Buscar

Adolescência e Sexualidade

Prévia do material em texto

Adolescência
Adolescência
 A difícil arte de adolescer
 Mudanças 
 Ansiedade 
Sexualidade
Estudar?
Namorar?
1 Vez?
Comportamento?
Crescer?
Sexo?
Você está vivendo uma fase muito especial na sua vida: a adolescência. Momento em que seu corpo e sua cabeça estão passando por muitas mudanças. O corpo começa a mudar e vão surgindo dúvidas, vontades e ansiedades.
Nessa época tudo é vivido intensamente e tudo muda muito rápido. O adolescente varia suas ideias, opiniões, comportamentos, humor de forma muito rápida, como se estivesse mudando de roupa.
Na ânsia de viver, de experimentar o mundo, acaba-se iniciando as relações sexuais obedecendo apenas ao desejo, sem pensar no sexo responsável e seguro, o que pode resultar em gravidez indesejada ou doenças.
O que fazer então?
Quando a gravidez não é planejada, pode trazer complicações para você, seu namorado, sua família e seu filho. Pense bem: Será que uma gravidez me fará abandonar a escola? Quem cuidará do meu filho? Você terá dificuldade em sustentar seu filho?
Você terá que trabalhar, entre outras responsabilidades? O seu namorado deseja esta criança? Quando você tem relação sexual desprotegida você tem pensado no que pode acontecer?
Qualquer menina pode engravidar até mesmo na primeira relação sexual.
			Saiba que...
Gravidez na adolescência não é brincadeira...
Métodos Contraceptivos
Existem várias formas de prevenção da gravidez através de métodos contraceptivos. O mais comum é a pílula anticoncepcional e o preservativo. Os postos de saúde podem lhe oferecer informação e suporte a respeito desses métodos.
DSTs
DST é a sigla que engloba as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Elas podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias.
Elas causam alterações nos genitais bem como outros sintomas físicos e precisam ser diagnosticadas e tratadas por um médico.
Se você teve relação sexual desprotegida, procure o posto de saúde da sua cidade para realizar uma consulta e fazer exames necessários.
Dados Importantes
Cinco adolescentes são contaminados a cada minuto pelo vírus HIV no mundo.
Os jovens entre 13 e 24 anos representam mais de 12,5% dos casos de Aids já registrados no Brasil.
A escola é o melhor espaço para se falar em educação sexual e aprender a se cuidar.
Portanto...
Use camisinha EM TODA relação sexual: Vaginal, Oral, Anal, pois dessa forma você estará protegido de qualquer doença ou possibilidade de gravidez.
 
 
 FIM!

Continue navegando