Buscar

RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DO FUTEBOL

Prévia do material em texto

O material analisado relata de maneira descritiva a história do futebol no âmbito internacional e nacional, bem como os processos que contribuíram para a evolução do esporte por meio da criação de clubes, campeonatos; instituições oficiais e regras que lapidaram a prática esportiva ao longo das décadas. Ademais, também são abordadas questões como: o racismo e a desvalorização do futebol feminino.
A priori, o futebol surgiu mediante um ato patriota, ou seja, para celebrar o momento em que os dinamarqueses foram expulsos da Inglaterra, os soldados ingleses chutaram uma bola de couro que representava a cabeça dos inimigos. Tal situação passou a ser comemorada anualmente, porém, muito diferente da forma como vemos nos campos hoje em dia, já que não havia regras, o jogo era muito violento e à época considerado impróprio para a classe alta, sendo praticado, normalmente, pelos alunos das escolas públicas.
As primeiras regras surgiram em 1830, mas variavam dependendo da escola que sediava o jogo, portanto, em 1848 foi criado um código comum para o futebol, que determinava as regras da partida, independente do colégio onde era disputada. Aos poucos, o esporte deixou de ser praticado apenas nas escolas, e com a criação da Football Association (FA) as regras foram oficializadas. Posteriormente, campeonatos também tomaram uma dimensão maior. A FIFA, criada em 1904, organizou a primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai. Assim, o mundial passou a ocorrer a cada quatro anos, sendo suspendido durante o período da Segunda Guerra Mndial.
Já no Brasil, Charles Miller foi o responsável por difundir a prática do esporte em 1894, depois disso, foram surgindo as primeiras associações atléticas que favoreceram a massificação do futebol, fazendo deste o esporte mais praticado no país. Assim, com a criação da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em 1916 o futebol nacional adquiriu o caráter profissional, já em 1979 surge a CBF (Confederação Brasileira do Futebol), entidade responsável apenas pelo desenvolvimento do futebol brasileiro. Em território potiguar, os pioneiros na prática futebolística foram Fabrício e Fernando Pedroza em 1903. Entretanto, somente coma chegada de Alberto Roselli, as regras oficiais foram aplicadas. Entre os times potiguares, destacam-se o: ABC e o América Mineiro.
Vale salientar que a seleção brasileira (criada em 1914) foi a única a participar de todas as edições da Copa do Mundo, tendo conquistado até hoje 5 títulos nesse campeonato (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Jogadores como: Pelé; Romário; Bebeto e Ronaldo são alguns dos mais conhecidos pelos amantes do esporte. Além disso, entre 1958 e 1970 a Seleção Brasileira viveu a “Era de Ouro” devido aos resultados obtidos no mundial e ao estilo de jogar único e irreverente.
A Seleção Brasileira feminina também tem uma boa avaliação no ranking da FIFA, apesar de não ter ganhado ainda uma Copa do Mundo. Um dos maiores nomes do futebol feminino é a jogadora Marta, sendo a maior artilheira do futebol nacional. É importante citar que as mulheres sempre sofreram repressão consoante ao futebol, sendo proibida a prática em 1964, durante a Ditadura Militar (tal decisão foi revogada em 1979) e somente em 1996 a categoria foi incluída nas Olímpiadas. A título de curiosidade, a seleção dos Estados Unidos se consagra com uma das maiores no cenário mundial. 
Portanto, apesar do preconceito e racismo presentes desde o surgimento desse esporte, tendo obstáculos para obter inclusive a profissionalização, o futebol se consagra como a paixão nacional (ainda apresentando episódios dos problemas citados inicialmente). Pelé foi importante para atenuar tais questões, servindo também de ícone para os demais na tentativa de sair da pobreza por meio do talento nos campos.

Continue navegando