Buscar

ATIVIDADE I - UMA FÁBRICA SEM FUMAÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
DOCENTE: ERIC AMARAL FERREIRA
DISCENTE: FLAVIA VITÓRIA DE QUEIROZ PRAXEDES
Percepção sobre o texto Uma Fábrica sem Fumaça
A partir da leitura do texto, é possível identificar fatores importantes que chamam atenção sobre a empresa Li & Fung: foi a pioneira na exportação chinesa e inovadora no desenvolvimento de gerenciamento da cadeia de suprimento, onde o diferencial apresentado na época era que todos os seus membros sabiam falar inglês e chinês. Nas suas primeiras fases administrativas, atuou como uma espécie de broker recebendo comissões para intermediar as relações entre compradores e fabricantes, e que veio a diminuir ao longo do tempo, junto com a percepção de que atuando como broker, seu tempo de vida útil não passaria de 10 anos. A partir daí, veio a ideia de transformar o negócio em algo inovador implementando uma forma diferente de atuação, dividindo-se em três estágios de evolução. 
O primeiro estágio foi marcado pela atuação como agente regional abrindo filiais em busca de fornecedores aumentando as vantagens competitivas em razão do maior valor adicionado ao serviço de intermediação e tempos depois, agregaram mais valor ao processo, passando a ser responsável pelas pequenas montagens. O segundo estágio foi marcado pela pesquisa de produto, a empresa começou a montar protótipos de amostras fazendo com que o planejamento da produção evoluísse e assim, garantisse prazo e qualidade. O terceiro estágio foi baseado na manufatura dispersa, onde a empresa criou kits de montagens de pequenos radiotransmissores e despachados para a China para montagem, Hong Kong ficou responsável pela comercialização dos produtos. Esse modelo de manufatura tornou-se um novo paradigma para a Ásia, passaram a se incumbir do planejamento sofisticado e coordenando a manufatura distribuída regionalmente.
A Li & Fung gerenciava toda a cadeia de suprimentos sendo a intermediadora entre os fornecedores e varejistas, tornando mais fácil a operação já que o bom gerenciamento da cadeia de logística retira custos e tempos sem necessidade durante o ciclo do pedido, o que atraía a diminuição dos custos de produção. Nessa fase, a empresa já possui uma relação de confiança entre o cliente, comprador, intermediário e fornecedor. 
A Li & Fung é uma empresa que procura organizar para o cliente e a sua unidade básica da empresa é a divisão que são vistas como portfólio: quando o mercado muda, a empresa cria ou encerra uma divisão de forma instantânea para se adaptar ao novo contexto com rapidez. A sua atuação é focada no cliente, adotando um enfoque sistêmico constante nas operações, onde o conhecimento sobre a qualidade do produto é um elemento positivo nessa atuação, junto com a informação, sendo essa considerada o ingrediente mais importante na formula de negócio da empresa.

Outros materiais