Buscar

Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O prazo para envio das respostas está encerrado.
Em uma cidade do interior há em uma escola estadual uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com sérios problemas na disciplina de Matemática. A maioria dos alunos não consegue resolver problemas simples. Mesmo com vários momentos de discussão, a equipe pedagógica da escola não conseguiu desenvolver nenhum método eficaz para o aprendizado da matéria. No meio do ano chega uma professora novata, vinda de transferência e com formação na área de psicomotricidade.
Liste três atividades práticas a serem desenvolvidas pela professora com as crianças e elabore uma justificativa que explique a relação das atividades com o aprendizado de matemática.
Sua resposta
Atividade 1: Fazer contas de adição. A atividade poderá ser realizada com o auxílio de dados. A turma será dividida em grupos de quatro alunos. A mesa da professora poderá ser disponibilizada para a realização da atividade. Cada aluno jogará os dados cinco vezes fazendo a somatória dos pontos. Atividade 2: Resolução de problemas de divisão. Maria tem 10 canetas, sendo que cinco colegas não trouxeram suas canetas para a realização da prova de História. Maria dividirá com os 5 alunos 1 caneta para cada um. Após, o empréstimo com quantas canetas Maria ficará? Atividade 3: Fazer contas de multiplicação. A atividade poderá ser realizada com o auxílio de três bombolês um ao lado do outro. No interior do primeiro e segundo bombolê terá um número escrito numa folha A4 que será utilizado para a multiplicação. Um aluno de cada vez, irá resolver a multiplicação e no terceiro bombolê vai pular o número de vezes que resultar da operação Matemática. É de suma importância realizar uma atividade corporal na resolução de todas as atividades. 
Enviado em: 08/06/2021 15:57
90Nota
Comentários do professor
Tarefa realizada de forma satisfatória, com 3 atividades distintas.
Padrão de resposta esperado
Atividade 1: Fazer contas de multiplicação associadas a movimentos corporais. A atividade poderá ser desenvolvida em sala de aula, com os alunos de pé ao lado da carteira. Com as mãos na cintura, os alunos deverão flexionar o quadril no primeiro número, abaixar no segundo número e saltar na resposta.
Atividade 2: Fazer contas de divisão organizando os alunos em grupos. Cada aluno deverá ser uma unidade de contagem. Por exemplo: 4 : 2 = 2. Organize grupos de quatro alunos e peça-lhes formem outros dois grupos iguais. Assim, verão com quantos membros cada grupo ficará.
Atividade 3: Apresente um conjunto de problemas de matemática com as operações básicas. Organize os alunos em grupos com a quantidade suficiente de pessoas necessárias para resolver cada problema e peça para que encenem o problema apresentado. Ex. João tem seis lápis. Os seus colegas Pedro, Marcos e Guilherme esqueceram os seus lápis em casa. João dividirá com os colegas emprestando um lápis para cada um. Depois de emprestar os lápis com quantos lápis joão ficará?
Os alunos podem acrescentar diálogo à encenação. O importante é usar o corpo e realizar uma atividade corporal na resolução de todas as atividades.

Outros materiais