Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVA - Analise de vantagem competitiva 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Para que uma organização tenha clareza sobre os tipos de mercado em que pretende atuar e sobre a forma de neles atuar, ela deve realizar um exercício de definição de portfólio, ou seja, as combinações de produto ou serviço com um segmento de mercado ou de público-alvo.  
Assinale a alternativa que indica a razão pela qual uma empresa deve estudar seu portfólio:
Nota: 0.0
	
	A
	Para que a equipe de vendas possa responder às dúvidas dos clientes.
	
	B
	Para se manter atualizada.
	
	C
	Para evitar erros como o de ter bons produtos em mercados ruins ou produtos ruins em mercados bons.
Alternativa correta: c, pois ela deve examinar seus mercados e ofertas para não correr o risco de ter bons produtos em mercados ruins ou produtos ruins em mercados bons, conforme a contextualização da Rota 3, página 2.
	
	D
	Para conhecer melhor os produtos da concorrência.
	
	E
	Para perceber as demandas do mercado.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Em cada setor existe um conjunto específico de fatores que exercem forte influência no desempenho das empresas. Tendo em mente a importância de se analisar a concorrência em seus diversos níveis, é preciso conhecer os atributos essenciais a serem atendidos para se competir em um dado setor; aquelas características sem as quais uma empresa dificilmente sobreviverá.  
Marque a alternativa que aponta corretamente o conceito desses atributos essenciais.
Nota: 0.0
	
	A
	balanced scorecard.
	
	B
	fatores-chave de sucesso.
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 5.1 da Rota 3, página 11, onde Fernandes e Berton (2012) explicam que fatores-chave de sucesso (FCS) consistem em atributos essenciais a serem atendidos para se competir em um dado setor, e que cada setor possui atributos diferentes. Eles citam como exemplo uma empresa de bebidas, que deve atentar à força da marca, capacidade de distribuição e custo; se ela descuidar destes atributos, perderá competitividade.
	
	C
	matriz BCG.
	
	D
	matriz GE.
	
	E
	matriz de portfólio.
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o fragmento de texto abaixo:  
Cognição está ligada à maneira como aprendemos, como adquirimos conhecimentos. É considerada uma habilidade estratégica na organização, uma vez que contribui para o desenvolvimento de competências essenciais e, por consequência, proporciona a base para a criação da vantagem competitiva sustentável da organização.
Adaptado de: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000300004>. Acesso em 17 fev 2021.
Considerando o texto acima e os conteúdos abordados na Rota 1, analise as afirmativas a seguir acerca das habilidades estratégicas:
 I -   (   ) Habilidade estratégica e habilidade social podem ser consideradas sinônimos.
II -   (   ) Habilidade estratégica é a habilidade de perceber e entender mudanças no ambiente externo.
III -  (   ) Habilidade estratégica é a habilidade de realizar adaptações internas para responder às mudanças no ambiente externo.
IV -  (   ) Pode-se afirmar que ter habilidade estratégica contribui para o controle do nível de incerteza ambiental.
V -   (   ) Habilidade estratégica é a habilidade de disseminar as adaptações internas provocando mudanças externas.
São corretas as alternativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Alternativa correta: b, conforme o Tema 5.1 da Rota 1, páginas 3 e 4.
I – Incorreto, uma vez que são habilidades distintas; enquanto a habilidade estratégica é organizacional e está ligada à capacidade de se adaptar às mudanças, a habilidade social nas organizações está ligada ao relacionamento entre pessoas.
II – Correto, pois é justamente a capacidade de perceber as mudanças e adaptá-las ao contexto interno que caracterizam a habilidade estratégica. Esta afirmativa é complementada pela afirmativa III.
III – Correto, pois é justamente a capacidade de perceber as mudanças e adaptá-las ao contexto interno que caracterizam a habilidade estratégica. Esta afirmativa é complemento da afirmativa II.
IV – Também é correto afirmar que ter habilidade estratégica contribui para o controle do nível de incerteza ambiental, pois ao perceber e se adaptar às mudanças se está melhor preparado e corre-se menos risco de ficar para trás em relação aos concorrentes.
V – Incorreto, pois esse termo define justamente o contrário: perceber as mudanças do ambiente externo e fazer adaptações internamente na organização a partir delas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa III e IV, apenas.
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Considerando que os diversos setores de atividade econômica possuem diferentes níveis de maturidade (o chamado ciclo de vida), é natural que um setor não permaneça eternamente em crescimento. Essa fase, quando o ritmo de aquisição de novos clientes se estabiliza e reduz, é chamada de maturidade. 
 
Analise as alternativas abaixo em relação à fase de maturidade:
 
I -  (  ) Nessa fase, o setor passa a sobreviver de demanda de reposição por parte dos clientes já estabelecidos.
II-  (  ) O setor como um todo ainda vive um crescimento acelerado.
III- (  ) Nessa fase, passa a ser fundamental obter escala de produção e melhor nível de qualidade.
IV- (  ) Nessa fase, o número de competidores tende a ser muito maior do que nas fases anteriores, conforme a natureza do setor.
V - (  ) Nessa fase, os esforços para posicionar um produto inovador, ou para retardar ou substituir um produto em declínio são muito semelhantes.
 
São corretas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 4 da Rota 3, página 5. A alternativa II está incorreta porque é justamente o contrário: o setor como um todo não vive mais um crescimento acelerado, tendo em vista que a fase já é de maturidade, e não mais de crescimento. A alternativa IV está incorreta porque o número de competidores nessa fase é menor, uma vez que em muitos setores ocorrem as consolidações, ou seja, muitas empresas tendem a adquirir outras, diminuindo o número de concorrentes. A alternativa V está incorreta porque os esforços são muito diferentes – num caso o foco é no marketing do novo produto, no outro é na fidelização do público ainda consumidor (no caso de retardar a descontinuidade de um produto) ou na divulgação do produto substituto.
	
	D
	Afirmativas II, III e V, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e IV, apenas.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos cuja missão é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
A declaração de visão do Rotary é: “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”.
Disponível em: <https://www.rotary.org/pt/about-rotary>. Acesso em: 16 fev 2021. 
De acordo com os conteúdos aprendidos nesta rota de aprendizagem e a partir do exemplo acima, verifique se as afirmações abaixo acerca da declaração da visão organizacional são verdadeiras (V) ou falsas (F): 
(   ) Ela se preocupa com o estado futuro desejado, devendo entusiasmar, conquistar engajamento e melhorar o desempenho por meio do comprometimento a um propósito comum.
(   ) Ela impulsiona a organização a entrar em mercados novos e desconhecidos.
(   ) Ela compreende temas como valores, desejos, vontades, sonhos e ambição.
(   ) Ela serve para comunicar aos stakeholders externos uma imagem clara do que é a organização como um todo.
(   ) Ela disciplina a atuação organizacional, punindo colaboradores que se desviarem dos objetivos organizacionais em sua conduta. 
A partir da análise das
Página12