Buscar

As consequêcias dos desastres ambientais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLO:
	
UNINABUCO (UNINASSAU - MACEIÓ)
		DATA:
	20/02/21
	INSCRIÇÃO:
	
	 NOME:
	
	MODALIDADE: EAD
	 CURSO:
	NUTRIÇÃO
	TURNO:
REDAÇÃO
CONSEQUÊNCIAS DOS DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL
Segundo a resolução de Conama N° 001 de Rio de Janeiro de 1986, define impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causado por qualquer forma de matéria ou energia resultante que direta ou indiretamente afetam a segurança, a saúde, o bem-estar as atividades sociais e econômica, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. Partindo dessa definição, pode-se dizer que qualquer atividade que o homem exerça sobre o ambiente, provocará impactos ambientais.
 No Brasil ao longo de 20 anos os impactos ambientais negativos ganharam destaques, entre eles, acidentes com produtos radioativos, incêndios de larga escala, derramamento de óleo, rompimento de barragens. A consequência desses acontecimentos foram mortes de pessoas e animais, destruição de ecossistemas, contaminação da água, impacto na economia.
Em 1978 aconteceu um acidente ambiental gravíssimo com elemento químico, o Césio-137. Dois catadores de ferro-velho foram contaminados com um aparelho de radioterapia em uma clínica desativada esse equipamento provocou a morte de 4 pessoas e outras 100 mil foram monitoras. Em 2000 outros desastres ambientais ocorridos no Brasil, trouxeram consequências graves ao ambiente, o derramamento de óleo na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro e o vazamento de óleo nos rios Barigui e Iguaçu acarretaram a morte de peixes e tartarugas marinhas e também a morte de animais mamíferos como antas e capivaras. Em 2015 e 2019 no estado de Minas Gerais aconteceu o rompimento de duas barragens que causaram a contaminação de rios e afluentes, destruiu a fauna e a flora, pessoas ficaram desabrigadas, afetou o turismo e a economia local.
Portanto é válido salientar que os desastres ambientais também acarretam aumento de doenças na população e em outros seres vivos mudanças climáticas sérias. As consequências dos desastres ambientais, provocados ou não pelo homem e independente da causa, deixam marcas na população brasileira e compromete severamente o equilíbrio dos ecossistemas e do clima. Por isso a conscientização e o entendimento de que minimizar o impacto ambiental é importante para a qualidade de vida.

Outros materiais