Buscar

Atividade biologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade biologia celular: microscopia
1. Base, dá suporte ao microscópio
2. Lâmpada/fonte de luz, projeta a luz branca para o condensador, para a observação da lâmina.
3. Macrométrico, finalidade de aproximar a platina de maneira mais “brusca” para a lente objetiva, já o micrométrico, de maneira mais sútil.
4. Braço, suporte conectado as lentes, servindo também para seu transporte.
5. Condensador e diafragma, o condensador direciona a luz para a lâmina a ser examinada, já o diafragma, regula a passagem de luz que passa pelo condensador.
6. Platina ou mesa, local onde se posiciona a lâmina, nele também contém a presilha, para prender a lâmina.
7. Charriot, ajusta a platina horizontalmente, auxiliando na observação da lâmina.
8. Lentes objetivas, lentes que ampliam e melhoram a nitidez do objeto a ser estudado, existem lentes de diferentes poderes de aumento.
9. Canhão, suporte que conecta as lentes oculares nas lentes objetivas.
10. Revólver, dispositivo giratório, utilizado para mudar a lente objetiva que está em uso por outra.
11. Lentes oculares, local onde será feita a observação da lâmina a ser estudada, ela amplia em 10 vezes o objeto de estudo.
Questões:
1. O que é o poder de resolução?
R: O poder de resolução, se dá pelo limite em que a lente objetiva consegue expressar com nitidez uma imagem ampliada. Quanto menor seu limite, maior será seu poder de resolução.
2. Como se distingue a objetiva utilizada para a imersão e óleo das demais objetivas?
R: A objetiva de imersão é aquela que tem como propriedade o aumento em 100x de uma imagem. O óleo de imersão é utilizado para ser encostado na lente, e assim diminuir a refração da luz branca, permitindo assim que a entrada de luz na objetiva seja mais adequada, melhorando seu foco no objeto observado.
3. Como se calcula o aumento final de um material observado ao microscópio?
R: O cálculo é feito a partir do limite de resolução da ocular, mais o da objetiva utilizada. Dessa maneira, se a ocular tem aumento em 10x e a objetiva também tem um aumento em 10x, temos uma ampliação de 100x. Lembrando que as oculares apenas ampliam a imagem, já as objetivas ampliam e melhoram sua nitidez.
4. Ao analisar uma lâmina, você percebe que não está conseguindo visualizar as células nela contidas nitidamente. Qual é sua estratégia para conseguir um melhor resultado?
R: Nesse caso, deveria ser feita uma análise para encontrar o problema. Podendo ser, a incidência da luz, onde deve ser regulada no condensador pelo diafragma. Conferir a lente objetiva que está sendo utilizada, podendo não ser a apropriada para a visualização da especificidade do objeto estudado, alterando-a por uma com poder de resolução maior. Manusear o macrométrico, e principalmente o micrométrico para aproximar e afastar a lâmina da lente objetiva, e encontrar um foco apropriado que melhore sua nitidez. Se a lâmina utilizada for a de ampliação de 100x, deve ser utilizado o óleo de imersão, para que a luz em contado com a objetiva, não sofra grandes influências da refração.

Outros materiais