Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Deficiência Auditiva 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

2
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
	
RELATÓRIO SOBRE INCLUSÃO
Cascalho Rico
2021
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	3
2	APRESENTAÇÃO	3
3 AÇÕES PARA INCLUSÃO	3
4	CONCLUSÃO	5
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
À Atividade Integradora proposta foi de suma importância para compreensão da necessidade da inclusão de pessoas com deficiência em meio ao Ambienta Escolar. Todas as crianças e adolescentes têm direito à educação, incluindo também os jovens com algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual.
 De acordo com a Constituição Federal Brasileira, em seu Artigo 208, é dever do Estado prover o amparo educacional especializado às pessoas com deficiência, principalmente na rede regular de ensino. No entanto, apesar das inúmeras disposições legais que ressaltam a importância e asseguram os direitos da inclusão educacional das pessoas com deficiência no país, as instituições de ensino públicas e privadas no Brasil ainda enfrentam dificuldades com essa questão.
2 APRESENTAÇÃO 
A deficiência auditiva é a incapacidade de ouvir, e ela pode se apresentar em graus diferentes, sendo eles: leve, moderada e surdez, que é a inexistência da audição. A deficiência auditiva, em alguns casos, pode ser resolvida com aparelhos ou intervenções cirúrgicas, mas nos casos congênitos e irreversíveis o indivíduo deve buscar outros meios de se comunicar.
A educação de uma criança com deficiência auditiva ou surdez deve ser feita de forma diferenciada, utilizando diversos recursos comunicativos, adaptados a suas possibilidades e de modo a contribuir para sua participação social.
3 AÇÕES PARA INCLUSÃO
A escola que faz a inclusão do aluno com deficiente auditivo necessita fazer sempre a formação continuada de sua equipe escolar, da gestão aos serviços de apoio, garantindo assim conhecimento sobre a área e as especificidades de seus alunos. O professor tem um papel importante, como todos os outros elementos da equipe, necessitando de um acompanhamento especializado para fazer as adaptações necessárias em sua rotina de trabalho de forma a atender as necessidades educacionais especiais de seus alunos deficientes auditivos. 
Logo abaixo algumas ações para garantia da inclusão do aluno com deficiente auditivo:
MINIMIZE O RUÍDO NA SALA DE AULA: Crianças com qualquer grau de perda auditiva podem ter dificuldade para ouvir as informações importantes quando estão rodeadas por ruídos, pois eles mascaram as coisas importantes que são ditas e precisam ser ouvidas. 
ASSENTOS PREFERENCIAIS: Coloque o aluno num assento que permita que os dois ouvidos estejam de frente para a fonte do som desejada e longe de sons como os de janelas, parquinho, ar condicionado e outras crianças conversando. Um assento na primeira ou segunda fileira, no centro, é preferível.
DURANTE AS DISCUSSÕES EM GRUPO: Faça com que uma pessoa fale por vez – uma dica é a regra de que só quem estiver com o ‘lápis da fala’ pode falar enquanto os outros escutam.
USE UM CADERNO PARA SE COMUNICAR COM A FAMÍLIA: Assim você pode mandar observações diárias para os pais se for necessário.
CONSIGA A ATENÇÃO: Tenha certeza de que você tem a atenção do aluno. Diga o nome dele/dela ou peça a atenção da classe inteira quando for dizer algo importante.
A REGRA DOS 6 DECIBÉIS: É importante entender que uma vez que o professor se afasta do aluno, o sinal acústico é diminuído. Se a distância dobrar, o sinal diminui em 6 dB.
SISTEMA FM, ROGER, MINIMIC E AFINS: Os professores precisam aceitar usar toda e qualquer tecnologia disponível para ajudar o aluno com deficiência auditiva. Pode ser um sistema FM ou qualquer acessório wireless que melhore a relação sinal-ruído.
O COLEGA QUE AJUDA: Ter um colega parceiro de atividades fornece ao aluno um apoio amigável e ajuda o professor a ter certeza de que o aluno com deficiência auditiva está engajado em todas as atividades.
PISTAS VISUAIS E ESCRITAS: Todos os próximos testes, provas, eventos, trabalhos e anúncios devem ser escritos no quadro ou incluídos na agenda semanal ou numa newsletter que possa ir para a casa do aluno toda semana.
OVERHEAR (OUVIR POR ACASO): Crianças com deficiência auditiva muitas vezes não ouvem por acaso as conversas, novas palavras, etc. 90% da linguagem aprendida por crianças ouvintes se dá por aprendizagem incidental. Assim, os professores devem se certificar de que o aluno com deficiência auditiva está incluído nas conversas e checar se ele está mesmo ouvindo.
OS PAIS: Os pais têm bom conhecimento de como ajudar seus filhos. Dando a eles novos vocabulários, temas, tópicos e conceitos antes que os mesmos sejam mostrados em sala de aula irão ajudar a criança a entender de um modo muito mais fácil neste ambiente.
DISCIPLINA: No que diz respeito à disciplina, o aluno com deficiência auditiva deve ser tratado do mesmo modo que os alunos ouvintes, e deve entender as regras da sala de aula.
4 CONCLUSÃO
Portanto, cabe ao poder público promover condições necessárias para que a inclusão de qualidade aconteça, e não só matricular nas salas de aula regular e de ensino os alunos, sem dar condições para que essa inclusão aconteça de verdade, pois assim corremos o risco de que esse aluno permaneça na sala, mas sem perspectiva de inclusão, aumentando as desigualdades. Ao professor cabe promover dentro de sala de aula a inclusão diminuindo as barreiras intelectuais e sociais para que os alunos possam ter as mesmas oportunidades na sociedade.
REFERÊNCIAS
CRÔNICAS DA SURDEZ. Alunos com deficiencia auditiva em sala de aula: dicas para professores. Disponível em: <https://cronicasdasurdez.com/dicas-professores-deficiencia-auditiva/>. Acessado em: 23 de jul. de 2021.
BRASIL. Constituição Federal, art. 208. Disponível em: < https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_208_.asp >. Acessado em: 24 de jul. de 2021.
BRASIL ESCOLA. A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-educacional-deficiencia-auditiva.htm>. Acessado em: 24 de jul. de 2021.