A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE

Pré-visualização | Página 3 de 5

também, que o levantamento de pesos também tenha contribuído para a musculação, embora o levantamento de peso não tenha feito parte do programa oficial em Olímpia. Contudo, encontrou-se uma pedra com peso de 143,5Kg, que continha inscrições dizendo que um atleta de nome Bybom a tinha levantado acima da cabeça, usando apenas uma mão.” 
A musculação não é uma atividade de pratica recente, já era utilizada nos séculos passados, onde o homem já fazia exercícios com pesos progressivos objetivando fortalecer os músculos e em consequência dessa ação ganhar maior força como forma de sobrevivência, pois só os fortes obtinham sucesso na caça e conseguiam defender suas terras (FILHO, GONÇALVES, 2017).
Documentando esse período existem estátuas gregas que registram o início da prática do culturismo e também para corroborar, as pinturas de Michelangelo na Capela Cistina que retratam corpos musculosos.
A partir do século XIX, que os médicos higienistas, com suas ideias de higienização e eugenia de raça, deram inicio ao incentivo para a prática da atividade física para manter o individuo forte e saudável, entretanto, o intuito era de preparar os homens para o trabalho e as mulheres para a produção de serviços domésticos (GODOY 1994).
De acordo com Farias e Rodrigues (2009) são muitos os termos usados para descrever a variedade de meios de treinamento de força: treinamento contra resistência, treinamento resistido ou musculação, potência muscular ou resistência e eventos de fisiculturismo ou levantamentos de pesos. Mas, na verdade o treinamento de força não abrange só o levantamento de pesos, faz referência também, ao uso de resistência em máquinas ou de elásticos.
A musculação como atividade objetiva trabalhar a musculatura do corpo, sendo assim realiza-se exercícios contra uma resistência que pode ser usada de diferentes formas; como carga usando halter ou barra longa, podendo ser em aparelhos, tensores ou mesmo contra a força gravitacional.
CAPÍTULO IV: BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE
Diversos grupos da sociedade podem se beneficiar com a prática da musculação, principalmente os idosos, pois de acordo com Miranda (2014) ela se apresenta como uma atividade profilática que visa melhorar a qualidade de vida e oportunizar mais dignidade às pessoas da terceira idade.
A musculação tem sido uma das atividades físicas mais eficientes quando se trata de benefícios na terceira idade devido às modificações que ocorrem na força muscular em reduzido período de treino associado à prática constante. Demonstra melhorias nas capacidades físicas como flexibilidade, força, resistência e até mesmo melhoras no equilíbrio (PALOMBO e MIGUEL, 2018). Entendemos então, que a melhora destes componentes, a independência e a capacidade funcional dos idosos tornam-se ferramentas essenciais para aumento da longevidade com qualidade de vida. 
Estudos realizados por Silveira Junior (2001) esclarecem que a musculação é a modalidade mais indicada para reduzir a incapacidade muscular na terceira idade. Isso se deve ao fato de que essa prática melhora e também aumenta os níveis de força, além de ajudar na preservação dos tecidos musculares e contribuir ainda para o combate à osteoporose e demais problemas de saúde ocasionados pela inatividade associada ao peso da idade.
Brito (2001) apud Filho e Gonçalves (2017) declara que os exercícios de musculação em pessoas da terceira idade são eficientes e produzem resultados positivos, dentre os quais: a redução da sarcopenia que é a diminuição da função da musculatura esquelética promove a melhora da marcha, reduzindo os riscos de queda, garantindo mais autonomia para a realização de atividades diárias.
Durante a fase da terceira idade o individuo sofre a diminuição da massa magra e o aumento da massa gorda, o que ocasiona atrofia nos músculos e perda de massa óssea. Os ossos vão perdendo minerais e as articulações sofrem a diminuição da mobilidade. As fibras diminuem de tamanho levando ao declínio da massa magra. Entretanto, Rocha (2013) comenta que a musculação é fundamental para restituir a massa óssea e também para o sistema locomotor das pessoas idosas, melhorando o equilíbrio e diminuindo os riscos de queda. Sendo ainda, de grande relevância na capacidade física para a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
