Buscar

Resumo sobre Imunoglobulinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo sobre Imunoglobulinas (Anticorpos)
São estruturas compostas por proteínas encontradas no plasma sanguíneo. Elas atuam geralmente contra organismos invasores do corpo, por exemplo, bactérias, vírus, parasitas...
Sua principal função é a defender o organismo, atuando diretamente contra os invasores que podem causar infecções e doenças. Então, eles tentam neutralizar as toxinas dos microrganismos extracelulares.
Produção e Ação
As Imunoglobulinas são produzidas e secretadas por um glóbulo branco específico, o linfócito B (plasmócitos).
Logo que, essas células reconhecem o antígeno que ameaça o nosso corpo, elas produzem as imunoglobulinas especificas para atacar o agente invasor.
Impedindo, dessa forma, a multiplicação do agente invasor, resultando na inibição das toxinas liberadas por aquele microrganismo, colaborando assim, com o sistema imunológico.
A esses agentes invasores chamamos de antígenos, pois eles causam diversos problemas de saúde. Geralmente, são bactérias, fungos, vírus...
A estrutura das Imunoglobulinas é formada por quatro cadeias polipeptídicas compostas por aminoácidos. Duas delas são maiores e mais pesadas (P) e duas são menores e mais leves (L). Essas cadeias são conectadas por pontes de dissulfetos.
Há 5 isotipos de Imunoglobulinas, as quais variam segundo a função e o tipo de cadeia que apresentam:
· IgG (Imunoglobulina G):  A IgG está presente na linfa e no sangue e divide-se em subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. É de grande importância nos processos inflamatórios. Por agir neutralizando as toxinas lançadas pelos agentes externos. Esta Imunoglobulina, é a única que atravessa a placenta.
· IgE (Imunoglobulina E): Está presente no soro sanguíneo, e é encontrada na superfície dos basófilos e mastócitos. Atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. 
· IgD (Imunoglobulina D):  Encontrada no sangue. Tem como função a ativação de células que protegem o organismo.
· IgM (Imunoglobulina M): Detectada no meio intravascular, essa Imunoglobulina age como receptora dos antígenos. Então, quando apresentamos altos níveis de IgM, é sinal de infecção recente. Por ser muito grande, ela não atravessa a placenta.
· IgA (Imunoglobulina A): Encontrada nas secreções do corpo, como, lágrimas, saliva, suor, suco gástrico etc. Ela atua nos protegendo através das mucosas. Assim, ela evita que o agente invasor penetre nosso epitélio. Esse tipo de Imunoglobulina está subdivido em duas classes: IgA1 e IgA2.

Outros materiais