Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Anatomorfofisiologia do Sistema cardiorespiratório II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668389) ( peso.:1,50)
	Prova:
	33146710
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O cérebro por meio do Sistema Nervoso Central (SNC) é a parte mais desenvolvida do encéfalo, pesa aproximadamente 1,3 kg, apenas 2% do peso do corpo, porém, apesar disso, recebe cerca de 25% do sangue, que é bombeado pelo coração. Com o aspecto semelhante ao miolo de uma noz, sua massa de tecido cinza-rósea apresenta duas substâncias diferentes, sendo uma branca, na região central, e uma cinzenta, da qual se forma o córtex cerebral. Da mesma forma, o cérebro é uma parte do encéfalo que corresponde a aproximadamente 77-82% dessa estrutura e apresenta uma grande quantidade de sulcos e depressões. Sobre as principais funções do cérebro, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O cérebro relaciona-se com a regulação das funções cardiovasculares, controla a respiração e os reflexos de tosse, espirro e, ainda, monitora alterações no ambiente externo ou interno.
	b)
	O cérebro relaciona-se com a linguagem, comportamento emocional, raciocínio, interpretações, julgamentos e tomada de decisão.
	c)
	O cérebro relaciona-se com a coordenação dos movimentos, equilíbrio, postura e monitora alterações no ambiente externo ou interno.
	d)
	O cérebro é responsável por processar os impulsos motores, regular a temperatura corpórea e, ainda, monitorar alterações no ambiente externo ou interno.
	2.
	O líquido cerebrospinal, ou popularmente conhecido como líquor, é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnoideo e as cavidades ventriculares. Sua função primordial é a proteção mecânica do sistema nervoso central e evitar que ocorra atrito entre a massa encefálica e a estrutura óssea (calota craniana). Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), o seu status de funcionalidade é fundamental para manter o equilíbrio do corpo, trabalhando com o sistema endócrino na percepção das mudanças internas e externas ao organismo. Para tanto, esse sistema é formado por diferentes estruturas, as quais possuem íntima relação. Quanto a sua veracidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema nervoso central é protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.
(    ) Em um corte do sistema nervoso central, é possível observar a presença de uma substância branca e uma substância cinzenta.
(    ) A medula espinhal é uma das partes do sistema nervoso central e localiza-se no interior do canal vertebral e o Sistema Nervoso Central (SNC) é envolto por três meninges.
(    ) No encéfalo, verifica-se a substância branca, localizada mais externamente, e a substância cinzenta, mais internamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - V - V - F.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - V - V - F.
	3.
	Essa estrutura é responsável por receber os estímulos provenientes da periferia do corpo e encaminhar às regiões superiores (encéfalo). Da mesma forma, ela envia as respostas elaboradas no encéfalo para as regiões periféricas do corpo. Medindo cerca de 45 cm nos adultos, vai do forame magno do osso occipital até o espaço entre a primeira e a segunda vértebras lombares, no qual termina em uma região cuneiforme denominada cone medular. A qual estrutura nos referimos?
	a)
	Reflexo patelar.
	b)
	Medula espinhal.
	c)
	Processo espinho da segunda vértebra lombar.
	d)
	Comissura branca anterior.
	4.
	As fibras nervosas são formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios), bem como por seus envoltórios, organizando-se em feixes e estes formam um nervo. Cada fibra nervosa é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominada endoneuro. E cada feixe é também envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. Em nosso corpo existe um número muito grande de nervos. Os nervos sensitivos são os que possuem somente fibras sensitivas e um bom exemplo são os mecanorreceptores na pele. Junqueira e Carneiro (2018) descrevem que os nervos possuem como função realizar a comunicação entre a periferia (SNP) e o centro (SNC). Sobre as informações sensitivas provenientes de órgãos internos e da superfície do corpo (pele) que chegam até a medula espinal através de quais estruturas, analise as sentenças a seguir: 
I- Fibras sensitivas, denominadas eferentes.
II- Fibras motoras, denominadas aferentes.
III- Fibras sensitivas, denominadas aferentes.
IV- Fibras motoras, denominadas eferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
	a)
	Somente a sentença II está correta.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Meninges são membranas que envolvem o Sistema Nervoso Central (SNC), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas basicamente por três camadas. Essas membranas são extremamente importantes, uma vez que conferem proteção, estabilidade e absorção de impactos aos órgãos do SNC. Sobre as membranas que revestem o SNC, analise as opções a seguir:
I- Pia-máter.
II- Aracnoide e dura-máter.
III- Aracnoide e prote-máter.
IV- Revestimáter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções III e IV estão corretas.
	b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	c)
	As opções II e III estão corretas.
	d)
	As opções I e II estão corretas.
	6.
	O sistema nervoso central (SNC) processa informações recebidas de todo o nosso corpo. Após o processamento destas informações, o SNC elabora uma resposta que é enviada pelas fibras eferentes ao local necessário. Quanto aos componentes do sistema nervoso central, analise as sentenças a seguir:
I- Medula espinhal. 
II- O encéfalo.
III- Terminações nervosas.
IV- Nervos e gânglios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	É uma junção especializada, em que um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Podem ser elétricas ou químicas, sendo que grande parte de tais atividades são químicas, nas quais ocorre a liberação de moléculas denominadas neurotransmissores. Possui um neurônio pré-sináptico, que envia o impulso nervoso, e um neurônio pós-sináptico, que recebe o impulso. Entre os neurônios pré e pós-sináptico existe um pequeno espaço, a fenda sináptica. Sobre o evento tratado, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Atividade de potenciais de ação.
	b)
	Atividade de neurotransmissores e interferência mediadora por meio dos potenciais de ação.
	c)
	Atividade de neurotransmissores.
	d)
	Sinapses.
	8.
	O bulbo, enquanto estrutura pertencente ao tronco encefálico, controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. Essa estrutura também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo. Sobre a função específica do bulbo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e a motilidade gastrointestinal.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito e o controle da dor.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar estímulos excessivos da dor, por possuir receptores nociceptores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - F.
	b)
	F - F - V - F.
	c)
	F - V - F -
Página12