A expectativa de vida ativa termina quando a saúde de uma pessoa se deteriora a ponto de provocar a perda da sua independência nas atividades da vida cotidiana, tornando-se dependente de outros ou de algum tipo de assistência (HAYFLICK,1996). Sendo assim, a musculação entra nesse contexto para contribuir positivamente para a mobilidade articular, sociabilidade e no emocional principalmente nas pessoas da terceira idade, lembrando que a prática regular de musculação exerce papel importante no fortalecimento de ligamentos, tendões e articulações. Todos esses fatores proporcionam mais saúde e melhoram as condições funcionais do idoso, dando-lhe autonomia para que ele possa realizar os esforços da vida diária com mais disposição e segurança.
De acordo com Matsudo, Matsudo e Barros Neto (2000b), a atividade física apresenta efeitos benéficos nos aspectos psicológicos, sociais e cognitivos, sendo um aspecto fundamental do estilo de vida na promoção de um envelhecimento saudável e bem sucedido.
Os efeitos antropométricos e neuromusculares são: diminuição da gordura corporal incremento da massa muscular, incremento da força muscular, incremento da densidade óssea, fortalecimento do tecido conetivo, e incremento da flexibilidade. Com relação ao aspecto metabólico ocorre o aumento do volume sistólico; diminuição da frequência cardíaca no repouso e no trabalho submáximo; aumento de 10 a 30% no VO2 máximo; aumento da ventilação pulmonar; diminuição da pressão arterial e melhora do perfil lipídio. Os efeitos psicológicos, como melhora do autoconceito, da autoestima, da imagem corporal, diminuição do stress, ansiedade; melhora da tensão muscular e insônia; diminuição do consumo de medicamentos melhora das funções cognitivas e socialização também são notados (MATSUDO e MATSUDO, 1992; RASO et al. 1997b; MATSUDO, MATSUDO e BARROS NETO, 2000a).
De acordo com Raso et al. (1997a), os efeitos mais óbvios do exercício físico no idoso, especialmente nos mais propensos à ansiedade e depressão, favorecem aos relacionamentos sociais, exercendo um impacto positivo sobre a redução dos riscos de morte por doenças crônicas degenerativas.
Okuma (1998) cita que alguns estudos realizados indicam que indivíduos ativos tendem a apresentar uma auto percepção mais positiva das variáveis psicológicas, como autoconceito, autoestima, autossatisfação, auto realização e outros.
Embora ainda não existam estudos conclusivos sobre a influência da atividade física no bem estar das pessoas, há evidência de que a saúde percebida é mais preditiva de satisfação na velhice quando relacionada à saúde medida por indicadores objetivos e que a vivência de experiências positivas com a atividade física é mais significativa para o idoso do que a falta dos negativos (OKUMA, 1998).
Baixos níveis de atividade física foram associados com sintomas depressivos mais severos um estudo elaborado por Moore (apud MATSUDO, MATSUDO e BARROS NETO, 2000a). Embora isso não permita fazer uma relação causa efeito, a atividade física pode ser um método efetivo para a manutenção da habilidade funcional e a promoção de uma melhor sensação de bem estar em idosos.
Okuma (1997 e 1998) ressalta ainda que a vivência de experiências positivas como atividade física é mais significativa para o idoso, torna-se um compromisso interno e termina sendo um recurso para lidar com o estresse emocional, possibilitando a convivência com os pares, desenvolve auto eficácia e rompe com o estereótipo que a sociedade atribui ao idoso.
Entende-se então, que a musculação; mesmo iniciado na terceira idade traz grandes benefícios para os indivíduos, lembrando que o importante é manter a saúde e não ao desempenho, objetivando o contato do idoso com seus pares, incrementando

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.