Buscar

Antropologia - Malinowski

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANTROPLOGIA - MALINOWSKI
1.MÉTODO
-Somente é possível compreender uma cultura e conhecer uma visão de outra sociedade pelo MÉTODO OBSERVADOR PARTICIPANTE, o antropólogo precisa fazer parte da cultura que quer conhecer, vivenciar aquela cultura e aqueles costumes.
-Dentro das escolas há uma abordagem funcionalista, ele está preocupado como essa sociedade funciona, como atua como organismo.
-Organismo vivo é a cultura. 
-Método: fazer parte da cultura, falar a mesma língua, pensar e agir, não só observar pelo lado de fora e também o funcionalismo, entender como funciona e como fazem funcionar. 
-É uma visão orgânica.
-Em qualquer área da ciência um rigor, um método são necessários. Sempre será apresentado esse trabalho de campo, que é uma experiência científica antropológica.
2. TRABALHO DE CAMPO
-Trabalho de campo exige três momentos essenciais: 
DOCUMENTAÇÃO: fase de registro, você como antropólogo, vai tentar entender.
EMPONDERÁVEIS DA VIDA REAL: algo próprio da pesquisa que requer essa observação em contato, fazer parte dos ritos e cerimônias. Não vou conhecer entender os significados de um rito uma cerimônia sem participar, vivenciar ela. O significado so é captado com o ato a experiência.
CORPUS INSCRIPTIONUM: momento onde o antropólogo consegue compreender e conhecer a mentalidade, o modo de pensar dessa tribo, dessa cultura dessa sociedade. Sintetizando seria questionar 
1. Primeiro momento: “Quem eles são?” Documentar essa identidade;
2. Segundo momento: “O que eles fazem, quais são suas práticas?” 
3. Terceiro Momento: “O que eles pensam?” entender o modo de pensar e também no que eles creem. 
-Segundo Malinowski é necessário estar em contato, falar aquela língua, se adentrar aquela cultura, entender códigos, símbolos. 
-Conhecer uma língua é conhecer uma cultura, segundo ele o primeiro passo para se dar início à um trabalho de campo é aprender a língua daquele grupo.
3.KULA/FATO ETNOLÓGICO/SOCIOLÓGICO E GEOGRÁFICO/RELAÇÃO INTERTRIBAL/ VÍNCULOS SOCIAIS/ OBRIGAÇÕES/ MÁGICO/ TRANSAÇÃO/ RIQUEZA/TROCAS
-O papel e a importância que Malinowski dá para o ‘kula’ (significado daquelas trocas, daquele sistema de dádivas, modo de produção econômico, mas que vai além da economia.)
-O ‘kula’ tem uma função institucional, é uma instituição que está permanentemente dentro de uma cultura e não se abre mão. Tem caráter obrigatório, permanente e 
-Prática presente em diferentes culturas e sociedades, não faz parte apenas de um grupo, faz parte de vários grupos etiológicos. 
-É um fato empírico, fato social de Durkheim, é um fato sociológico, algo que existe nas experiências que são impostas aqueles indivíduos, ou seja, fazer parte dessa cultura, desse rito que é o ‘kula’.
-Significa uma ideia de pertencimento, observado em diferentes sociedades, como essa imposição exterior. 
-Malinowski percebe que esse fenômeno existe em vários lugares do mundo, quando ele diz que é um fato institucional. Que tem nomes diferentes, mas é o mesmo rito com mesmo significado.
-Ele nota que esse ‘kula’ (troca de presentes obrigatórios), destaca que tem relações intertribal, um sistema de informações entre essas tribos diferentes. 
-Conjunto de ilhas no pacífico, o caráter de risco de se impõe a esse rito, quando sai para entregar esse presente, o fato de se arriscar, pegar um barco e ir entregar esse presente para fazer alianças com essas outras tribos.
-Pode se dizer que tinha Natureza política. 
-O objetivo dessas relações era estabelecer ampliação de sociedades e desenvolvimento de vínculos sociais, que cria obrigações de caráter econômico/geral/político. 
-Essa troca de presentes é obrigatória, NÃO É VOLUNTÁRIO, mas de caráter magico, há uma magia presente, não é apenas material, é algo que mantém as tribos em movimentos. É uma relação de movimento espiritual e mágica.
-A magia dentro da antropologia é um fenômeno que tem em especial interesse, Malinowski tem um foco especial para Magia, e ao explicar o ‘kula’ ele consegue explicar de forma conectada.
Exemplo.: Qual a função da Magia dentro da Agricultura? De acordo com Malinowski é graças à magia que as plantas nascem, então é graças a ela que o solo é fértil e sem a magia não haveria essa agricultura rica. 
-Existe uma função jurídica, ele enxerga o Direito como um caráter mágico, não vem apenas para um indivíduo, a transgressão de um afeta todos.
-Existe um cuidado coletivo, pois se um deixa de cumprir, não segue o ‘kula’ coloca em risco toda a vida em sociedade. A magia tem função estruturadora daquela sociedade, daquela cultura.
-Essas trocas são transações de caráter social, “olha o que estou produzindo”, é uma forma de trocar saberes e valores, visões de mundo.
-As transações entre objetos, carregam intencionalidade e agência, ao fazer essas transações e troca de presentes está trocando também espírito, moral, riqueza.
-É uma visão de riqueza que não se limita a matéria, mas a moral, espírito. 
-Uma visão de riqueza muito mais ligada à magia.
-O conceito chave desse ‘kula’ vem dotadas de muitos significados, não são apenas trocas de materiais objetos.
-Comparar estudo de Mauss e estudo de Malinowski, até que ponto são semelhantes e até que ponto são distintos.
-Onde um chama de espírito das coisas (MAUSS) outro chama de magia (MALINOWSKI)
-Algo faz com que Malinowski seja considerado um grande antropólogo para escola inglesa, a organização da sociedade se dá com necessidades básicas. Entender a sociedade com fatos da organização social, feito para existência dessa sociedade.
-Último ponto: Método, o observador participante, destacamos esse como ponto mais importante da aula. Os primeiros antropólogos já vão para o trabalho de campo. 
-Como alguém se torna um grande antropólogo assim como Malinowski, no vídeo acompanhamos uma parte de sua vida, primeiro é estudante, vira secretário para conseguir financiamento de sua viajem, de sua expedição, depois de seis semanas ouvindo os melhores antropólogos do Mundo, se arrisca desenvolve um próprio método.

Outros materiais