Buscar

Didática Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Os objetivos educacionais divulgam metas claras em relação ao desenvolvimento de algumas qualidades humanas que é necessário adquirir para sermos capazes de atuar na transformação da sociedade. Para Libâneo (2008) existem três referências, no mínimo, a serem seguidas para que isto aconteça. São elas:
a) Os valores e ideias expressos na legislação educacional e que representam forças politicas de grande valor no sistema social, como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
b) Os conteúdos das ciências, produzidas e acumuladas pela humanidade ao longo da história.
c) Os anseios de formação cultural determinadas pela população majoritária, que derivam das suas reais condições de vida, trabalho e das lutas pela democratização das quais participam.
Disserte sobre essas três referências, levando em consideração que estão interligadas e sujeitas a contradições, porém necessárias para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.  
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
Resposta esperada 
*À medida que percebemos como professores são agentes de transformação, mais seremos capazes de fazer relação entre teoria e prática, alcançando as exigências solicitadas pela sociedade. *Os conteúdos não condizem, muitas vezes, com a realidade dos alunos e nem com os interesses sociedade. *Isso acontece também com a legislação escolar. *As opções sociopolíticas também fazem a diferença quando nos baseamos nestas três referências. *Por isso, é importante avaliar se os objetivos propostos pelo sistema oficial atendem as necessidades e as cobranças oriundas de questões políticas e sociais. *Da mesma forma, quando se trata da seleção dos conteúdos, as expectativas e as necessidades dos alunos precisam ser analisadas, para que assim possamos realizar um trabalho pedagógico com eficiência.
Minha resposta 
Quanto mais notamos que os professores são os capazes de propiciar a transformação, mais conseguimos compreender a desenvoltura entre teoria e prática, assim alcançando as exigências demandadas pela sociedade. Já com o que diz respeito aos conteúdos, eles podem muitas vezes não condizem, com a realidade dos alunos e nem com os anseios da sociedade. Isso pode acontecer também com a legislação escolar. As opções sociopolíticas também vão ajudar a deferir os paços a serem dados em virtude da diferença quando nos baseamos nestas três referências. Por isso, é importante estar atentos e avaliar se os objetivos propostos pelo sistema oficial estão atrelados as necessidades e as cobranças provenientes das questões políticas e sociais. Desta forma, quando se trata da seleção e escolhas da sequencias dos conteúdos, devemos verificar quais são as expectativas e as necessidades dos alunos, e analisá-las, para que o trabalho pedagógico ocorra de forma eficiente.
2. O professor Geraldo utiliza como estratégia e metodologias durante as aulas de Ciências: aula expositiva com o uso de imagens, documentários, debates de ideias e avaliação escrita. Para o professor Paulo, as estratégias utilizadas são: aulas práticas, trabalho em equipe, saídas a campo, seminários e provas escritas. Disserte sobre as estratégias e metodologias sugeridas pelos professores (Geraldo e Paulo) e qual a maneira que cada uma possibilita o avanço do conteúdo estudado.
Resposta esperada 
*As duas maneiras estão corretas. *Cada professor busca desenvolver em sala de aula a metodologia que aproxima o conteúdo à realidade dos estudantes. *Desta forma, existem diferentes maneiras de tornar a aula mais rica em informação e explorar o mesmo conteúdo o que importa é a criatividade. *Por isso, o planejamento deve ser contínuo e fazer parte do cotidiano do professor.
Minha resposta 
As duas maneiras de ensinar vão ser eficientes, e também serão capazes de atrelar valores que indicarão se os alunos aprenderam o conteúdo proposto de forma satisfatória. Existem várias formas de apresentar um devido tema e enriquecer o conhecimento de dele. Assim o que se percebe é que cada professor usou um tipo de metodologia devido há algumas circunstâncias como, o tema que estava sendo abordado ou o público alvo da aprendizagem. Diante disso notamos que existe diversas formas de tornar uma aula rica e atraente sem perder o foco que é aprendizagem. E que a chave para que se tenha sucesso na aprendizagem é também possuir um planejamento sólido e com bons objetivos.

Outros materiais