Buscar

79 Poderes Administrativos - Poder hierárquico

Prévia do material em texto

Poder Hierárquico
Prof. Eduardo Tanaka
 Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 79 (Poderes Administrativos – Poder Hierárquico) em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – acesse através do link: https://youtu.be/aCwBxjvmUF0
Poder Hierárquico
Segundo Meirelles, "é o que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal (...) O Poder Hierárquico tem por objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas , no âmbito interno da Administração Pública".
Dá para imaginar que hierarquia é uma ordem de subordinação existente entre os vários órgãos e agentes públicos dentro de uma mesma pessoa jurídica. 
Não existe hierarquia entre pessoas jurídicas distintas, Poderes (executivo, judiciário e legislativo) distintos e entre administração e administrados.
Entre a administração direta e entidades da respectiva administração indireta existe vinculação.
Questão (CESPE - IPAJM - Advogado) O poder hierárquico da administração pública indireta é extensivo aos administrados.
Gabarito: E 
Do exercício do Poder Hierárquico decorrem as prerrogativas, do superior para o subordinado, de:
- dar ordens, fiscalizar, rever, delegar e avocar.
Dar ordens – determinar a prática de algum ato ou conduta.
Fiscalizar – vigiar de forma permanente os atos dos subordinados a fim de que se mantenham dentro da legalidade.
Rever - apreciar (controlar) os atos de inferiores hierárquicos para mantê-los ou invalidá-los, de ofício ou mediante provocação do interessado. 
Delegar – ocorre quando o superior hierárquico confere ao subordinado atribuições que originalmente lhe pertenciam. Não se delega ato político, mas somente ato administrativo. 
Não se delega atribuições privativas. Não se admite delegação de um Poder de Estado para outro (a não ser que esteja prevista na Constituição).
Avocar – chamar para si as atribuições originalmente distribuídas ao subordinado. Não pode ser atribuição exclusiva do subordinado.
Questões
(CESPE - INSS - Analista do Seguro Social - Direito) A avocação de procedimentos administrativos decorre do poder hierárquico.
Gabarito: C
(CESPE - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa) No exercício do poder hierárquico, os agentes públicos têm competência para dar ordens, rever atos, avocar atribuições, delegar competência e fiscalizar.
Gabarito: C 
(FCC - TRT-SE - Analista Judiciário) NÃO constitui característica do poder hierárquico:
a) delegar atribuições que não lhe sejam privativas.
b) dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obediência, para estes últimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais.
c) controlar a atividade dos órgãos inferiores, tendo o poder de anular e de revogar atos administrativos.
d) avocar atribuições, desde que estas não sejam da competência exclusiva do órgão subordinado.
e) editar atos normativos que poderão ser de efeitos internos e externos.
Gabarito: E 
(FCC - TRT-MG -Analista Judiciário) O poder hierárquico
Parte superior do formulário
a) autoriza a Administração Direta a rever, de ofício, os atos praticados pelas entidades integrantes da Administração Indireta, quando identificada a sua desconformidade com as diretrizes governamentais.
b) corresponde ao poder conferido aos agentes públicos para emitir ordens a seus subordinados e aplicar sanções disciplinares, ainda que não expressamente previstas em lei.
c) fundamenta a avocação, pela Administração Direta, de matérias inseridas na competência das autarquias a ela vinculadas.
d) constitui fundamento da organização administrativa, estabelecendo relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos integrantes da Administração Pública.
e) possibilita ao particular apresentar recurso ordinário ao Ministério ao qual se encontra vinculada entidade integrante da Administração Indireta, insurgindo-se contra o mérito do ato praticado.
Gabarito: D
Leitura Complementar
Lei 9784/99 - (Processo Administrativo)
Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.
Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
 I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
§ 1o O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.
§ 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.
§ 3o As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.
Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes