticas públicas, a sociedade e as instituições escolares precisam somar esforços para aplicar prioritariamente o seguinte princípio:
		
	
	Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas
	
	Igualdade de acesso as escolas através de concurso para ingresso nas mesmas.
	
	Valorização do professor e seleção dos alunos
	
	Coexistência de escolas públicas e privadas
	 
	Garantias de padrão de qualidade no processo de ensino
	
	
	Educational Performace Solution      EPS ® - Alunos

Continue navegando