Buscar

A biodiversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.1.1 O que é a biodiversidade e por que a biodiversidade é tão importante? 
A biodiversidade, é todo um conjunto de riquezas existentes e variedades naturais que faz a sustentação de toda a vida na terra e na água. Estando presente todos os dias de nossa vidas, afetando diretamente e indiretamente, em todos os aspectos da saúde humana, ao fornecer ar e água limpos, alimentos. Sem a biodiversidade, não haveria vida na Terra, pois através dela, que as coisas funcionam de forma ordenada, em determinado ecossistema, região geográfica, e em todo o planeta. Sabemos que a biodiversidade é todo o processo de grande importância que faz a sustentabilidade, mantendo o equilíbrio ecológico e a manutenção do ecossistema. 
Tendo essa grande diversidade Biológica, variedade de organismos vivos de todas as origens, é extremamente essencial para o ambiente, no entanto com toda essa riqueza conhecidas por todos nós, ainda assim somos responsáveis por destruir, por fazer acometer a destruição dos rios, mares com a poluição, a extinção dos animais, entre outros mais. Deixamos de entender a importância para prejudicar o funcionamento de todo o equilíbrio de todos os ecossistemas. 
No entanto a biodiversidade apresenta um grande papel na vida do homem, pois através de toda essa variedade, fazemos uso da fonte de alimento, da energia, matéria prima que é utilizada para a construção, para a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e diversos tipos de produtos, de uso frequentemente, ainda temos a exploração para o lazer, no caso o aonde a demanda é muito alta. 
Sabemos que a biodiversidade tem muito mais a oferecer ao homem, do do quê o homem a biodiversidade, pois utilizam de todos os recursos possíveis, e com isso, com o passar do tempo o planeta vai sofrendo com a a grande perda da biodiversidade pois os fatores ocasionados pelo homem, fazem com quê ocorra a degradação da biodiversidade.
 
Com toda essa exploração excessiva dos recursos naturais, os problemas só aumenta, mudanças climáticas, e, todo o planeta, as alterações que já estão muito tempo ocorrendo vem se alastrando cada vez mais pelo planeta, afetando todos os seres vivos. Por conta de todo esse consumismo negativo. Com a biologia e a sua conservação, sendo elas à ecologia, demografia, biologia populacional, genética, taxonomia, entre outros campos, toda essa união é para que tenha métodos para solucionar problemas que a conservação precisar resolver.
Enquanto todos os fatores acontecem vai levando consigo toda a vida e a diversidade de grande parte ainda desconhecida pela ciência. Tendo essa perda da biodiversidade e a destruição do meio ambiente impactando diretamente em nossas vidas. Quanto mais destruímos ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças, que podem se transformar em epidemias e pandemias e levar a perdas para toda a sociedade, fato que vem sendo ocasionados, e vem sendo avisado a muitos anos por toda a ciência.
No que diz respeito à importância ecológica, os motivos são claros: cada espécie do planeta apresenta um papel no ecossistema. As plantas são a base de toda a cadeia alimentar, além de servirem de moradia para algumas espécies e fornecerem oxigênio no processo de fotossíntese. Quando uma espécie entra em extinção, todo o ecossistema local é impactado.
Logo, sabemos que preservar é garantir, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio, para que no futuro não nos falte a riqueza de toda a natureza, que nos proporciona a vida na terra.

Outros materiais